Ajuda do Tiny | Integração Rakuten Nexus | Tiny ERP
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Integração Tiny com a Rakuten Nexus

Fluxo

Inicie no Tiny

A

Acesse o TinyERP e clique em "Experimente agora".

Experimente o Tiny

B

Escolha o plano desejado e inicie seu cadastro clicando em "Experimentar agora".

Planos e Precos

C

Preencha os dados do cadastrais que são solicitados e na seção "Segmento de atuação", marque a opção e-commerce. Após isso, informe o "Login" e "Senha" e finalize a sua inscrição.

Cadastro no Tiny

D

Agora no Tiny, pode-se realizar as configurações iniciais da sua conta acessando em "Iniciar".

Bem vindo ao Tiny

E

Os primeiros passos servem para definir alguns pontos importantes sobre seu ramo de atividade, regime tributário, suas notas fiscais, impostos no geral. Para iniciar as configurações, clique sobre os tópicos dentro de "Primeiros passos".

Configuracao Inicial

F

Para configurar o e-commerce em sua conta, acesse o tópico "1 - Configurar meu e-commerce". Saiba como configurar seu e-commerce.

Configurar integração

Passo a passo

A

Para configurar sua loja virtual no Tiny, acesse a configuração de e-commerce, conforme os passos abaixo:

  1. Acesse o módulo de "Vendas".
  2. Configurações.
  3. Seção e-commerce.
  4. Integrações.

Configurações ecommerce

B

Para incluir o seu e-commerce, clique em "Incluir integração" 1.

Cada situação 2 indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Configurações

Observação:

Somente as integrações com a situação "Ativa" serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
C

Na aba "Integração" selecione "Rakuten Nexus" no campo "Integração" 1.

Abaixo, no campo "Nome" 2 informe o nome da sua loja.

Configurações Rakuten Nexus


Na seção "Autenticação", os campos 3 a serem preenchidos precisam ser verificados diretamente com a equipe da Rakuten Nexus.

Configurações Rakuten Nexus

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em "Testar configurações".
D

Em "Configurações", no campo "Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny" 1 ao selecionar a opção "Enviar saldo físico" sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.

Configurações Rakuten Nexus


Agora, na seção "Configurações adicionais" preencha os campos abaixo:

  1. Selecione entre "Sim" ou "Não" para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para a Rakuten Nexus.
  2. Escolha por importar o valor do frete na importação dos pedidos, caso deseje selecione a opção "Sim".
  3. Selecione com "Sim" para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba "Formas de recebimento".
  4. Selecione a opção "Automático ao autorizar a nota fiscal", assim sempre que a nota fiscal for atualizada o envio dos dados da NFe ao e-commerce será automático. As informações sobre envio de dados da NFe de forma "Manual", estão disponíveis na ajuda Enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual).
  5. Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de produtos e pedidos e do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.

Configurações Rakuten Nexus


Na seção "Configurações avançadas", é necessário informar:

  1. O local que será enviado os pedidos importados, entre as opções: "Pedidos de Venda" e "Notas Fiscais".
  2. Selecione a opção "Sim" para atualizar o "Código (SKU)" sempre que os produtos forem importados do e-commerce. Caso opte por não atualizar o "Código (SKU)", selecione a opção "Não".

Configurações Rakuten Nexus

E

Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba "Categorias" e na "Lupa" busque pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

Configurações

Atenção!

Você pode realizar o mapeamento de categorias dos produtos do Tiny com as correspondentes no e-commerce. Fazendo isto, os produtos serão enviados nas devidas categorias mapeadas.
F

Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Para realizar o mapeamento das situações, siga as instruções abaixo:

  1. Ao clicar em "Adicionar situações padrão", é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna "Código da situação no E-commerce".
  2. Em "Sequência das situações no Tiny" é apresentado um fluxo de situações dos pedidos.
  3. No campo "Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações" ao marcar a opção "Sim" será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido "Enviado" voltar para a situação "Preparando Envio".
  4. Na coluna "Situação no Tiny", realize o mapeamento das situações presentes no e-commerce com as correspondentes no Tiny.
  5. Para mapear novas situações, clique em "Adicionar mapeamento de situação".

