Inspire-se com as histórias de quem impulsionou os resultados com o melhor ERP do mercado
Fotolux
foto e vídeo
cliente Tiny desde 2020
A Fotolux organiza seu dia a dia de vendas na Shopee com o Tiny. Veja como eles utilizam os recursos para ter uma rotina eficiente.
conheça a históriaA Fotolux é uma empresa especializada em equipamentos para fotografia e vídeo, como iluminação, softbox, tripé, bolsas e mochilas. A marca surgiu em 2010, a partir de um hobby de Thiago Falchetti Dos Santos, um apaixonado por fotografia. O projeto se tornou loja virtual em 2013 para oferecer diversificação e produtos de qualidade ao mercado.
Conversamos com o Thiago, proprietário da Fotolux, sobre a história da empresa, como é seu ecossistema de vendas e sobre a utilização do Tiny para otimizar a rotina. Acompanhe essa trajetória e leve insights para o seu negócio.
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“Nosso propósito como empresa sempre foi agregar uma melhoria na vida das pessoas, uma vez que nossos produtos estão diretamente conectados à sua profissionalização. Quando vendemos, sabemos que nosso produto está fazendo parte do progresso da pessoa e do seu negócio.”
Thiago, da Fotolux
A loja física da Fotolux foi inaugurada em 2015. O objetivo foi atuar em omnichannel desde o início da operação. Dessa forma, a integração com os diferentes canais de venda busca oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor.
A empresa também comercializa seus produtos por meio de marketplaces. Ao longo dos anos, Thiago conta que foi incluindo os canais de venda conforme a necessidade. Hoje, anuncia no Mercado Livre, Amazon, Magalu, B2W e na Shopee.
Thiago conheceu a Shopee através de comerciais na TV e Internet. Aos poucos, ele passou a acompanhar os relatos dos sellers em grupos de mensagem, onde falavam que o marketplace era sério e estava dando bastante retorno.
"Optamos em vender na Shopee devido à grande repercussão que este player trouxe ao mercado, com grandes promoções e bastante tráfego, o que nos gerou boas vendas. Hoje ele é o nosso 3º maior canal de venda."
Thiago, da Fotolux
Ele também comentou que, devido às menores comissões ao ser comparado com alguns marketplaces concorrentes, a empresa consegue praticar preços mais baixos, potencializando as vendas na Shopee. Thiago acredita que o canal tende a crescer muito, podendo trazer grandes vendedores e marcas para anunciarem, fazendo com a Shopee se destaque entre os três maiores marketplaces do país.
Um dos elogios do Thiago foi quanto ao atendimento da Shopee. Ele comentou que é melhor que a maioria dos canais de venda concorrentes, e sempre que precisaram de atendimento, obtiveram cordialidade e agilidade vinda da equipe da Shopee.
"Nenhum dos sistemas que utilizamos na época estava integrado ao marketplace, até que o Tiny veio na vanguarda e fez a integração. Logo que foi disponibilizada, configuramos no Tiny, e em alguns minutos todo nosso catálogo estava publicado na Shopee. Poucas horas depois, começaram a entrar as primeiras vendas, tudo gerenciado pelo Tiny. A integração funciona muito bem e nos dá agilidade no dia a dia da operação.”
Thiago, da Fotolux
Devido ao aumento das vendas com a diversidade de canais, a necessidade de organizar a operação ficou evidente e logo a Fotolux passou a operar com o Tiny, controlando a loja física, virtual e os marketplaces. Você pode conhecer as rotinas mais utilizadas no dia a dia da empresa a seguir.
A Fotolux chegou no Tiny em setembro de 2020, ao migrar de outro ERP. “A gente precisava focar em processos, e essa foi a melhor decisão que a gente tomou. Acertamos e ficamos muito felizes com a mudança. A comunicação com as pessoas do Tiny também é melhor, o que é bom no momento que tenho dúvidas. Faz toda a diferença ter um atendimento humanizado, e não em manada, onde cada cliente é apenas mais um cliente”, ressalta.
A equipe da Fotolux é composta por 7 pessoas, e cada uma delas utiliza recursos do Tiny conforme suas funções e necessidades. Dessa forma, todo o trabalho fica centralizado, o que organiza a rotina da empresa. “Não me arrependo um minuto por ter feito esta troca de ERP. A equipe está muito satisfeita com o sistema e com a busca incessante pela melhoria que o Tiny tem”, comenta Thiago.
