Você está usando um navegador que não é suportado pelo Tiny. Saiba mais

Gestão de produtos descomplicada

Garanta mais agilidade e assertividade na hora de cadastrar e gerir os produtos do seu negócio com o Tiny. Assim, você traz mais eficiência para a sua rotina de operações e impulsiona os resultados da sua empresa com maior organização e praticidade de uso.

Conheça o cadastro de produtos descomplicado do Tiny e transforme o seu negócio com o melhor ERP do mercado.

Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp

Entenda a importância de um cadastro de produtos eficiente e como o Tiny otimiza o seu negócio

Cadastrar produtos, atualizar o catálogo, alterar preços, criar kits e uma série de outras ações compõem a rotina de gestão de mercadorias, seja no varejo ou no atacado.

Simplificar esses processos através de um sistema desenvolvido para a melhor performance do seu negócio significa trazer mais assertividade e eficiência para a sua operação.

Com o Tiny, você usa o cadastro completo de produtos para criar anúncios em diversos canais de venda, emite notas fiscais sem complicação e ainda tem facilidade para controlar os estoques.

5 vantagens do cadastro de produtos do Tiny para o seu dia a dia

Criar anúncios nunca foi tão simples

  • Crie anúncios personalizados por canal de vendas com o gerenciamento de produto

  • Cadastre itens à venda de forma simples e prática na plataforma

  • Ajuste as condições de anúncio e escolha os canais de venda facilmente

  • Acompanhe resultados da sua estratégia com Tiny

Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp

Definição e atualização de preços fácil

  • Gerencie preços de produtos com facilidade pelo Tiny, sem distinção entre regulares ou especiais

  • Tiny cadastra produtos e insere valor automaticamente em notas fiscais, PDV e canais de venda

  • Gerencie preços de produtos em várias plataformas de venda com praticidade e economia

  • Atualize preços de produtos de forma integrada e prática pelo Tiny

Demonstrativo da ferramenta Tiny erp

O bip que agiliza sua rotina

  • O código de barras auxilia na eficiência do negócio: consulte, lance pedidos e finalize compras

  • Evite a digitação manual e permita o rastreamento preciso de produtos

  • Tiny oferece suporte completo à leitura de códigos de barras, minimizando erros e economizando tempo

  • Com Tiny, tenha mais controle e praticidade sobre o processo de venda no dia a dia do seu negócio

Demonstrativo da ferramenta Tiny erp

Melhor gestão financeira

  • O cadastro eficiente de produtos permite um controle preciso de finanças

  • Gerencie dados de produtos com eficácia para uma visão completa das operações

  • Tiny oferece relatórios detalhados que identificam oportunidades estratégicas de melhoria

  • Gestão financeira assertiva com Tiny: reduza custos, aumente margem de lucro e identifique oportunidades

Demonstrativo da ferramenta Tiny erp

Controle de estoque sempre em dia

  • O cadastro de produtos em Tiny permite controle preciso de estoque

  • Tenha um sistema que simplifica o processo de gerenciamento de estoque

  • Tiny oferece informações em tempo real sobre estoque e outros dados importantes para decisões rápidas e informadas

  • Controle as entradas e saídas de produtos, permitindo uma visão precisa do estoque atual

Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp

Como cadastrar produtos no Tiny

Uma estrutura desenvolvida para trazer mais eficiência à gestão de produtos faz toda a diferença na gestão do seu negócio.

Descrição do produto

A descrição é o título do produto cadastrado. Sua função é identificar o item no sistema, podendo ser enviada aos canais de venda quando os anúncios forem criados, seja um e-commerce próprio ou marketplace.

Além disso, o Tiny permite variações na descrição de um mesmo produto a depender do canal. Assim, é possível adotar diferentes estratégias de divulgação em sua loja virtual e em um marketplace, por exemplo.

Código SKU

O SKU é um código criado para facilitar a identificação individual de produtos, sendo uma maneira simples e eficiente de evitar confusão entre itens com a mesma descrição.