Configurações e-commerce

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação "Em aberto".
G

Na aba "Formas de Recebimento", pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Para isso, realize as seguintes configurações:

  1. Informe o código da forma de recebimento no e-commerce.
  2. Selecione a forma de recebimento.
  3. Selecione o meio de recebimento.
  4. Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em "Adicionar forma de recebimento".

Configuração Formas de Recebimento

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
H

Na aba "Canais de venda" pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda.

Realize as seguintes configurações:

  1. Ao clicar em "Adicionar canais de venda padrão" será automaticamente realizado o mapeamento dos canais de venda.
  2. Caso precise adicionar novos canais de venda, clique em "Adicionar canal de venda".
  3. Se na seção "Configurações Adicionais", tenha selecionado a opção "Sim" no campo "Importar o valor do frete na importação dos pedidos", será possível escolher em quais canais de venda será importado o valor do frete, através do campo "Importar valor do frete nos pedidos deste canal".

Configuração Canais de Venda

Observação:

  • Ao importar os "Pedidos do e-commerce" para "Pedidos de Venda", é possível filtrar o pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro "Avançado", selecione a opção "E-commerce" e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no "Relatório de Vendas" também existe a possibilidade utilizar o filtro "Canal de venda".
I

Em "Formas de frete" pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para iniciar o mapeamento, realize as seguintes configurações:

  1. No campo "Código do e-commerce" informe o código da forma de frete no seu e-commerce.
  2. Ao lado, em "Forma de envio" selecione a forma de envio correspondente.
  3. Em "Forma de frete", selecione a forma de frete do serviço.
  4. Na opção "Adicionar mapeamento de formas de frete", é possível adicionar novos mapeamentos.

Configuração Forma Frete

J

Ao final, não esqueça de salvar as configurações.

Salvar

A

Para importar o seus pedidos presentes na Rakuten Nexus, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse o módulo de "Vendas".
  2. Pedidos do e-commerce.
  3. Selecione a loja virtual.
  4. Marque os pedidos que deseja importar.
  5. Clique em "Receber pedidos".

Importar Pedidos

Observação:

Caso o destino dos pedidos seja Notas Fiscais, os mesmos serão listados como Notas Fiscais prontas para serem faturadas. Para emitir e validar as notas, acesse Vendas → Notas Fiscais e envie-as para o SEFAZ (requer configuração prévia do certificado digital no Tiny). Saiba como configurar seu certificado digital.
B

Para marcar os pedidos como recebidos, realize os seguintes passos:

  1. Selecione os pedidos
  2. Clique em "Marcar como sincronizados"

Importar pedidos

A

A recepção inicial de produtos da sua loja para o Tiny pode ser realizada, conforme os passos abaixo:

  1. Acesse o módulo de "Cadastros".
  2. Cadastros de "Produtos".
  3. Clique em "Receber do e-commerce".

Importar produtos

B

A seguir, selecione a integração 1 para recepção dos seus produtos e clique em "Avançar" 2.

Importar produtos

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Preço de venda
  • Código do fornecedor
  • Preço promocional
  • Descrição complementar
  • Descrição completa da categoria principal no e-commerce
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
  • Estoque atual
  • Variações
C

Agora, marque os parâmetros referente a importação dos produtos. Na seção "Atualização de dados" 1, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em "Opções de importação" 2 marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção "Preenchimento automático" 3, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados. Ao final, clique em "Importar" 4.

Configurações e-commerce

Observações:

  1. A opção "Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce" refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
  2. Quanto as opções "Não atualizar dados dos produtos" e "Atualizar as imagens do produto no Tiny" estiverem marcadas juntas, serão importados para o Tiny apenas os produtos novos contendo as imagens. Para os produtos já existentes no Tiny não haverão atualizações de quaisquer campos, incluindo as imagens. Caso prefira não importar as imagens para produtos novos, desmarque a opção correspondente.
D

Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "Interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação "Interromper", é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Importar produtos

A

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para a plataforma Rakuten Nexus, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o módulo de "Cadastros".
  2. Cadastros de "Produtos".
  3. Marque os produtos que deseja enviar.
  4. Clique em "Enviar para o e-commerce".

