Ajuda do Tiny | Relatório de Curva ABC | Tiny ERP
Fechar
esqueci a minha senha
criar uma conta

Relatório de Curva ABC

O relatório de Curva ABC mostra os clientes ou produtos de acordo com sua importância ou impacto no faturamento da empresa, baseando-se em quantidades ou valores.

Para ter acesso a esse relatório é necessário que adicione a extensão Curva ABC.

Os registros na curva A compreendem aqueles que, acumulados, somam 80%. A curva B é composta pelos registros que compreendem o acumulado de 80% até 95%, ou seja, os 15% subsequentes. Já na curva C, é composta pelos últimos 5% do acumulado.

Ao gerar a curva ABC de Clientes, seja por nota fiscal ou por pedidos de venda, são relacionados os clientes na primeira coluna, ordenados pela colocação na curva. A segunda coluna mostra o valor vendido a este cliente. A informação da coluna “% Individual” traz o quanto este cliente representa, individualmente, no total faturado. A coluna “% Acumulado” totaliza o somatório das representatividades de cada um dos clientes, sendo indicada a classificação da curva a qual pertencem na última coluna.

Curva ABC

O relatório de curva ABC de Produtos pode ser gerado a partir de notas fiscais ou de pedidos de venda, permitindo a escolha sob qual aspecto o acumulado será gerado, ou seja, é possível analisar sob a ótica das quantidades vendidas ou dos valores vendidos. Esta escolha é feita no campo “Acumular por” dos filtros do relatório.

Curva ABC

Ao selecionar o acumulado por quantidades, o cálculo de classificação da curva é feito com base nas quantidades vendidas dos produtos, comparando com a quantidade total de produtos vendidos. Já na opção de curva ABC baseada em valores, o acumulado considerará o valor de itens vendidos em relação ao valor total vendido.

O curva ABC conta, também, com um gráfico que ilustra o relatório. Para exibi-lo, escolha “Sim” no campo “Exibir gráfico” dos filtros do relatório.

Curva ABC

Grátis por 30 dias em qualquer plano.

experimente agora