Com o Tiny, você mesmo pode escolher o código que será a referência para cada produto cadastrado e estabelecer a lógica a ser seguida para os próximos cadastros.

Origem do produto

A informação de origem dos produtos é necessária para emissão de notas fiscais. No Tiny, você pode registrar a informação diretamente no cadastro dos produtos para maior agilidade.

Código de barras

Composto por 13 dígitos, os códigos GTIN/EAN compõem o código de barras do seu produto. São utilizados como uma representação de um produto. Eles facilitam a identificação de um determinado item através de um leitor de código de barras.

Código CEST

Formado por 7 dígitos, o CEST é o Código Especificador da Substituição Tributária, responsável por separar dentro de um mesmo NCM os produtos que têm, ou não, substituição tributária de ICMS.

No controle de produtos do Tiny, esse campo deve ser preenchido apenas nos produtos que possuem substituição tributária, portanto peça ajuda ao seu contador para saber em quais produtos a informação deverá ser preenchida.

Unidade de medida, dimensões e peso

Informações úteis para armazenamento no estoque, logística e cotações de fretes. O Tiny permite o detalhamento dos produtos com dados de unidade de medida do produto, peso e dimensões, podendo constar tanto dados do produto em si quanto de sua embalagem.

Categoria

A categoria se refere ao grupo de produtos que o item se enquadra. Com as categorias dos produtos criadas em sua conta Tiny, basta selecionar a opção correspondente para rotular o item e otimizar a sua organização.

As categorias podem ser importadas do e-commerce ou enviadas para sua loja virtual. Assim, os produtos ficam agrupados da forma correta na página, facilitando a jornada de compra dos seus consumidores.

Imagens e anexos

Você pode armazenar os arquivos das imagens e anexos no Tiny ou então apenas informar suas URLs, caso estejam hospedados em outro lugar.

Lembre-se de produzir um bom material para a divulgação do seu produto. Assim, seus anúncios se tornarão mais atrativos e terão uma adesão maior junto ao seu público.

Atributos do produto

Os atributos são informações que você pode acrescentar ao seu produto para fornecer mais detalhes ao comprador, como o tipo de tecido de uma roupa, indicações de uso e etc.

Dessa forma, com mais argumentos sobre a composição e qualidade do seu produto, suas chances de vendas são potencializadas.

Informações complementares

A gama de recursos para o sistema de cadastro de produtos do Tiny é extensa e reserva atenção dedicada a cada ponto de necessidade dos usuários. Entre as opção de preenchimento, ainda se pode contar com:

  • Campos de SEO
  • Custos do produto
  • Marca
  • Códigos de fabricantes
  • Unidade por caixa
  • Linha do produto
  • Garantia
Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp Demonstrativo da ferramenta Tiny erp

Quais são os tipos de cadastro de produtos?

Com diferentes tipos de cadastro, o processo se torna muito mais eficiente, pois você conta com uma estrutura desenhada para otimizar o seu tempo.

Produto simples

Tipo mais comum de cadastro no varejo, o registro de um produto simples se refere a uma mercadoria unitária, sem variação de modelo ou itens acompanhantes. São produtos como uma tesoura de jardinagem ou um fone de ouvido, por exemplo.

Produto com variação

Funcionalidade que facilita o cadastro de produtos, a opção com variação torna mais ágil o processo e organiza a estrutura do catálogo de uma forma intuitiva e eficiente.

Com o Tiny, seus produtos com diferentes tamanhos, cores e voltagens têm um cadastro mais prático. Isso porque, em vez de realizar vários cadastros, sendo um para cada variação, você pode cadastrar um único produto no sistema e depois apenas informar as variações do produto.

Em um exemplo prático, imagine que você comercialize sapatos. Além da grande variedade de numeração, existem diferentes cores e detalhes para um mesmo modelo. Você registra apenas o modelo do sapato e, a partir disso, lança a quantidade de cada variação — centralizado, prático e organizado!

