Produtos Sob Encomenda

Fluxo


A função de "produtos sob encomenda" consiste em permitir a venda mesmo sem possuir estoque para envio imediato do produto. Esta opção altera diretamente seu estoque dentro das plataformas, marketplace e disponibilidade para venda física.

Para utilizar você deve instalar a Extensão correspondente em Início → Extensões do Tiny → Seção Suprimentos → Sob Encomenda.

Os produtos vendidos com a opção produto sob encomenda iniciam o fluxo da seguinte forma:

  1. Produto sob encomenda em pedido aprovado;
  2. Caso você use o módulo de necessidade de compra, estas encomendas passam a constar neste relatório;
  3. O pedido será enviado ao fornecedor;
  4. Após receber o produto, faça a entrada no estoque (via ordem de compra ou nota fiscal);
  5. Os pedidos são liberados para o despacho de mercadoria;

Atenção!

Os pedidos são liberados para o despacho conforme sua ordem de aprovação, ou seja, os primeiros pedidos aprovados serão os primeiros a serem liberados.

Saiba como

1

É importante informar ao e-commerce uma quantidade de produtos que estarão disponíveis para venda, ou seja, mesmo o produto sendo sob encomenda para sua loja virtual é preciso informar a quantidade.

2

Acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de Estoque, localize o campo Quantidade enviada ao e-commerce quando produto sob encomenda e indique a Quantidade desejada conforme a sua plataforma.

No seu cadastro de produtos deve-se indicar quais produtos são vendidos sob encomenda escolhendo a opção Sim no campo Sob encomenda. Este campo está localizado na aba Dados Gerais do cadastro do produto.

Para filtrar os pedidos com Produtos sob encomenda basta selecionar no filtro Situação do Estoque. Verifique os dois status Aguardando encomenda e Encomenda recebida.

Sem produtos sob encomendaApenas os pedidos que não possuem produtos sob encomenda serão mostrados.
Aguardando encomendaSão pedidos que possuem produtos sob encomenda e que ainda não tiveram sua entrada confirmada no estoque.
Encomenda recebidaLista dos pedidos que podem seguir para o despacho ao cliente. Estes pedidos que possuem produtos sob encomenda, com entrada no estoque confirmada.

Atenção!

Apenas os pedidos aprovados são acompanhados através do sob encomenda.

Quando um pedido com produto sob encomenda é aprovado, é possível visualizar quais são os produtos que devem ser comprados clicando no ícone da situação Aguardando encomenda.

Quando os produtos entrarem no estoque efetivamente através da ordem de compra ou da nota fiscal de entrada, a situação de estoque do pedido de venda passa de Aguardando Encomenda para Encomenda Recebida.

Atenção!

Se você possuir o módulo de Necessidade de Compra, os produtos sob encomenda também serão considerados no seu relatório.

Após lançar o estoque de uma nota fiscal de entrada ou ordem de compra, os pedidos serão liberados e receberão a situação de estoque Encomenda Recebida.

Desta forma, o pedido de venda possuirá estoque suficiente para seguir seu processo de separação, expedição e demais ações de despacho da venda ao cliente final, e estarão liberados para seguirem o seu fluxo.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente