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Pedidos de Venda

O pedido de venda é uma peça fundamental para o faturamento da empresa. Através dele, é possível prever venda e demanda de produtos. Os pedidos de venda podem ser gerados a partir de propostas comerciais, através da importação de pedidos de lojas virtuais ou cadastrados diretamente em Pedidos de Venda.

Seguindo com o fluxo do Pedido de Venda, poderão ser geradas notas fiscais eletrônicas tanto de produto quanto de serviço, gerados os lançamentos financeiros e de estoque correspondentes ao Pedido de Venda.

Passo a passo

1

Entre em Vendas a → Pedidos de Venda b → Incluir pedido c.

Incluir pedido

2

A seguir, preencha os dados a do pedido e adicione os itens b dessa venda.

Tela pedido

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Na seção "Totais" a, visualizará os valores dos itens que se encontram no pedido, além disso, pode-se adicionar o peso dos itens do pedido, caso essa informação não tenha sido preenchida no cadastro do produto.

Em "Detalhes da venda" b, pode-se inserir uma data prevista para o pedido, informar valor de desconto da venda, valor de frete e ainda se desejar existe a possibilidade de vincular o pedido a uma ordem de compra, além de ter a possibilidade de informar a data de envio do mesmo.

Tela pedido

4

Na seção "Pagamento", informe as condições de pagamento para este pedido.

Tela pedido

5

Em "Transportador", defina a forma de envio desse pedido. Ao lado, selecione se a venda será enviada para expedição no campo "Enviar expedição".

Tela pedido

6

Na seção de "Dados adicionais", no campo "Depósito" a selecione em quanto depósito de estoque será lançado o lançamento de estoque da venda, pode-se adicionar observações b sobre esse pedido e ainda adicionar marcadores c para identificar o pedido.

Tela pedido

7

Ao final do pedido, salve o mesmo em "Salvar".

Salvar pedido

Entre em Vendas a → Pedidos de Venda b → Receber do e-commerce c.

Receber e-commerce

1

Através do campo de "Pesquisa" a, as vendas serão localizadas pelo nome ou número da venda.

A busca por "Situação" b, é realizada através das abas de situações. Para buscar as vendas por um período específico, utilize a opção " Mês" c.

Filtros

Observação:

A pesquisa por "Data venda" busca pela data do pedido de venda e por "Data faturamento" lista as vendas pela data em que foi realizado o lançamento de contas.
2

Ao clicar na opção "Filtros", além de poder pesquisar pelo nome e número da venda, a pesquisa é dividida em: "Data venda" e "Data faturamento", sendo possível, localizar as vendas por: Período, Vendedor, Marcador e E-commerce.

Após, selecionar as opções de busca, clique em "Aplicar".

Filtros

Informações relacionadas

Acesse Vendas a → Configurações b → Aba Vendas c → Configurações dos Pedidos de Venda d.

Configurar pedidos de venda

As instruções para utilizar o serviço dos Correios E-fulfillment, encontram-se na ajuda Forma de Envio Correios E-fulfillment.

1

Entre em Início a → Configurações b → Aba Vendas b → Configuração dos Marcadores nas Vendas d. Após isso, clique em "Incluir marcador".

Configurar Marcadores

2

Depois de incluir o marcador, acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Marcadores c, para adicionar o marcador em sua venda.

Marcadores


Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, selecione os pedidos a → Mais b → Clique sobre "Incluir marcadores" c.

Marcadores

3

Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar os pedidos de venda com base nos mesmos, usando a opção "Filtros" que se encontra no menu ao lado direito.

Filtro marcadores

4

Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Início a → Configurações b → Aba Vendas b → Configuração dos Marcadores nas Vendas d.

Marcadores

Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

Excluir Marcadores

1

Para iniciar a configuração acesse Vendas a → Configurações b → Configurações do Envio de Documentos c.

Configurar envio email

2

Na seção "Vendas" é possível configurar o assunto padrão e a mensagem de envio das vendas por e-mail.

No campo "Assunto padrão para envio da venda" a informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em "Mensagem padrão para envio da venda" b insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.

Além disso, ao clicar em "Exibir variáveis disponíveis" são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.

Configurar envio email

3

Ao final, salve as configurações realizadas.

1

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Enviar por e-mail" c.

Enviar por e-mail

2

Para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

3

Para informar instruções no envio de seus pedidos, você pode configurar essas mensagens padrões em Início → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos → Vendas.

Enviar por e-mail

Observação:

Se desejar enviar o boleto no e-mail junto com o pedido, realize a configuração acessando Início → Configurações → Finanças → Configurações do Envio de Documentos → Enviar boletos por e-mail junto com as notas fiscais e os pedidos de venda.
1

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Lançar contas" c.

Lancar contas

2

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Selecione as vendas c → Mais d → "Lançar contas" e.

Lancar contas

As configurações de lançamento de contas poderão ser efetuadas em Finanças → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais → Lançamento de contas.

Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.

Atenção!