Entre os recursos mais utilizados, Thiago destaca alguns que fazem a diferença no dia a dia.
O processo de faturamento engloba desde o recebimento de pedidos dos canais de venda até as etapas de despacho das mercadorias para os clientes. Para facilitar, a Fotolux conectou a plataforma Tray e todos os marketplaces no Tiny. Assim, a gestão das vendas é mais organizada.
Para deixar a rotina das notas fiscais mais ágil, a empresa utiliza o recurso de geração automática de notas fiscais no Tiny. Dessa forma, quando um pedido estiver com a situação “Aprovado” no Tiny, a nota fiscal é automaticamente gerada. Depois, é possível autorizá-las de uma só vez. “Esse recurso nos dá celeridade no processo de embalagem e expedição, pois esta era uma das etapas que mais nos custava tempo”, comenta.
Com a separação e a expedição do Tiny, fica mais fácil separar os produtos corretamente e o processo de envio dos pedidos se torna mais ágil. A Fotolux utiliza estes módulos e percebe a eficiência que eles trazem para a operação.
A empresa conectou diversas soluções logísticas para facilitar o processo de expedição. Entre eles estão os Correios, Total Express e Mercado Envios. Para estes e para todos os outros canais a empresa utiliza o PrintNode, deixando a operação mais ágil, com menos erros e clientes mais satisfeitos.
O PrintNode é um gerenciador de impressões remotas. Com esse recurso, o usuário do Tiny consegue realizar impressão utilizando impressoras que não estão instaladas em sua rede local. Ele agiliza os processos de impressão e automatiza a impressão da DANFE e das etiquetas de envio na separação de produtos.
“Com a opção do PrintNode, que permite a impressão da nota fiscal e da etiqueta em sequência, e com a bipagem dos códigos de barras, os erros de expedição caíram a praticamente zero.”
Thiago, da Fotolux
Ter um estoque controlado é fundamental para evitar problemas. Com isso, há mais segurança na hora das compras, pois o responsável sabe a quantidade de itens que tem em estoque, e também nas vendas, evitando vender o mesmo produto duas vezes.
A Fotolux controla os seus estoques diariamente, através de uma contagem manual. Isso é importante, pois os estoques no Tiny são refletidos em todos os canais de venda da empresa. Isso também acontece na hora de incluir uma nota fiscal de entrada ou efetuar uma venda. Os estoques são atualizados para que estejam sempre certos.
“A principal vantagem é a confiabilidade de inventário. Podemos trabalhar com um estoque menor, pois o Tiny controla perfeitamente o estoque dos anúncios nos diversos canais de venda.”
Thiago, da Fotolux
Quem possui loja física pode contar com o módulo de PDV do Tiny, que permite a inclusão de vendas rápidas. Entre as funcionalidades disponíveis, está a abertura e fechamento de caixa, reforço e sangria, inclusão de produtos por SKU e código de barras, Nota Fiscal do Consumidor, aplicação de desconto e devolução em dinheiro ou vale-troca.
Na loja física da Fotolux, o PDV auxilia no fechamento da venda, reduzindo assim o tempo de atendimento e garantindo mais assertividade no processo.
A saúde financeira de uma empresa também é importante, e com o Tiny você pode controlar as finanças através das contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, balancete e DRE. Basta nutrir o sistema com todas as informações financeiras para gerar relatórios precisos e que ajudam na tomada de decisão.
“Ficou mais claro para trabalhar com o financeiro do Tiny, pois o módulo é prático e ágil”, conta Thiago. Na Fotolux, é utilizado o módulo de contas a pagar e a receber para que as contas fiquem reunidas em um só lugar, facilitando qualquer análise.
Contar com um sistema ERP faz todo o sentido para que a operação da Fotolux seja precisa e eficiente. “O custo do Tiny em relação a tudo que oferece, é muito bom”, afirma Thiago.
O uso do Tiny proporcionou grandes melhorias para a Fotolux, e estamos muito felizes por termos contado sua história. Esperamos que ela possa inspirar muitos negócios, sejam eles online ou físicos.
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