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Integração Tiny com a Rakuten EC

Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos.

Fluxo

Passo a passo

1

Entre nas configurações de e-commerce do Tiny em Vendas a → Configurações b → Aba E-commerce c → Plataformas d.

Configurações ecommerce

2

Agora, clique no botão "Incluir e-commerce" a para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações. As situações "Ativa e Inativa" são selecionadas no momento da configuração da integração com o e-commerce, exemplificadas no passo 3.

Configurações

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da plataforma foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as plataformas com a situação "Ativa" serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
3

Selecione a plataforma da loja virtual "Rakuten EC" e informe as configurações abaixo:

Configuração

  • a Informe a descrição da loja virtual.
  • b Neste campo, informe a URL da sua loja virtual.
  • c Verifique com a plataforma da loja virtual o "Token A1" e insira neste campo.
  • d Sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual. Para isso, selecione a opção "Enviar saldo físico".
  • e Escolha o local que será enviado os pedidos importados, entre as opções: "Pedidos de Venda" e "Notas Fiscais".
  • f Defina a situação da loja, entre as opções: "Ativa" ou "Inativa".
  • g Escolha por importar o valor do frete na importação dos pedidos, caso deseje selecione a opção "Sim".
  • h Selecione a lista de preços que será utilizada na importação dos pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
  • i Marque com "Sim" para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba "Formas de recebimento".
  • j Verifique com a plataforma da loja virtual o "Token A2" e insira neste campo.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em "Testar configurações".
4

Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba "Categorias" e no campo "Código da categoria no E-commerce" insira o código da categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

Configurações Rakuten EC


Atenção!

Você pode realizar o mapeamento de categorias dos produtos do Tiny com as correspondentes no e-commerce. Fazendo isto, os produtos serão enviados nas devidas categorias mapeadas.
5

Todas as situações dos pedidos na plataforma e-commerce, podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny. Para realizar essa configuração, acesse a aba "Situações".

Ao clicar em "Adicionar situações padrão" a, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna "Código da situação na Plataforma". Ao lado em "Situação no Tiny" b, selecione a situação correspondente no Tiny.

Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar "Adicionar mapeamento de situação" c.

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação "Em aberto".

Configuração

6

Na aba "Formas de Recebimento", pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Ao clicar em "Adicionar formas padrão" a, é adicionado as formas de recebimento "Cartão de Crédito" e "Boleto".

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em "Adicionar forma de recebimento" b.

Configuração

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse o manual Formas de Recebimento.
7

Ao final, não esqueça de salvar as configurações.

Configuração

1

A recepção inicial de produtos da sua loja para o Tiny pode ser realizada em Cadastros a → Produtos b → Mais ações c → Receber do e-commerce d.

Importar produtos

Os campos importados são:

  • Código
  • Descrição
  • Código do fornecedor
  • Preço de venda
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Descrição complementar
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
  • Estoque atual
  • Estoque mínimo
  • Variações
  • Descrição completa categoria principal e-commerce
2

A seguir, selecione a plataforma e marque os parâmetros referente a importação dos produtos. Na seção "Atualização de dados" a, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em "Opções de importação" b marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção "Informações padrões" c, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados e ao final, clique em "Importar produtos" d.

Configurações e-commerce

Observações:

  1. A opção "Criar e atualizar preço do produto na lista de preços vinculada ao e-commerce" refere-se a lista de preço seleciona na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
  2. Quando as opções "Não atualizar dados dos produtos" e "Atualizar as imagens do produto no Tiny" estiverem marcadas juntas, serão importados para o Tiny apenas os produtos novos contendo as imagens. Para os produtos já existentes no Tiny não haverão atualizações de quaisquer campos, incluindo as imagens. Caso prefira não importar as imagens para produtos novos, desmarque a opção correspondente.

Para enviar produtos do Tiny para Rakuten EC, acesse Cadastros a → Produtos b, marque o item que deseja enviar c, marcando a caixa de seleção na lateral esquerda do registro → Enviar para o e-commerce d.

Sincronizar produtos

Os campos enviados são:

  • Código
  • Descrição
  • Código do fornecedor
  • Descrição complementar
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Preço de venda
  • Estoque atual
  • Estoque mínimo
  • Variações
  • Código categoria principal e-commerce
1

Acesse os pedidos do e-commerce em Vendas a → Pedidos do E-commerce b → selecione a plataforma c, a marcação d exemplifica as opções de filtragem de pedidos.

Ao marcar e os pedidos que deseja importar, clique no botão "Receber pedidos" f, os pedidos serão recebidos no Tiny ("Pedidos de Venda ou Notas Fiscais") conforme configurou.

Configurações Rakuten EC

2

Para marcar os pedidos como recebidos, pode ser realizada ao acessar selecionar os pedidos a → clique em "Marcar como sincronizados" b.

Importar pedidos

Informações relacionadas

1

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para "Pedidos de Venda" e realizado o "Mapeamento das situações". Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio do manual Configurar integração com a Rakuten EC.
2

Acesse Vendas a → Pedidos do e-commerce b → Selecione a loja virtual c → Marque os pedidos que já foram enviados d → Clique em "Sincronizar situação" e.

Configurações e-commerce

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em "Situação no Tiny" corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.

A forma do frete informada no pedido da loja virtual pode ser considerada, na importação do mesmo para o Tiny. Para isso, realize a configuração em:

1

Vendas a → Configurações b → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Configurações de Serviços dos correios c.

Configurações Rakuten EC

2

Na seção "Serviços dos Correios", acesse a forma de frete, clicando sobre a mesma.

Configurações Rakuten EC

3

Agora em "Códigos no e-commerce", no campo "Código" a informe o código referente a essa forma de frete em sua loja virtual. Caso tenha a necessidade de adicionar mais códigos, acesse "Adicionar outro código" b, ao final salve os dados informados em "Salvar" c.

Configurações Rakuten EC

1

Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para a Rakuten EC, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele "Correios" ou "Transportadora". O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

2

Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios a → Aba Concluídas b → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce c.

Configurações Rakuten EC

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, é enviado também o "Número" e "Série" da Nota Fiscal, sendo que a Nota Fiscal deve estar autorizada no Sefaz para o envio das informações ocorrer com sucesso. O status do pedido na Rakuten EC será alterado para "Despachado".
3

Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado.

Configurações Rakuten EC

1

Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status "Entregue" na Rakuten EC. Para isso, acesse Vendas a → Expedição b → Selecione a forma de envio Correios c → Aba Concluídas d → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue no e-commerce e.

Configurações Rakuten EC

2

Após isso, será adicionado na expedição, um marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Rakuten EC.

Configurações Rakuten EC

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientes
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
  • Atualmente, não é possível importar o cadastro de produtos da plataforma Rakuten EC para o Tiny.
  • Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro, do produto, no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
  • Se desejar, você pode realizar a importação através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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