Relatório de Curva ABC

O relatório de Curva ABC mostra os clientes ou produtos de acordo com sua importância ou impacto no faturamento da empresa, baseando-se em quantidades ou valores.

Para ter acesso a esse relatório é necessário que adicione a extensão Curva ABC.

Os registros na curva A compreendem aqueles que, acumulados, somam 80%. A curva B é composta pelos registros que compreendem o acumulado de 80% até 95%, ou seja, os 15% subsequentes. Já na curva C, é composta pelos últimos 5% do acumulado.

Ao gerar a curva ABC de Clientes, seja por nota fiscal ou por pedidos de venda, são relacionados os clientes na primeira coluna, ordenados pela colocação na curva. A segunda coluna mostra o valor vendido a este cliente. A informação da coluna % Individual traz o quanto este cliente representa, individualmente, no total faturado. A coluna % Acumulado totaliza o somatório das representatividades de cada um dos clientes, sendo indicada a classificação da curva a qual pertencem na última coluna.

Curva ABC

O relatório de curva ABC de Produtos pode ser gerado a partir de notas fiscais ou de pedidos de venda, permitindo a escolha sob qual aspecto o acumulado será gerado, ou seja, é possível analisar sob a ótica das quantidades vendidas ou dos valores vendidos. Esta escolha é feita no campo Acumular por dos filtros do relatório.

Curva ABC

Ao selecionar o acumulado por Quantidades, o cálculo de classificação da curva é feito com base nas quantidades vendidas dos produtos, comparando com a quantidade total de produtos vendidos. Já na opção de curva ABC baseada em Valor vendido, o acumulado considerará o valor de itens vendidos em relação ao valor total vendido.

Ao marcar como Sim no campo Agrupar por produto pai no relatório de curva ABC as variações serão agrupadas no produto pai.

O curva ABC conta, também, com um gráfico que ilustra o relatório. Para exibi-lo, escolha Sim no campo Exibir gráfico dos filtros do relatório.

Curva ABC

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente