PDV

Através do módulo de PDV é possível gerar vendas rápidas, sem a necessidade de nenhum pré cadastro, seja de clientes ou produtos. As vendas incluídas a partir do módulo de PDV são incluídas como pedidos de venda, em Vendas → Pedidos de Venda.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
  • Para que vendedores possam emitir NFC-e, sugerimos a utilização de certificados A1

Como funciona o PDV do Tiny ERP

Passo a passo

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Para iniciar o uso do módulo de PDV, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Vendas, clique sobre a extensão PDV.

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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

Observação:

Você pode configurar sua conta para fazer controle de abertura e fechamento de caixa, bem como o compartilhamento de caixa entre usuários do Tiny, para os casos de operadores que trabalham no mesmo caixa, em horários diferentes. Para isso, acesse Configurações do PDV.

Ao acessar o módulo de PDV, você pode fazer abertura do caixa. É o momento que você indica o início do trabalho do seu operador e também informa o o caixa inicial, que é o valor disponível para as operações de vendas no dia.

Para isso, acesse Menu → Vendas → PDV e clique em Abrir caixa (ctrl + enter).

Agora, no campo Valor disponível em caixa preencha com o valor inicial presente em seu caixa. Para imprimir um comprovante de abertura do seu caixa, marque a opção Imprimir comprovante de abertura de caixa.

Ao clicar no botão Abrir caixa (ctrl + enter) seu caixa será iniciado com o valor inserido e será impresso o comprovante de abertura.

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Para incluir sua venda no PDV, acesse em Vendas → PDV.

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Agora inicie pesquisando pelo seu produto. Essa busca pode ser realizada pela Descrição, Código (SKU), GTIN ou utilize o Leitor de código de barras.

Ao localizar o produto desejado, use o Enter como atalho em seu teclado para Confirmar a inclusão do produto na venda de forma rápida.

Para adicionar mais itens, utilize o campo de Pesquisa do produto. Caso precise adicionar itens não cadastrados, clique em Adicionar item não cadastrado.

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Com os produtos incluídos em sua venda, ao clicar sobre algum item você poderá Aplicar desconto (ctrl + d) diretamente no produto ou até mesmo remover esse item da venda.

Agora, clique em Finalizar (ctrl + enter) para continuar o processamento da venda.

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A seguir, são exibidas as Formas de pagamento para a venda. Clique sobre a forma de pagamento e preencha os dados Necessários. Além dos dados referentes ao pagamento, também é possível informar o valor de Desconto no total da venda e Frete se houver.

Para informar os dados do cliente na compra, acesse o campo Cliente (ctrl + e) e preencha os dados do cliente ou busque pelo cliente já cadastrado em sua conta.

Para preencher somente o CPF nas vendas definidas como Consumidor final, clique em Informar CPF (ctrl + l).

Para informar um vendedor específico para venda, acesse o campo Vendedor.

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Com os dados da venda devidamente preenchidos, clique em Finalizar (ctrl + enter).

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Após finalizar a venda, escolha qual forma de impressão será realizada: Imprimir recibo (ctrl + 1), Imprimir NFC-e (ctrl + 3) ou opte por Compartilhar (ctrl + 2) podendo enviar o link de acesso da venda por E-mail e/ou via WhatsApp.

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Com a venda finalizada, escolha qual será o próximo passo entre Incluir uma nova venda (ctrl + enter) ou Tudo pronto (esc) para encerrar o processo de venda.

Ao encerrar as suas operações de vendas do dia, você deve fechar o caixa.

Para isso, dentro do módulo do PDV, acesse Mais ações e clique em Fechamento de caixa.

Agora, informe o valor total de vendas que ocorreram para cada forma de recebimento. Ao marcar a opção Imprimir comprovante de fechamento de caixa, após informar os valores e Fechar caixa (ctrl + enter) será impresso um comprovante do fechamento do seu caixa.

Informações relacionadas

Para realizar as configurações, acesse em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do PDV e defina as opções para os seguintes campos:

Lista de preço para o PDV Selecione a lista de preços que será utilizada ao incluir uma venda no PDV. Saiba como configurar Listas de preços.
Composição do código de barras gerado na balança Selecione como será realizada a composição do código de barras gerado pela balança, entre as opções: Por preço ou Por peso.
Marcador padrãoSelecione um marcador padrão que será atribuído a todas as vendas realizadas no PDV. Este marcador será exibido ao acessar o módulo de Pedidos de venda. Caso, deseje cadastrar um novo marcador para utilizar nas vendas do PDV, acesse a ajuda Configurar marcadores nos pedidos de venda.
Situação padrão para vendas finalizadasDefina qual a situação será atribuída ao pedido de venda quando finalizar uma venda no PDV.
Controlar abertura e fechamento de caixaPara utilizar a abertura e fechamento de caixa no PDV, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não.
Permitir compartilhamento de caixa entre usuáriosAo trabalhar com abertura e fechamento de caixa, você pode configurar se haverá (Sim) ou Não o compartilhamento de caixa entre os usuários cadastros em sua conta no Tiny.
Depósito para lançamento de estoqueSelecione o Depósito padrão que será utilizado nas vendas realizadas a partir do PDV.