Se a configuração for realizada para lançamento automático de contas, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Estornar contas" c.

Estornar contas

Atenção!

Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.
1

Ao incluir o pedido de venda, na seção "Dados adicionais" selecione em qual depósito de estoque será realizado o lançamento de saída.

Lancar Estoque

Observação:

Quando realizar o lançamento de estoque das vendas em lote, a baixa será realizada no depósito selecionado nas vendas.
2

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Lançar estoque" c.

Lancar Estoque

3

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Selecione as vendas c → Mais d → "Lançar estoque" e.

Lancar Estoque


Se nas vendas não for selecionado o depósito para o lançamento de estoque, será exibida a mensagem abaixo onde, no campo "Depósito de destino das mercadorias das vendas com depósito padrão" a será possível selecionar o depósito que será realizada a baixa de estoque. Abaixo, na seção "Vendas para as quais o depósito selecionado será aplicado" b são listadas as vendas que não possuí o depósito de estoque selecionado.

Após, selecionar o depósito de estoque para as vendas, clique em "Lançar" c.

Lancar Estoque

Observações:

  1. Para configuração de estoque acesse Suprimentos → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de Estoque → Lançamento de estoque.
  2. Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.

Atenção!

Se a configuração for realizada para lançamento automático de estoque, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Estornar estoque" c.

Estornar estoque

Atenção!

Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.
1

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para "Pedidos de venda" e realizado o "Mapeamento das situações".
2

Para sincronizar a situação dos pedidos do e-commerce através do módulo de "Pedidos de venda", acesse Vendas a → Pedidos de venda b → Selecione as vendas c → Sincronizar situação d.

sincorinizar situação

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em "Situação" corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
1

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Alterar situação" c.

Alterar situação

2

Outro forma, para realizar a alteração de situação de pedidos de venda em massa, pode ser realizada acessando Selecionando os pedidos aos quais se deseja alterar a → Mais b → Alterar situação c.

Alterar situação


Observação:

Se você não está encontrando seu Pedido de Venda, isto pode ser uma questão voltada para a situação deste. Logo, usufrua da opção de filtro por situação.
1

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Selecione as vendas c → Mais d → Alterar data de faturamento e.

Alterar data faturamento

2

A seguir, informe a "Data de faturamento" a e clique em "Salvar" b.

Alterar data faturamento

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Clonar venda" c.

Clonar venda

Observação:

O novo pedido de venda, gerado a partir da função clonar, terá um novo número atribuído pelo sistema, seguindo o maior número de pedido de venda já existente.
1

Entre em Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar nota fiscal c.

Gerar nota fiscal


O Tiny possibilita a geração de notas fiscais em lote, que permite o faturamento de vários pedidos de venda ao mesmo tempo. Para tanto, acesse: Vendas a → Pedidos de Venda b → Selecione os pedidos de venda aos quais deseja gerar nota fiscal c → Gerar Notas Fiscais d.

Gerar nfe em lote

2

Além de gerar a nota fiscal eletrônica de produto, é possível gerar uma nota de serviço a partir do pedido de venda. Para tanto, acesse: Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar nota de serviço c.

Gerar nota de servico

1

Entre em Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar NFC-e c.

Gerar nota fiscal

2

Para gerar as notas ficais em lote, acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Selecione os pedidos c → Mais d → Gerar notas consumidor em lote e.

Gerar nfce em lote

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Acesse Vendas a → Pedidos de venda b → Selecione os pedidos que desejar c → Enviar para separação d.

Iniciar separacao

2

Quando você enviar os pedidos para a separação, eles ficarão identificados com o ícone conforme ilustrado na imagem abaixo.

Marcador

1

Acesse Vendas a → Pedidos de venda b → Selecione os pedidos que desejar c → Enviar para expedição d.

Enviar expedicao

2

Quando você enviar os pedidos para expedição, eles ficarão identificados com o ícone conforme ilustrado na imagem abaixo.

Marcador

Entre em Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Excluir venda c.

Excluir vendas


Outra forma de exclusão dos pedidos de venda, que permite a exclusão destes em massa, pode ser acessada em Vendas a → Pedidos de Venda b → Selecionando os pedidos que serão excluídos c → Mais d → Excluir pedidos e.

Excluir vendas

Observação:

Se o pedido de venda possuir estoque e/ou contas lançados, estes poderão ser estornados antes da exclusão

Atenção!

Após a exclusão de Pedidos de Venda, não é possível recuperá-los.
  • Para imprimir carnê: entre em Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir carnê.

  • Para impressão básica: Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir.

  • Para impressão com detalhes: Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir detalhado.

  • Para impressão de etiquetas dos pedidos: Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Imprimir etiquetas.

O sistema disponibiliza também, a impressão voltada para os Correios. Logo, se quiser a impressão de AR (aviso de recebimento): Acesse Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir AR . Lembrando que no pedido de venda deverá ser informado o código de rastreamento para poder utilizar esta impressão.

Para impressão das etiquetas dos Correios acesse: Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Mais → Imprimir etiquetas dos correios.

