CRM

O módulo de CRM (Customer Relationship Managment) permite a gestão do relacionamento com os clientes.

Através do CRM é possível acompanhar um assunto ou negociação com um cliente, desde o início até a sua conclusão, inserindo ações e até mesmo lançando propostas comerciais para seus contatos.

Esta ferramenta permite a sua empresa uma visão global e, ao mesmo tempo, analítica do contato com o seu cliente, fortalecendo e estreitando os laços com o mesmo, facilitando novas negociações.

Passo a passo

1

Entre em Vendas a → CRM b → Incluir assunto c.

Um assunto pode ser qualquer coisa que se deseje acompanhar o andamento. Ex: a venda de um produto, uma demonstração de produto, um problema, etc.

Incluir assunto crm

2

Após, é aberta a tela de inclusão do assunto, onde você pode definir em qual estágio do CRM o mesmo se encontra. Lembrando que, poderá ser feito um cadastro rápido de cliente neste momento, se assim desejar.

Preencher assunto crm

3

Após salvar o assunto, é exibida uma tela para inclusão da ação efetuada com o cliente. Neste local, é possível registrar uma proposta, enviar por e-mail e incluir anotações referentes ao andamento do CRM.

As ações nos assuntos são quem determinam o que deve ser feito a respeito daquele assunto e quando. Ex: ligar para o cliente, mandar uma proposta, etc.

Dados assuntos

4

Pode-se acompanhar o andamento dos assuntos na visão funil e arrastar os assuntos de um estágio para o outro até a finalização do assunto (Encerrado).

Funil de assuntos

Atenção!

O relatório de CRM, é baseando nas ações realizadas e não pelos assuntos inclusos.

Informações relacionadas

1

Acesse Vendas a → Configurações b → Configurações dos estágios no funil do CRM c.

Configurar estágios

2

A seguir visualizará os estágios já definidos, clique sobre o nome do estágio que deseja alterar.

Editar estagios

Sendo possível alterar a "Ordem do estágio" a, "Descrição do estágio" b e por fim, clique em "Salvar" c.

Editar estagios

Atenção!

Cinco (5), é número máximo de estágios no funil do CRM.
1

Crie os marcadores em Vendas a → Configurações b → Configurações dos Marcadores no CRM c.

Configurar Marcadores

2

Na tela a seguir, clique em "Incluir marcador".

Marcadores

3

Para usá-los, acesse Vendas a → CRM b → Clique no menu de contexto ao lado de um assunto → Selecione a opção "Marcadores" c, escolha-os e salve.

Marcadores

3

Uma importante ferramenta, é o filtro que se encontra ao lado direito da tela do menu principal do CRM, onde é possível filtrar de maneira bastante fácil e rápida os assuntos do CRM, de acordo com suas marcações.

Marcadores

4

Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Vendas a → Configurações b → Configurações dos Marcadores no CRM c.

Configurar Marcadores

5

Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

Excluir Marcadores

1

Acesse Vendas a → CRM b → Clique no menu de contexto ao lado de um assunto de CRM já incluso → Selecione "Editar assunto" c.

Editar assunto

2

É possível alterar o tipo do cliente, definindo, dessa forma, em que estágio o mesmo se encontra. Para tanto, este poderá ser alterado clicando sobre o botão azul ao lado de um assunto de CRM já incluso e após isso, alterar status do contato.

Alterar status do contato

3

Diretamente no CRM ao acessar o assunto clique na seta, ao lado botão "Incluir ação" → haverá a opção "Editar assunto".

Editar assunto

1

Acesse Vendas a → CRM b → Clique no menu de contexto ao lado de um assunto de CRM já incluso → Selecione "Excluir assunto" c.

Excluir assunto

2

Há uma outra maneira de exclusão de assuntos de CRM, que permite a exclusão em massa e registros. Esta poderá ser encontrada ao selecionar a os assuntos e após, clicar em "Excluir assuntos" b.

Excluir assuntos

Atenção!

Lembrando que os assuntos após excluídos, não podem ser restaurados.
1

Acesse Vendas a → CRM b → Selecione um dos botões c "Assuntos do CRM" ou "Funil de assuntos".

Modo de visualizacao

Observação:

Lembramos que ao trabalhar com a visualização em funil, é possível arrastar os assuntos conforme o estágio de negociação em que se encontram.
2

Outra maneira de alterar o estágio da negociação, é clicando sobre o assunto e altere conforme desejar para "Prospecção", "Contato realizado", "Proposta apresentada", "Negociação" e "Encerrado", após isso clique no botão "Fechar".

Alterar estagio

Acesse Vendas → CRM → Clique sobre um dos assuntos → Incluir ação. Após, preencha o campo "Ações".

Incluir ação

Acesse o assunto ou negociação já cadastrado.

Visualizar historico

  • "Linha do tempo": são exibidas as ações, propostas, e-mails e anotações.
  • "Vendas": são listados os pedidos, notas fiscais e outras propostas comerciais do cliente.
  • "Financeiro": visualiza-se todas as contas em aberto para o cliente vinculado ao assunto.
1

Acesse Vendas a → CRM b → Marque o(s) assunto(s) c → Arquivar assuntos d.

Arquivar assunto

2

Para filtrar somente pelos assuntos arquivados, utilize a opção de filtro "Qualquer situação" e selecione "Arquivados".

Filtro


conheça qualquer um dos planos por até 30 dias grátis