Fechar
esqueci a minha senha
criar uma conta
Opencart Acesse o site do OpenCart

Integração Tiny com o OpenCart

Integração desenvolvida pela equipe Tiny, possibilitando a importação dos pedidos incluídos na loja virtual OpenCart para o Tiny.
Essa integração também permite a importação de produtos, sincronização do cadastro de produtos entre a loja virtual e o Tiny e a atualização automática do estoque da loja virtual a partir de movimentações de estoque dos produtos realizadas no Tiny.

Fluxo

Inicie no Tiny

1

Acesse o TinyERP e clique em "Experimente grátis".

Experimente o Tiny

2

Escolha o plano desejado e inicie seu cadastro clicando em "Experimente".

Planos e Precos

3

Preencha os dados do cadastrais que são solicitados e na seção "Segmento da empresa", marque a opção e-commerce a. Após isso, informe o "Login" e "Senha" e finalize a sua inscrição.

Cadastro no Tiny

4

Agora no Tiny, pode-se realizar as configurações iniciais da sua conta acessando em "Iniciar".

Bem vindo ao Tiny

5

Os primeiros passos servem para definir alguns pontos importantes sobre seu ramo de atividade, regime tributário, suas notas fiscais, impostos no geral. Para iniciar as configurações, clique sobre os tópicos dentro de "Primeiros passos".

Configuracao Inicial

6

Para configurar o e-commerce em sua conta, acesse o tópico "2 - Configurar meu e-commerce". Saiba como configurar seu e-commerce.

Configurar Plataforma

Passo a passo

1

Entre nas configurações de e-commerce do Tiny em Vendas a → Configurações b → Aba E-commerce c → Plataformas d.

Configurações ecommerce

2

Agora, clique no botão "Incluir e-commerce" a para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações. As situações "Ativa e Inativa" são selecionadas no momento da configuração da integração com o e-commerce, exemplificadas no passo 3.

Configurações

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da plataforma foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as plataformas com a situação "Ativa" serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
3

Selecione a plataforma da loja virtual "OpenCart" e informe as configurações abaixo:

Configuração

  • a Informe a descrição da loja virtual.
  • b Neste campo, informe a URL da sua loja virtual.
  • c Os campos "Usuário" e "Senha", precisam ser verificados com a loja virtual.
  • d Sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual. Para isso, selecione a opção "Enviar saldo físico".
  • e Escolha o local que será enviado os pedidos importados, entre as opções: "Pedidos de Venda" e "Notas Fiscais".
  • f Defina a situação da loja, entre as opções: "Ativa" ou "Inativa".
  • g Escolha por importar o valor do frete na importação dos pedidos, caso deseje selecione a opção "Sim".
  • h Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de produtos e pedidos e do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
  • i Informe o diretório de administração da sua loja OpenCart.
  • i Selecione a versão da plataforma OpenCart que está utilizando.

Observação:

Referente ao campo "Atualização de estoque na loja virtual a partir do Tiny", essa opção pode ser utilizada apenas se não forem usadas variações de produtos em sua loja virtual.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em "Testar configurações".
4

Todas as situações dos pedidos na plataforma e-commerce, podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny. Para realizar essa configuração, acesse a aba "Situações".

Ao clicar em "Adicionar situações padrão" a, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna "Código da situação na Plataforma". Ao lado em "Situação no Tiny" b, selecione a situação correspondente no Tiny.

Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar "Adicionar mapeamento de situação" c.

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação "Em aberto".

Configurações e-commerce

5

Na aba "Formas de Recebimento", pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Ao clicar em "Adicionar formas padrão" a, é adicionado as formas de recebimento "Cartão de Crédito" e "Boleto".

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em "Adicionar forma de recebimento" b.

Configuração

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse o manual Formas de Recebimento.

Atenção!

Para que a importação de informações do Pagar.me para o Tiny a partir da Opencart seja possível, é necessário que atualize o arquivo tiny.api.php presente no diretório admin do servidor onde a sua loja virtual está hospedada.
Os links para download da nova versão da extensão são os seguintes:

Recomendamos que antes de atualizar a extensão, você faça um backup da versão anterior do arquivo tiny.api.php da sua loja virtual.
6

Ao final, não esqueça de salvar as configurações.

Configuração

Os pedidos realizados no OpenCart serão listados em Vendas a → Pedidos do e-commerce b → Selecione a loja virtual c.

Vale lembrar que é possível filtrar d os pedidos por situação e por período. Após isso, selecione os pedidos e, clique em "Importar" f.

