Propostas Comerciais

O módulo de propostas comerciais permite o gerenciamento dos orçamentos enviados aos clientes, bem como toda a negociação de cada proposta comercial.

Neste local, é possível alterar situações de acordo com a evolução da negociação, enviar por e-mail, imprimir, clonar, criar modelo e, após a aprovação por parte do cliente, é possível gerar o pedido de venda com base nos dados da Proposta Comercial.

Passo a passo

1

Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

2

Na seção Vendas, clique sobre a extensão Propostas Comerciais.

3

Clique em Instalar e após isso, Confirme a instalação da extensão.

1

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Incluir Proposta.

2

A seguir, Preencha a proposta comercial com seus devidos Dados de contatos, Responsável pelo contato, Vendedor e Produtos ou Serviços.

Na aba Descrições complementares, pode-se visualizar informações complementares do item como: NCM e Descrição complementar.

Observação:

O NCM exibido é o mesmo do cadastro do produto, sem opção de edição na proposta comercial. Caso queira editar a Descrição complementar, na coluna Ações é necessário clicar no botão Editar .
3

Além disso, é possível Incluir informações complementares nas propostas, juntamente com suas devidas condições comerciais.

4

Nas seções Condições gerais, Assinatura, Anexo, pode-se informar Observações sobre a proposta, Inserir assinatura e Anexo.

Além disso, é possível inserir marcadores de identificação para a proposta comercial, sendo esse marcador exibido na listagem das propostas comerciais.

5

Ao final da proposta, salve a mesma em Salvar.

Informações relacionadas

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações das Propostas Comerciais.

2

Na tela que segue, defina as configurações:

Numeração das propostas comerciaisSelecione se a numeração das propostas comerciais incluídas em sua conta, seguirá de forma Sequencial ou Manual.
Imprimir NCM dos produtosDefina se ao imprimir as propostas comerciais será impresso o NCM dos produtos.
Imprimir descrição complementar dos produtosPara imprimir a descrição complementar dos produtos, habilite a opção.
Imprimir e-mail do usuário na propostaCaso você deseje exibir o e-mail do usuário nas propostas comerciais, habilite essa opção.
Calcular impostos nas propostasSe deseja calcular os impostos nas propostas comerciais realizadas, habilite a opção.
Enviar a descrição complementar dos produtos para as informações adicionais dos itens na vendaHabilite a opção para enviar a descrição complementar dos produtos para as informações adicionais dos itens na venda. Caso contrário, deixe a mesma desabilitada.
Substituir kits pelos seus componentes na geração do pedido de vendaPara as propostas comerciais que possuem produtos do tipo kit e futuramente se tornarão pedidos de venda, é possível definir se você deseja substituir os kits pelos seus componentes na geração do pedido de venda.
Imprimir imagens na proposta comercialAtravés desta configuração, será possível parametrizar se você deseja imprimir as imagens dos produtos nos orçamentos e de que forma as mesmas serão exibidas.
3

Ao final, clique em Salvar.

1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Marcadores nas Propostas Comerciais.

2

A seguir, clique em Incluir marcador.

3

Após configurar, acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Marcadores.

Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione as propostas comerciais e clique sobre o botão Incluir marcadores.

4

É possível filtrar e localizar as propostas comerciais de acordo com os marcadores vinculados às mesmas.

Para tanto, basta aplicar o filtro pelo marcador pelo qual deseja localizar, acessando Filtro → Marcador → Selecione o marcador desejado → Aplicar.

5

Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Marcadores nas Propostas Comerciais.

Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

Observação:

Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
1

Para realizar a cotação de fretes pelo módulo de Propostas Comerciais, acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais.

2

A cotação de fretes pode ser realizada de forma individual, acessando o Menu de contexto da proposta comercial e clique em Cotar fretes.

Para cotar os fretes em lote Selecione as suas propostas, acesse o botão Mais ações e clique em Cotar fretes.

3

A seguir, são listados as propostas selecionadoas e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.

Observação:

O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição.
4

Agora, para cada proposta são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio.

Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço.

Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.

Observações:

  • Caso o número de volumes seja igual a 0, então, a quantidade padrão definida nas Configurações dos pedidos de venda (Menu → Vendas → Configurações) será utilizada para cotação.
  • A cotação de fretes é realizada com as formas de frete vinculadas ao serviço dos Correios, Frenet, Jadlog, Melhor Envio, Total Express e Frete Rápido.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Alterar situação.

Observação:

Se você incluiu uma proposta no sistema e não a encontra mais, isto pode ter ocorrido em virtude da situação desta proposta ter sido alterada. Sendo assim, acesse a opção de Filtro por situação e acesse a aba Todas.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Gerar Venda.

1

Para iniciar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos.

2

Na seção Propostas comerciais é possível configurar o assunto padrão e a mensagem de envio das propostas por e-mail.

No campo Assunto padrão para envio da proposta comercial informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em Mensagem padrão para envio da proposta comercial insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.

Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.

3

Ao final, Salve as configurações realizadas.

1

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Compartilhar.

2

Para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

Observação:

Caso quiser informar instruções no envio da proposta comercial, você pode configurar uma mensagem padrão em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos → Propostas Comerciais.
3

Ao selecionar Gerar link compartilhável, será gerado um link para compartilhamento.

4

Para enviar por e-mail a proposta, clique em Enviar por e-mail.

Observações:

  • O arquivo da proposta comercial pode ser enviado em diferentes formatos quando compartilhado por e-mail. Configure o formato desejado acessando a opção Compartilhamento por e-mail em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos → Propostas Comerciais.
  • Para poder compartilhar o pedido via WhatsApp, é necessário realizar a seguinte configuração em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações do Envio de Documentos e selecione a opção Sim no campo Compartilhar documento via Whatsapp.

Para salvar uma proposta comercial no formato PDF em seu dispositivo, Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Salvar em PDF.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Clonar Proposta.

Atenção!

Lembrando que, estas propostas não possuem relações de vínculo entre elas e logo, possuirão cada uma, numeração única e específica.
1

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta que deseja usar como padrão → Criar modelo.

2

Para criar uma nova proposta a partir de um dos modelos, basta clicar na seta ao lado do botão Incluir proposta → Selecione o modelo desejado.

Observação:

Também é possível acessar os modelos cadastrados através da aba Modelos.
1

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Aba Modelos e clique sobre a Proposta que deseja editar.

2

Após abrir o modelo de proposta, clique no botão Editar.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Aba Modelos → Marque na lateral esquerda os modelos que deseja excluir e clique em Excluir propostas.

Acesse Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Clique no menu de contexto ao lado do número da proposta → Excluir Proposta.

Observação:

Uma outra alternativa de exclusão, que permite a exclusão em massa de propostas comerciais, pode ser acessada em Menu → Vendas → Propostas Comerciais → Selecione as propostas que deverão se excluídas → Excluir propostas.

Atenção!

Após realizar a exclusão de propostas comerciais, os registros eliminados não poderão ser recuperados.

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente

Este site usa cookies para gerar estatísticas e para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você declara que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.