Configurações Rakuten Nexus

Campos enviados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Preço de venda
  • Código do fornecedor
  • Preço promocional
  • Descrição complementar
  • Código da categoria principal no e-commerce
  • Peso bruto
  • GTIN
  • Estoque atual
  • Situação
  • Variações
  • Comprimento embalagem
  • Largura embalagem
  • Altura embalagem
  • Imagens

Informações relacionadas

A

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para "Pedidos de Venda" e realizado o "Mapeamento das situações". Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com a Rakuten Nexus.
B

Para sincronizar a situação dos pedidos, siga as instruções abaixo:

  1. Selecione os pedidos que já foram enviados.
  2. Clique em "Sincronizar situação".

Configurações e-commerce

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em "Situação no Tiny" corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
A

Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o módulo de "Cadastros".
  2. Cadastros de "Produtos".
  3. Selecione os produtos.
  4. Acesse a opção "Mais"
  5. Clique em "Enviar preços para o e-commerce".

Enviar precos

B

Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o menu de contexto do produto e clique em "Enviar preços para o e-commerce".

Enviar precos

A

Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o módulo de "Cadastros".
  2. Cadastros de "Produtos".
  3. Selecione os produtos.
  4. Acesse a opção "Mais"
  5. Clique em "Enviar estoque ao e-commerce".

Enviar estoque

B

Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o menu de contexto do produto e clique em "Enviar estoque ao e-commerce".

Enviar estoque

A

Para realizar ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, siga as instruções:

  1. Acesse o módulo de "Cadastros".
  2. Cadastros de "Produtos".
  3. Acesse a opção "Mais ações".
  4. Clique em "Reajustar preço dos produtos".

Configurações Rakuten Nexus

B

A seguir, utilize as opções de filtros 1 para listar os produtos desejos. Após isso, clique em "Listar produtos" 2.

Configurações Rakuten Nexus

C

Abaixo, são listados os produtos, clique em "Informar reajuste" 1.

Configurações Rakuten Nexus

D

Com os produtos listados, realize os seguintes passos:

  1. Selecione os produtos que deseja atualizar os preços.
  2. Adicione o novo preço em cada produto na coluna "Novo preço".
  3. Marque a opção "Atualizar preços no e-commerce" e selecione a integração correspondente.
  4. Clique em "Salvar".

Configurações Rakuten Nexus

Observação:

Outra forma de atualizar os preços dos produtos selecionados, é através do percentual de porcentagem na opção "Reajuste".
A

Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para Rakuten Nexus, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele "Correios" ou "Transportadora". O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

B

Ao acessar o módulo de "Expedição", siga os passos abaixo:

  1. Selecione a forma de envio "Correios".
  2. Acesse aba "Concluídas".
  3. Acesse o menu de contexto ao lado da expedição gerada.
  4. Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Configurações Rakuten Nexus

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, é enviado também o "Número" e "Série" da Nota Fiscal. Além disso, o status do pedido é alterado para "Enviado".
C

Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Rakuten Nexus.

Configurações Rakuten Nexus

O envio de dados da chave de acesso para Rakuten Nexus, pode ser realizado através do módulo de expedição.

Ao acessar o módulo de expedição, deve-se selecionar a visão por Pedidos 1 → Transportadora 2 → Acesse o menu de contexto ao lado número da expedição da venda 3 → Enviar chave de acesso para o e-commerce 4.

Configurações Rakuten Nexus

Observação:

É enviado o Número, Série e atualiza o status da venda para "Invoice". Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
A

Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status configurado.

Ao acessar o módulo de "Expedição", siga os passos abaixo:

  1. Selecione a forme de envio "Correios".
  2. Acesse aba "Concluídas".
  3. Acesse o menu de contexto ao lado da expedição gerada.
  4. Marcar pedidos como entregues.

Configurações Rakuten Nexus

B

Após isso, será adicionado na expedição, um marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Rakuten Nexus.

Configurações Rakuten Nexus

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
  • Após receber um pedido, é possível realizar o cadastro, do produto, no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
  • Se desejar, você pode realizar a importação através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.
  • Sempre que um pedido é recebido, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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