Clientes e Fornecedores

O módulo de cadastros de clientes e fornecedores permite a inserção de todos os contatos que se encontram na conta, desde clientes e fornecedores, como até mesmo transportadoras.

O principal objetivo é poder gerir os contatos, armazenando os principais dados destes, possibilitando a classificação dos registros por tipo, como por exemplo: cliente, fornecedor, transportadora, funcionários, dentre outros, que podem ser criados, conforme necessidade.

Através deste módulo, é possível vincular os contatos a um vendedor, cadastrar condição de pagamento padrão para cada contato, informar o segmento de cliente que esse contato pertence, sendo possível também, configurar limite de crédito para clientes.

Passo a passo

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Entre em Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Incluir Cadastro c.

Incluir contato

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Na tela seguinte, preencha os respectivos dados do seu contato.

Cadastro do contato

Dados geraisNesta aba, informe os dados de "identificação do cliente", endereço, contato.
Dados complementaresRealize as configurações, referente ao Segmento" do cliente, entre outras informarções.
ObservaçõesCaso seja necessário alguma anotação específica ao cliente, a mesma pode ser informada nesta aba.

A partir da tela de contatos existem as opções de Filtros a.

Consultar contatos


Qualquer situaçãoBusque pela situação dos cadastros realizados (Todos, Últimos, Excluídos, Inativos desde).
AvançadoO filtro pode ser considerado por Vendedor, Município ou Estado.
Limpar filtrosApaga as configurações que utilizou, para que inicie uma nova busca utilizando os filtros.

Informações adicionais

O campo "Contribuinte", presente no cadastro de contatos no Tiny, corresponde ao campo "Indicador da IE do Destinatário" na Nota Fiscal Eletrônica e pode ser preenchido com as seguintes opções a:

Campo contribuinte
  • Se o cliente possui Inscrição Estadual e for Contribuinte de ICMS, selecione a opção "Contribuinte ICMS".
  • Caso a Inscrição Estadual for "ISENTO", selecione a opção "Contribuinte Isento".
  • A opção "Não Contribuinte", será utilizada para os clientes que podem ou não possuir Inscrição Estadual no Cadastro de Contribuintes do ICMS.

Atenção!

Atualmente, o sistema envia para o SEFAZ o campo (Indicador da IE do Destinatário), quando a opção "Não Informado" está selecionada, da seguinte maneira:
  1. Caso o cliente possua Inscrição Estadual, é preenchido como "Contribuinte ICMS".
  2. Se a Inscrição Estadual for ISENTO, será marcado como "Contribuinte Isento".
  3. Se não será preenchido como a opção "Não Contribuinte".

Informações relacionadas

Acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Selecione os cadastros que deseja excluir c → Clique em "Excluir contatos" d.

Excluir contato

Atenção!

Cabe salientar que, os contatos não são definitivamente excluídos do sistema, pois podem ter vínculos com outros módulos (pedidos, contas, entre outros). Desta forma, estes apenas são sinalizados como "excluídos" e inclusive, poderão ser acessados filtrando pela situação "Excluídos".

Acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Busque pela situação "Excluídos" c → Marque na lateral esquerda os contatos que deseja recuperar d → Clique no botão "Restaurar contatos" e.

Restaurar contato

Atenção!

Após restaurar o contato, os mesmos voltarão a ser exibidos na situação "Todos".
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Acesse Cadastros a → Configurações b → Configurações de Cadastro de Clientes c.

Configurações do cadastro de clientes

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Neste local, é possível realizar as configurações para o cadastro de clientes. Os campos são explicados abaixo:

Configurações do cadastro de clientes

Vincular contato ao vendedorDefine se os novos contatos serão vinculados ao vendedor que incluiu o cadastro.
Permite CPF/CNPJ duplicadoPermita ou não a duplicidade de CPF/CNPJ em seus cadastros.
Mostrar observações do contatoSelecione entre as opções "Sim" ou "Não", para exibir o conteúdo do campo "Observações" nas vendas.
Código do contatoInforme se o código dos clientes será atribuído de forma "Manual" ou "Sequencial".
Tipo de contato padrãoNeste campo, define se os novos contatos cadastratos serão vinculados a um tipo padrão de contato.

Acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Clique no menu de contexto ao lado do contato → Imprimir ficha cadastral c.

Ficha cadastral

Observação:

Ao imprimir a ficha cadastral, será impresso os dados informados no cadastro do contato.
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Acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Clique no botão " Mais ações" → Imprimir cadastros agrupados c.

Imprimir agrupados

Observação:

Este relatório poderá ser filtrado por estados, municípios, bairros, além de permitir que o usuário opte pela impressão ou não do endereço dos contatos.

Acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Clique no botão "Mais ações" → "Exportar contatos para planilha" ou "Importar contatos de uma planilha" c.

Exportar ou Importar para planilha

Observações:

  1. Para importar contatos para o Tiny, é necessário que a planilha com os dados seja montada de acordo com o layout de importação de contatos do Tiny. O layout padrão para importação de contatos é disponibilizado em Início → Ferramentas → Importações → Contatos.

  2. Sugerimos que a planilha de contatos não tenha mais que 500 registros. Caso a planilha utilizada for maior que o permitido, a mesma deverá ser quebrada em outras, conforme necessidade.

  3. Após realizar a exportação de contatos do sistema, todos os cadastros de clientes e fornecedores são visualizados em uma planilha. Pode-se optar por dois formatos para a exportação de dados: excel (xls) ou texto separado por vírgulas (csv).
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Acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Selecione o contato que deseja realizar o vínculo c, é possível marcar mais de um contato para vinculação → Clique no botão "Mais" d → Vincular a vendedor e.

Vincular contato ao vendedor

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Um contato previamente cadastrado como um cliente/fornecedor pode ser transformado em um vendedor. Para tanto, acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Clique no menu de contexto ao lado do contato → Tornar vendedor c.

Tornar vendedor

Acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Marque na lateral esquerda o contato que deseja gerar a etiqueta c → Imprimir etiquetas d.

Imprimir etiqueta

Acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Clique no botão "Mais ações" → Imprimir aniversariantes c.

Imprimir aniversariantes

Acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Localize os contatos que desejar unificar ou os procure utilizando o campo de busca → Selecione na barra lateral c → Mais d → Unificar cadastros e.

Unificar contatos

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Para consultar as últimas vendas do contato, acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Clique no menu de contexto ao lado do nome do contato → Consultar últimas vendas c

Consultar vendas

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Para consultar as últimas compras do contato, acesse Cadastros a → Clientes e Fornecedores b → Aba Fornecedor c → Clique no menu de contexto ao lado do nome do contato → Consultar últimas compras d.

Consultar compras

Observação:

A opção "Consultar últimas compras", encontra-se disponível somente para contatos do tipo fornecedor.


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