Melhor Envio

O Melhor Envio é um gateway logístico que disponibiliza o serviço de cotação de fretes com os Correios e outras transportadoras. Além disso, possibilita a geração de etiquetas e códigos de rastreio.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
  • Extensão Melhor Envio instalada

Fluxo de integração

Fluxo

Como funciona a integração do Tiny com o Melhor Envio


Passo a passo

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Inicie adicionando a extensão Melhor Envio em sua conta. Para isso acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Vendas, adicione a extensão Melhor Envio.

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Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.

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Para iniciar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Gateways Logísticos.

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Agora, clique em Incluir gateway logístico.

Observação:

É possível utilizar mais de uma conta com o Melhor Envio a partir do Tiny.
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A seguir, no campo Tipo será automaticamente preenchido com o tipo Melhor Envio (beta). Ao lado, no campo Descrição preencha a descrição do gateway que será exibida no Tiny.

Atenção!

A integração com este gateway logístico está em fase de testes. Desta forma, recomendamos que realize alguns testes, verificando se os objetos são postados normalmente.
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Na seção Configurações de autenticação é necessário que realize o login na sua conta no Melhor Envio. Para isso, clique em Efetuar login.

Informe os seus dados de acesso no Melhor Envio.

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Após efetuar o login, Selecione as formas de frete que utilizará nesta integração. Para remover um serviço que não deseja utilizar, clique no botão .

Em seguida, escolha as formas de envio desejadas e clique em Salvar. Com a integração concluída, será cadastrada em sua conta uma forma de envio para cada serviço selecionado.

Observação:

Para visualizar as formas de envio cadastradas, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.
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Para incluir a venda no Tiny, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda e clique em Incluir pedido.

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A seguir, preencha os Dados do pedido e Adicione os itens dessa venda.

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Com os dados da venda preenchidos, clique em Salvar.

A utilização da cotação de fretes com a integração melhor envio é de forma opcional. Para utilizar, Instale a extensão Cotação de fretes em sua conta.
Caso opte por não utilizar, informe a forma de envio e frete nos seus pedidos no Tiny.

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É possível obter os prazos e preços para todas as formas de frete previamente cadastradas, assim verificando a Disponibilidade das modalidades de frete para o CEP de destino dos pedidos.

A cotação de frete é realizada através dos pedidos de venda. Para isso, Selecione as vendas e clique em Cotar fretes.

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A seguir, são listados os pedidos selecionados e os dados de embalagem dos produtos. Os dados da embalagem são carregados conforme os preenchidos no cadastro do produto, na seção Dimensões e peso.

Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, selecione o Tipo de embalagem para cada venda. Após isso, clique em Calcular.

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Agora, para cada venda são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Ao clicar em Marcar as formas de envio mais baratas, são selecionas as formas mais baratas para cada venda.

Ao clicar em Salvar, será atribuído a cada venda a forma de envio selecionada.

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Primeiramente, no módulo de Pedidos de venda é necessário Selecionar as vendas que deseja enviar para expedição e acessar o menu Mais ações e clicar em Enviar para expedição.

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Agora, para incluir uma expedição acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição.

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A seguir, adicione os objetos na expedição. Selecione a forma de envio → Marque os objetos e clique em Salvar.

Observação:

Algumas transportadoras solicitam a informação do valor declarado para os agrupamentos que serão enviados. Para fazer isso, acesse o objeto presente na expedição e clique em Editar, no campo Possui valor declarado selecione a opção Sim. Feito isso, será possível definir o valor no campo Valor declarado.
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Os pedidos são enviados para o Melhor Envio quando a expedição é concluída. Para isso, clique em Concluir expedição.

Observação:

Somente é possível enviar pedidos com mais de um volume caso os mesmos possuam as mesmas dimensões.
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Com os pedidos recebidos com sucesso no Melhor Envio, a situação da expedição é alterada para Concluída e os dados de rastreamento (código e url) são salvos no objeto.

Para imprimir todas as etiquetas da logística presentes na expedição, clique em Imprimir etiquetas do gateway logístico.

Se precisar imprimir a etiqueta de forma individual, acesse o Menu de contexto ao lado do número de identificação do objeto e clique na opção Imprimir etiquetas do gateway logístico

Observações:

  • Se o usuário que realizou a integração da loja com o Melhor Envio tenha crédito na sua Melhor Carteira, será realizada a geração da etiqueta e o pagamento se dará automaticamente com os créditos da carteira.
  • Caso Não tenha crédito na sua Melhor Carteira, o sistema informa que não foi possível continuar por falta de crédito, mas as etiquetas ficarão presentes no carrinho dentro da plataforma Melhor Envio, possibilitando o vendedor de continuar o processo e Pagar diretamente na plataforma.
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O objeto enviado ao Melhor Envio é Identificado com um marcador.

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O código de rastreio pode ser consultado através das vendas, acessando acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Localize a venda.

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Agora, clique sobre o Código de rastreio associado a venda. Assim, será direcionado para o link de rastreamento no Melhor Envios.

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A seguir, são exibidos os Dados de rastreamento do pedido.

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Havendo a necessidade de cancelar um pedido na logística, acesse o módulo Expedição e Clique sobre a expedição desejada.

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Agora, acesse o Menu de contexto ao lado do número de identificação do objeto e clique na opção Cancelar pedido no gateway logístico.

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Após Cancelar pedido no gateway logístico, o mesmo será cancelado no Melhor Envio, sendo assim removido o marcador de identificação.

Observação:

Após o cancelamento do pedido, os dados de rastreamento são automaticamente removidos do pedido e/ou nota fiscal.

Informações relacionadas

Caso seja necessário refazer alguma das suas etiquetas, por exemplo, se algum dado estiver incompleto ou inconsistente que não foi aceito pela transportadora, você precisa cancelar o pedido na logística e incluir uma nova expedição. As instruções para cancelar o pedido na logística estão disponíveis na ajuda Cancelar pedido na logística.

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