Kit de produtos

Compor um kit de produtos sem uma estrutura dedicada em seu sistema de gestão pode bagunçar o controle do seu estoque. Isso porque seria necessário dar baixa em cada produto sempre que vender um kit — bastante trabalhoso, certo?

Pensando nisso, o Tiny simplifica a sua rotina permitindo a criação de kits a partir dos produtos cadastrados no sistema. Basta selecionar as mercadorias, definir se há um preço promocional para o kit e aplicar sua estratégia de vendas.

Na prática, imagine que você está à frente de um negócio de esportes. Com o recurso de montagem de kits, você pode definir um preço especial para a compra de uma raquete de tênis acompanhada de 3 bolas de forma muito prática. E o melhor: após cada venda, seu estoque permanece atualizado, dando baixa nos estoques de cada produto que compõe o kit e atualizando os anúncios nos canais de venda.

Matéria-Prima

Desenvolvido para o setor industrial e de manufatura, o cadastro de matérias-primas para a fabricação de produtos funciona como um controle muito eficiente para a rotina.

A partir do cadastro de uma matéria-prima, o Tiny auxilia no controle de estoque da sua produção, para que não haja rupturas ao longo da fabricação por falta de insumos. Dessa forma, seu estoque permanece sempre abastecido e à disposição das necessidades produtivas da sua empresa.

Produto fabricado

Também voltado às indústrias e manufaturas, o cadastro de produtos fabricados complementa o registro das matérias-primas. Assim, você conta com a visibilidade das etapas da sua produção, prevê rupturas de estoque e muito mais para otimizar a gestão do dia a dia de operação do seu negócio.

Conheça mais recursos do Tiny

O que é ERP?

Entenda como funciona um ERP e automatize a gestão da sua empresa

saiba mais

Emissão de notas fiscais

Descomplique de vez a emissão de notas fiscais e automatize todo o processo

saiba mais

Cadastro de produtos

O processo prático e intuitivo que simplifica sua gestão de produtos

saiba mais

PDV

Simplifique sua rotina de vendas em sua loja física com mais eficiência e assertividade

saiba mais

Google Shopping

Sua vitrine virtual integrada ao seu catálogo de produtos do Tiny

saiba mais

Gestão de Pedidos

Conte com importação e atualização automática dos pedidos dos seus canais de venda

saiba mais

Perguntas Frequentes

O que é cadastro de produtos?

O cadastro de produtos é o registro no sistema dos itens comercializados por uma empresa.


Por que um cadastro de produtos completo é importante?

Para maior controle e organização tanto do seu estoque quanto do seu catálogo de itens disponíveis, o cadastro de produtos é fundamental, trazendo eficiência e assertividade para a gestão do seu negócio.

No Tiny, o cadastro é completo e detalhado, facilitando o dia a dia operacional e trazendo mais precisão para dados de análise de estoque e muito mais. Com todos os itens vendidos pela empresa corretamente cadastrados, fica mais fácil criar anúncios em uma loja virtual ou marketplace, além de evitar problemas na hora de emitir notas fiscais.


O que são produtos com variação?

Os produtos com variação correspondem às opções disponíveis de um mesmo produto, como cor, tamanho e voltagem. Ficam disponíveis ao definir o tipo “com variação” na aba dados gerais do Tiny.

Sua função é otimizar o cadastro, evitando a necessidade do lançamento de vários produtos simples em função de características que não impactam no modelo ou preço do item.


O que é SKU?

SKU é a sigla para os termos em inglês “Stock Keeping Unit”, que em português significa Unidade de Manutenção de Estoque. Trata-se de um código identificador para cada item do estoque.


É possível importar planilhas de produtos para o Tiny?

Sim. O Tiny permite tanto a importação quanto a exportação de planilhas de produtos para maior comodidade dos usuários, agilizando o processo de migração para a plataforma de gestão.


Existe limite para quantidade de cadastros de produtos no Tiny?

Não há um limite fixo para o número de produtos cadastrados no sistema. Contudo, cada plano dispõe de um espaço de armazenamento para o banco de dados.