Você pode definir como obrigatório o preenchimento do campo Vendedor em suas vendas no PDV. Para isso, siga os passos abaixo:

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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.

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Agora, localize o campo Vendedor obrigatório e escolha uma das opções: Sim, apenas para pedidos e PDV ou Sim, para pedidos, PDV e propostas comerciais.

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Salve a configuração realizada.

Pronto! Agora ao finalizar uma venda no PDV, sempre será verificado se o campo Vendedor encontra-se preenchido.

No momento que estiver preenchendo os dados de pagamento ou do cliente dessa venda, se for necessário adicionar novos itens, acesse o menu Mais ações e clique em Voltar e incluir mais itens .

Após finalizar a venda, você pode clicar na seta ao lado do botão Salvar e selecionar Voltar e incluir mais itens (ctrl + backspace).

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Diretamente do módulo de PDV, poderá buscar informações detalhadas de produtos. Para isso, na tela inicial do PDV, clique em Busca Avançada (ctrl + b).

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A seguir, no campo de Pesquisa localize o produto por sua Descrição, Código (SKU) ou GTIN.

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Após, localizar o produto são exibidas as informações do mesmo. Para visualizar outros detalhes do produto clique em Detalhes. Assim, podendo visualizar informações como: Preço promocional, GTIN, Descrição complementar, Imagens, Categoria e Atributos.

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Com as informações encontradas sobre o produto opte por Adicionar o item (ctrl + enter) na venda ou clique em Voltar (esc) para voltar a tela inicial do PDV.

Na tela inicial do PDV, ao clicar em Mais opções encontra-se a opção Imprimir última venda. Ao realizar essa ação, você pode imprimir a Última venda realizada ou a NFCe vinculada.

Após adicionar um item na venda, havendo necessidade do cancelamento dessa venda, acesse o menu Ações e clique em Cancelar venda (ctrl + del).

O reforço de caixa representa a adição de um valor em dinheiro em seu caixa.

Para lançar em seu caixa um valor de reforço, acesse o módulo de PDV, em Mais ações e clique em Lançar reforço de caixa.

Agora, informe o valor de reforço no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo deste reforço em seu caixa.

Ao marcar a opção Imprimir comprovante de reforço de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl + enter) junto será impresso um comprovante do reforço realizado em seu caixa.

Atenção!:

Se na abertura do caixa no PDV o saldo informado for zero ou o saldo em caixa for inferior ao valor que deseja realizar de sangria, essa ação não será permitida.

A sangria de caixa significa que houve uma retirada não programada de dinheiro do caixa.

Para lançar em seu caixa um valor de sangria, acesse o módulo de PDV, em Mais ações e clique em Lançar sangria de caixa.

Agora, informe o valor da sangria no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo desta sangria.

Ao marcar a opção Imprimir comprovante de sangria de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl + enter) junto será impresso um comprovante da sangria realizada em seu caixa.

O relatório de controle de caixa tem o objetivo de acompanhar as aberturas e fechamentos de caixa de cada operador. Isso inclui as movimentações financeiras efetuadas, como vendas, reforços de caixa, sangrias e valores informados.

O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de controle de caixa.

Perguntas Frequentes

O PDV do Tiny não emite cupom fiscal. Apenas comprovantes não-fiscais (recibos) e Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFC-e).

Para o estados que utilizam o SAT, permanecemos sem a possibilidade de emissão de cupom fiscal eletrônico (CF-e-SAT). Porém, possuímos um parceiro PDV que possui emissão de CF-e-SAT, a DEVI Tecnologia, no qual integra com SAT, realizando a integração do sistema junto ao Tiny para emissão das vendas.

Saiba como funciona a integração DEVI PDV com o Tiny.

O lançamento de estoque e contas é automático quando originado de uma venda do PDV.

A emissão de cupom fiscal é realizada a partir de um emissor específico fiscal (ECF), enquanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é emitida e validada totalmente de forma eletrônica pelo Sefaz de cada Estado.

A NFC-e foi criada a fim de exibir e armazenar mais informações relacionadas às vendas, trazendo agilidade em processos de geração e validação das mesmas.

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