Fechar
esqueci a minha senha
criar uma conta

Primeiros passos



A filosofia do Tiny baseia-se no conceito de setup zero, ou seja, você se inscreve e já sai usando, entretanto, algumas configurações iniciais podem ser interessantes.

Assistente de configuração inicial

Ao acessar o Tiny pela primeira vez são feitas algumas perguntas sobre a empresa, com o intuito de ajustar o Tiny ao seu tipo de negócio: comércio, serviços, etc.

Configuracao inicial

Neste momento também é criada uma Natureza de Operação padrão para venda com base nestas respostas.

Caso você tenha pulado este passo, essa opção continuará disponível em Início → Configurações Iniciais.

Logotipo e dados da empresa

Customize o Tiny inserindo o seu logotipo. O mesmo irá aparecer na tela inicial e em todos os seus documentos impressos.

Logo

Ir para logotipo e dados da empresa

Certificado digital

Se você pretende emitir notas fiscais com o Tiny, é interessante já configurar o seu certificado digital.

Se for do tipo arquivo (A1), basta fazer o upload do seu certificado para um servidor seguro do Tiny, na nuvem, e você poderá emitir notas de qualquer computador, sem necessidade de configuração adicional.

Se você possui certificado em cartão ou token (A3), você precisará instalar um aplicativo (Tiny NFe), para que o Tiny se comunique com o seu certificado

Obtenha mais informações sobre como configurar seu certificado no tópico certificado_digital

Extensões do Tiny

Amplie as funcionalidades do Tiny instalando extensões conforme as suas necessidades. Muitas extensões são grátis e as extensões pagas são acrescidas a sua mensalidade do Tiny.

Extensoes

Ir para extensões

No Tiny, todos os os dados de tributação necessários para fazer os cálculos automáticos de uma Nota Fiscal são configurados dentro da Natureza de Operação, desde as alíquotas de cada imposto, bem como os respectivos códigos fiscais (CFOP) de cada regra tributária.

Naturezas de Operação

Uma Natureza de Operação representa a operação de maior relevância em uma nota fiscal. Exemplo: Venda de mercadorias, Remessa para conserto, etc...

Ao iniciar o Tiny, após ter respondido as perguntas de configuração inicial, duas Naturezas de Operação são configuradas automaticamente, conforme as respostas fornecidas. Por padrão são configuradas as naturezas: Venda de Mercadorias e Compra de Mercadorias.

Se você precisar de configurações mais avançadas, acesse o cadastro de Naturezas de Operação para configurar novas regras de tributação de ICMS, IPI,... ou para criar outras Naturezas para diferentes situações tributárias, exemplo: devolução, simples remessa, etc...

Natureza de operacao

Cada natureza pode ter diferentes regras de tributação, para comportar cálculos diferenciados para qualquer combinação de produto e destino. Exemplo: Venda do produtos com o NCM 0102.10.10 para SP e MG deve ser isenta.

Ir para naturezas de operação

Para que o controle de estoque seja realizado, primeiramente é necessário inserir os produtos no Tiny, cadastrando os produtos manualmente, importando uma planilha de produtos ou sincronizando os produtos do e-commerce

Fluxo de estoque

Estoque

O estoque mantém o registro de todas as transações de entrada e saída de produtos. Desta forma, além de poder acompanhar o saldo de cada produto, também é possível rastrear toda a movimentação de um item ao longo do tempo.

Obtenha mais informações no tópico estoque

Ordens de compra

As Ordens de Compra tem por função formalizar compras com fornecedores. As ordens de compra permitem registrar todas as compras que estão por chegar, permitindo assim um melhor acompanhamento do estoque e do fluxo de caixa.

Obtenha mais informações no tópico ordens de compra

Notas de entrada

As Notas Fiscais de Entrada são o registro fiscal de todas as entradas de mercadorias.

O Tiny permite que as notas sejam incluídas através da importação dos arquivos XML dos fornecedores.

Após receber uma nota de entrada é possível atualizar o estoque dos produtos e alimentar o contas a pagar conforme as faturas constantes na nota.

Obtenha mais informações no tópico notas de entrada

Um fluxo de vendas pode ter vários formatos, dependendo da realidade de cada empresa.

Para uma empresa de e-commerce, a venda entra no Tiny quando um pedido é aprovado na loja virtual

Para uma empresa de venda direta ao cliente, inicia-se uma prospecção no CRM, envia-se uma proposta e assim que confirma gera-se um pedido de venda

Fluxo de vendas

CRM

O módulo de CRM (Customer Relationship Managment) permite a gestão do relacionamento com os clientes.

Através do CRM é possível acompanhar um assunto ou negociação com um cliente, desde o início, até a sua conclusão (funil), inserindo ações agendadas para a negociação, anotações ou propostas.

