Ajuda do Tiny | Necessidade de Compra | Tiny ERP
Fechar
esqueci a minha senha
criar uma conta

Relatório de Necessidades de Compra

O módulo de Necessidade de Compra tem o objetivo de indicar as coberturas dos estoques de produtos que estão relacionados em vendas ou que atingiram o estoque mínimo. Além disso, é possível usar as informações de vendas dos últimos meses para calcular as compras futuras de até 3 meses, a fim de ser mais assertivo.

Passo a passo

1

Para utilizar o relatório de Necessidades de Compra, é necessário que adicione a extensão. Para isso, acesse Início → Extensões do Tiny.

2

Agora, na seção Suprimentos adicione a extensão Relatório de Necessidades de Compra.

3

A seguir, clique em Instalar. Após isso, Confirme a instalação da extensão em sua conta.

1

O módulo de Necessidades de Compra, está localizado em Suprimentos → Clique na opção Necessidades de Compra.

2

Para a geração do relatório, utilize os filtros conforme a sua preferência. Segue o detalhamento de cada um na tabela abaixo:

Calcular cobertura de estoqueOpção Não - Não calculando a cobertura de estoques, apenas será efetuado o levantamento de produtos a serem comprados usando as vendas em aberto no período comparando com o estoque atual do produto.

Opção Sim - O cálculo de cobertura de estoques vai usar as informações das saídas do estoque do período escolhido no campo Baseado em e além disso, calculará as necessidades de compra para atender as vendas dos meses futuros, conforme escolha no campo Calcular necessidade de compra para.
Exibir produtosTodos - Serão exibidos todos os produtos que possuem necessidade de compra incluindo aqueles que precisam ter o seu estoque mínimo atingido.

Apenas com necessidades de compra - Nesta opção apenas serão mostrados os produtos que a partir da quantidade em estoque precisam ser comprados para atender as vendas previstas no período.

Com necessidade compra para atender o estoque mínimo - Os produtos que serão mostradas nesta listagem serão aqueles que além de atender as necessidades de compra com base nas vendas previstas, ainda serão computados aqueles que precisam de compras para atender o estoque mínimo.
Filtrar tags Se você utiliza tags em seus produtos, poderá filtrar o relatório somente pelas tags desejadas.
Baseado em Conforme o período escolhido (os últimos 1, 2 ou 3 meses) serão buscadas as saídas do estoque, estas informações serão o embasamento para os cálculos das necessidades de compra.
Exibir estoque mínimo e máximo Ao marcar como Sim, será exibida a quantidade de estoque mínimo e máximo dos produtos.
Fornecedor A busca pode ser realizada por um fornecedor específico.
Calcular necessidade de compra para Escolha entre as opções (1 mês, 2 meses, 3 meses) que você quer a necessidade de compra atenda, ou seja, indique o período desejado para que a cobertura de estoque seja atendida.
Situações de venda para saídas previstasSelecione quais as situações das suas vendas que serão consideradas como saídas previstas.
ProdutoSe desejar buscar por um produto específico, informe a descrição do mesmo neste campo.
C

Após gerar relatório, é possível realizar as seguintes ações: Gerar ordens de compra dos selecionados, Imprimir, Gerar relatório e Fechar.

Informações relacionadas

1

Após gerar o relatório, é possível gerar ordens de compra dos produtos que necessitam de estoque. Para isso, Selecione os produtos → Informe o quantidade a ser comprada na coluna Comprar e clique em Gerar ordens de compra das selecionadas.

Observação:

Em caso de fornecedores diferentes, será gerada uma ordem de compra para cada fornecedores.
2

A seguir, será exibido o Fornecedor e ao lado no campo Data Prevista informe a data de previsão da chegada da mercadoria.

Ao fim, clique em Gerar ordem de compra.

Ao acessar o cadastro dos seus produtos ou incluir novos, na aba Dados Gerais, acesse Estoque → Insira a quantidade de estoque mínimo → Insira a quantidade de estoque máximo.

Grátis por 30 dias em qualquer plano.

experimente agora