Configurações e-commerce

Observação:

Caso o destino dos pedidos tenha sido configurado para Notas Fiscais, os mesmos entrarão direto para a lista de notas a serem faturadas, em Vendas → Notas Fiscais.
1

A importação inicial de produtos da sua loja para o Tiny pode ser realizada em Cadastros a → Produtos b → Mais ações c → Importar produtos e-commerce d.

Importar produtos

Os campos importados são:

  • Código
  • Descrição
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • NCM
  • Unidade
  • Estoque atual
2

A seguir, selecione a plataforma e marque os parâmetros referente a importação dos produtos. Na seção "Atualização de dados" a, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em "Opções de importação" b marque as opções sobre dados do e-commerce. Na seção "Informações padrões" c, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados e ao final, clique em "Importar produtos" d.

Configurações e-commerce

Observação:

A opção "Criar e atualizar preço do produto na lista de preços vinculada ao e-commerce" refere-se a lista de preço seleciona na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.

Para enviar produtos do Tiny para a plataforma OpenCart, acesse Cadastros a → Produtos b, marque o item que deseja enviar c, marcando a caixa de seleção na lateral esquerda do registro → Enviar para e-commerce d.

Sincronizar produtos

Os campos enviados são:

  • Código
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Preço de venda
  • Peso bruto
  • GTIN
  • Estoque atual
  • Imagens
  • Situação

Informações relacionadas

1

Para vincular os códigos presente no OpenCart aos produtos, acesse Cadastros a → Produtos b → Clique sobre o produto c e após isso, clique sobre o botão "Editar".

Vincular codigos

2

Na aba "E-commerce" a → Seção Mapeamento com as plataformas → Adicionar mapeamento b.

Vincular codigos

3

No campo "E-commerce" a selecione a loja e ao lado no campo "Identificador do produto no e-commerce" b informe o código do produto. Por fim, salve c o código do produto.

Vincular codigos

Observação:

Caso o produto tenham mais que um código no e-commerce, deve-se mapear cada código individualemente.
1

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para "Pedidos de venda" e realizado o "Mapeamento das situações". Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio do manual Configurar integração com o OpenCart.
2

Acesse Vendas a → Pedidos do e-commerce b → Selecione a loja virtual c → Marque os pedidos que já foram enviados d → Clique em "Sincronizar situação" e.

Configurações e-commerce

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em "Situação no Tiny" corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.

A forma do frete informada no pedido da loja virtual pode ser considerada, na importação do mesmo para o Tiny. Para isso realize a configuração em:

1

Início a → Configurações b → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Configurações de Serviços dos correios c.

Configurações opencart

2

Na seção "Serviços dos Correios", acesse a forma de frete, clicando sobre a mesma.

Configurações opencart

3

Agora em "Códigos no e-commerce", no campo "Código" a informe o código referente a essa forma de frete em sua loja virtual. Caso tenha a necessidade de adicionar mais códigos, acesse "Adicionar outro código" b, ao final salve os dados informados em "Salvar" c.

Configurações opencart

1

Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para o OpenCart, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele "Correios" ou "Transportadora". O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

2

Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios a → Aba Concluídas b → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce c.

Configurações Skyhub

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, é enviado também a chave de acesso da Nota Fiscal e a data de emissão, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Atenção!

Para enviar o código de rastreio para o Opencart, é necessário que atualize o arquivo tiny.api.php presente no diretório admin do servidor onde a sua loja virtual está hospedada.
Os links para download da nova versão da extensão são os seguintes:

Recomendamos que antes de atualizar a extensão, você faça um backup da versão anterior do arquivo tiny.api.php da sua loja virtual.
3

Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado ao OpenCart.

Configurações OpenCart

1

Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status "Entregue" no OpenCart. Para isso, acesse Vendas a → Expedição b → Selecione a forma de envio Correios c → Aba Concluídas d → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue no e-commerce e.

Configurações Opencart

2

Após isso, será adicionado na expedição um marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no OpenCart.

Configurações opencart

Integração de pedidos
Importação de produtos
Sincronização de produtos
Importação de clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Sincronização de clientes
Atualização de estoque
Atualização de preços
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
  • Se utilizadas variações em sua loja virtual, é possível trabalhar com a importação de pedidos e produtos do OpenCart para o Tiny, não sendo possível realizar a sincronização de produto ou atualização do estoque do Tiny para o OpenCart.
  • Quando a integração estiver configurada para utilizar produtos com opções, ao importar produtos ou pedidos da loja virtual para o Tiny, são considerados os produtos com seus detalhes, não o produto base.
  • É permitido que o usuário defina se o código do produto será obtido a partir do campo Model ou SKU.
  • Descontos concedidos e frete são importados dos pedidos do OpenCart para o Tiny.
experimente

Inscreva-se e teste qualquer um dos planos por 30 dias grátis