Funil de Vendas

Obtenha mais informações no tópico CRM

Propostas comerciais

As propostas comerciais são responsáveis por emitir e gerenciar os orçamentos dos seus produtos com os clientes, transformando-os em pedidos de venda assim que negociação finalizar.

Obtenha mais informações no tópico propostas comerciais

Pedidos de venda

O pedido de venda é peça fundamental para o faturamento da empresa. Através dele serão previstas vendas e demandas de produtos, além de cadastrar diretamente no módulo de pedidos você pode importar os seus pedidos da loja virtual ou gerar a partir das propostas comerciais.

Obtenha mais informações no tópico pedidos

Os pedidos da sua loja virtual são importados para o Tiny de forma fácil e a partir desta etapa todo gerenciamento passa ser efetuado diretamente no TinyErp, centralizando as operações de vendas.

Fluxo de ecommerce

Saiba como integrar o Tiny com a sua plataforma de e-commerce na página da sua plataforma em plataformas de e-commerce

O módulo de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) tem a função de incluir, assinar e transmitir uma NF-e aos orgãos fiscais responsáveis, efetuando as devidas validações, recebendo autorização de uso dos documentos fiscais e imprimir as NF-es.

Fluxo de NFe

NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é o arquivo digital que substitui o nota fiscal impressa e as notas modelo 1 para as vendas de consumo ou revenda.

Obtenha mais informações no tópico nota fiscal

NFC-e

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é o arquivo digital que substitui o cupom fiscal e as notas modelo 2 para as vendas principalmente do varejo.

Da mesma forma que no módulo de NF-e, o Tiny faz as devidas validações na NFC-e, envia aos órgãos fiscais responsáveis e recebe autorização de uso do documento fiscal.

Aqui também é possível gerar contas a receber, lançar estoques e imprimir a NFC-e.

Obtenha mais informações no tópico nota fiscal do consumidor

O Tiny gera boletos de cobrança registrados e não registrados, para os principais bancos

Emissão de boletos

Bancos suportados para emissão de boletos

Emissao boletos

Configure sua conta bancária para emissão de boletos

Cobrança registrada

Através da integração bancária é possível enviar remessas e ler retornos dos principais bancos do mercado. Desta forma é possível enviar cobranças e fazer baixas das contas a receber de forma automática, sem retrabalho.

Fluxo de cobrança

Obtenha mais informações nos tópicos remessas bancárias e retornos bancárias

Na medida que as vendas são concretizadas, contas a receber são lançadas, e o mesmo acontece para as compras, no contas a pagar. Ao informar o recebimento ou pagamento destas contas, estas são baixadas e o valor recebido ou pago alimenta o Caixa.

Fluxo financeiro

Caixa

O caixa representam o que aconteceu, semelhante a contabilidade. O Caixa refere-se ao dinheiro disponível em espécie e o que está nas contas bancárias. Desta forma, todos os recebimentos e pagamentos tem como destino uma conta financeira. O caixa alimenta o Relatório de Balancete.

Obtenha mais informações no tópico caixa

Contas a receber e a pagar

As contas a receber e pagar representam o futuro, ou seja, podem se realizar. Quando uma conta for recebida ou paga ela irá creditar ou debitar uma conta de caixa ou bancária. O contas a receber e a pagar alimentam o Fluxo de Caixa.

Obtenha mais informações nos tópicos contas a receber e contas a pagar

Através do módulo de serviços é possível cadastrar contratos para cobranças recorrentes (Billing), registar serviços individuais (OS) e emitir notas fiscais de serviço (NFS-e)

Fluxo servicos

Contratos

Os contratos são gerados com o intuito de gerenciar serviços recorrentes que a empresa presta para o seu cliente e gerenciar suas cobranças. É possível gerar nota fiscal eletrônica de serviço, vincular um vendedor e inserir anexos.

Obtenha mais informações no tópico contratos

Cobranças

Para os serviços controlados através de contratos, a geração das cobranças permite a emissão de boletos bancários e demais ações para as contas a receber.

Obtenha mais informações no tópico cobranças

Ordens de serviço

As Ordens de Serviço podem ser utilizadas tanto na parte de controle de execução de serviços como também para controlar a mão de obra utilizada nos processos internos da sua empresa.

Obtenha mais informações no tópico ordens de serviço

Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)

As Notas de Serviço Eletrônicas (NFS-e) são geradas a partir das Ordens de Serviço, porém podem ser geradas diretamente no módulo de NFS-e.

O Tiny envia o Recibo Provisório de Serviços (RPS) para os sistemas da prefeitura homologada e recebe os retornos com autorização de uso do documento fiscal e demais validações.

Obtenha mais informações no tópico nota fiscal de serviço

Grátis por 30 dias em qualquer plano.

experimente agora