1

Configurar a integração com o Sigep Web, veja como configurar a integração com o Sigep Web.

2

Realize a configuração das etiquetas dos Correios, veja como configurar Etiquetas dos Correios.

3

Após realizar as devidas configurações, é possível gerar o código de rastreamento, para isso acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Incluir pedido c.

Incluir pedido

4

Preencha os dados do Pedido de Venda e na seção "Transportador / Volumes", selecione a forma de envio "Correios" a e selecione a "Forma de frete" b após isso, automaticamente será gerado o "Código de rastreamento" c e ao lado pode ser informada a "URL de rastreamento" d.

Transportador/Volumes

Observações:


  1. Os campos "Nome" e "Qtde Volumes" podem ser configurados o nome do transpodador padrão e uma quantidade padrão para vendas, para isso acesse Início → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → "Transportador padrão" e "Quantidade de volumes padrão".

  2. Caso o código de rastreamento não seja informado no preenchimento do pedido, após salvar o mesmo acesse o menu de contexto ao lado do número do pedido → clique em "Código de rastreamento". Neste mesmo local, pode-se informar a URL de rastreamento.
5

Após salvar o pedido, o envio do código de rastreio pode ser realizado acessando o menu de contexto ao lado do número do pedido → Enviar código de rastreio.

Código de rastreio

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Selecione as vendas c → Mais d → Clique em "Imprimir declaração de conteúdo" e.

Declaração conteúdo

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Imprimir AR" c.

Imprmir AR

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Gerar ordem de Produção" c.

Gerar OP

Observação:

Para trabalhar com a geração de mais de uma ordem de produção, acesse: Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos aos quais deseja gerar ordem de produção → Mais → Gerar Ordens de Produção.
1

Observação:

Acesse em Vendas → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Incluir campos de data e assinatura para comprovação de entrega na impressão de pedidos de venda, é preciso selecionar a opção "Sim".
2

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Imprimir" ou "Imprimir detalhado" c.

Comprovante entrega

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Imprimir pedido para produção" c.

Imprimir para produção

Observação:

Acessando em Vendas → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Imprimir cabeçalho na impressão de pedidos para produção, você pode configurar se o cabeçalho será impresso no pedido.

Atenção!

Ao realizar impressão do pedido para produção, não é gerada ordem de produção do mesmo.

Acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Mais ações → Selecione "Exportar pedidos para planilha" c.

Exportar para planilha

Observação:

É possível trabalhar com exportações nos formatos: Excel (.xls) e texto separado por vírgulas (.csv).
1

Veja como configurar a forma de pagamento boleto, a mesma pode ser configurada com "carteira registrada" ou "carteira sem registro", dependendo do banco utilizado.

2

Para imprimir boletos em pedidos de venda, acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir boletos c.

Imprimir boleto

Observação:

Para conseguir imprimir o boleto, é necessário que no pedido de venda, na seção "Pagamento", informe a condição de pagamento da venda e a mesma seja enviada para "Contas a Receber".

Entre em Vendas a → Pedidos de Venda b → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Selecione "Faturar parcialmente" c.

Faturar parcial

Atenção!

O novo pedido de venda, gerado a partir da função faturar parcialmente, terá um novo número atribuído pelo sistema, seguindo o maior número de pedido de venda já existente e ficará com o marcador "Parcial".

Essa opção permite que vários pedidos dêem origem a uma única nota fiscal, ou seja, faturamento agrupado de pedidos.

Entre em Vendas a → Pedidos de Venda b → Selecione os pedidos que deseja faturar c → Mais d → "Faturar pedidos agrupadamente" e.

Faturar pedidos

Observações:

  • Para que seja possível usar esse recurso, todos os pedidos devem estar vinculados ao mesmo cliente e ao mesmo vendedor.
  • Ao faturar pedidos agrupadamente, quando o endereço de entrega for diferente do endereço de cobrança, o mesmo só é considerado na nota fiscal se todos os campos do endereço de entrega informados nos pedidos selecionados forem exatamente iguais.
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O relatório financeiro de vendas mostra as contas que foram geradas a partir dos seus pedidos ou notas, detalhando as taxas e tarifas, os meios de pagamento escolhidos e as condições de pagamento.

Para acessar o relatório Vendas a → Relatórios b → Aba Geral c → Relatório Financeiro de Vendas d.

Relatório Financeiro de Vendas

2

Na tela abaixo, é possível visualizar as opções de filtros para gerar o relatório:

Relatório Financeiro de Vendas

3

Ao "Gerar relatório", é exibida a tela com os valores detalhados.

Relatório Financeiro de Vendas

Para imprimir a etiqueta de transportadora, acesse Vendas a → Pedidos de Venda b → Seleciona as vendas c → Mais d → Clique em "Imprimir etiquetas de transportadora" e.

Etiqueta transportes

Observação:

A impressão da etiqueta de transportadora pode ser realizada sem necessidade de incluir as vendas em uma expedição.

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