Caso o usuário atinja o limite de armazenamento do plano contratado, é possível realizar o backup dos dados para liberar espaço no sistema. Além disso, um plano com maior capacidade pode ser contratado, assim como adicionais de memória.


O que é NCM e por que ele é importante no cadastro dos produtos?

NCM é uma sigla que significa “Nomenclatura Comum do Mercosul”. Trata-se de uma convenção de categorização de mercadorias adotada desde 1995 por Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Seu código é composto por 8 dígitos e representa uma obrigação legal para a emissão de notas fiscais no Brasil, sendo fundamental para a fixação dos tributos nas operações comerciais do exterior e de produtos industrializados. Além disso, o registro também tem efeitos em questões aduaneiras e de defesa comercial entre os países envolvidos.


A partir do cadastro de produtos é possível controlar os estoques?

Sim. O Tiny oferece integração total entre os módulos, simplificando e otimizando sua gestão de estoque, trazendo previsibilidade e assertividade à sua operação a partir do cadastro completo de produtos.


É possível enviar os produtos cadastrados no Tiny para a loja virtual própria e marketplaces?

Sim. O Tiny permite a comunicação com marketplaces e lojas virtuais para a utilização das informações lançadas no registro do sistema. Dessa forma, seu tempo é otimizado com o aproveitamento de um único registro.

Vale destacar que o Tiny permite variações na descrição, preços e condições de um mesmo produto conforme o canal. Assim, é possível adotar diferentes estratégias de divulgação em sua loja virtual e em um marketplace, por exemplo.


O que é GTIN e qual sua importância?

GTIN é uma sigla para os termos em inglês Global Trade Item Number, traduzido em português para Número Global do Item Comercial.

Assim como o SKU, trata-se de um identificador para um item comercial, porém em escala global. Sua apresentação costuma vir acompanhada do EAN-13, popularmente conhecido como código de barras. Juntos, os identificadores operam no registro seguro dos itens de um negócio e dão conta da organização e procedência de artigos comerciais.


Como fazer a otimização do cadastro de produtos?

A otimização do cadastro de produtos pode ser feita seguindo algumas boas práticas. Em primeiro lugar, é importante preencher todas as informações necessárias ao cadastrar um novo produto, como nome, descrição, código, preço de venda, estoque inicial, categoria, imagem, etc. Além disso, você pode utilizar códigos de barras para facilitar a identificação e controle de estoque dos produtos.

Outra dica importante é configurar as regras de tributação do produto. Isso inclui definir a alíquota de impostos, bem como os códigos fiscais e a categoria tributária correspondente. Isso mantém a ordem fiscal do seu negócio e garante que o preço de venda do produto seja calculado corretamente.

Por fim, é possível otimizar ainda mais o cadastro de produtos no Tiny ERP usando recursos avançados, como a importação em massa de produtos, as integrações com marketplaces para atualizar automaticamente os dados dos produtos e a configuração de regras de desconto para incentivar a venda de determinados produtos.


Qual é a importância da tecnologia para realizar o cadastro de produtos?

A tecnologia é essencial para realizar o cadastro de produtos de forma eficiente, precisa e segura. Com a ajuda de um ERP é possível automatizar todo o processo de cadastro, eliminando erros de digitação e omissão de informações, além de torná-lo mais ágil e padronizado. Dessa forma, é possível cadastrar novos produtos de forma simples, inserindo todas as informações necessárias em campos padronizados, facilitando o trabalho de gestores e colaboradores.

Além disso, a tecnologia ajuda a garantir a integridade e segurança dos dados cadastrados, permitindo que sejam armazenados de forma organizada e protegidos contra perdas, roubos ou acessos indevidos. Isso é especialmente importante para empresas que trabalham com grande volume de informações e precisam garantir a confidencialidade de dados sensíveis, como preços, margens de lucro, dados de clientes, entre outros.


A solução ideal para o seu negócio está no Tiny

criar conta grátis