Integração Tiny com o ZapCommerce (beta)

Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos e produtos.

Fluxo

 Lembrete: Para realizar a integração com o ZapCommerce, é necessário abrir um chamado de suporte solicitando a liberação deste recurso. Para isso, acesse Menu → Suporte → Incluir chamado de suporte.

Passo a passo

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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione ZapCommerce no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, preencha o campo Integration Key API com o token presente no aplicativo ZapCommerce instalado em seu dispositivo móvel. Para saber como localizar, acesse a ajuda Integration Key API.

Atenção!

Após informar o Integration Key API, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações.
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Em Configurações, defina os seguintes campos abaixo:

Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Ao habilitar este campo, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosEscolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
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Na aba Gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.

  • Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
  • Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
  • Conforme lista de preços: para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.

Ao definir a regra como Conforme lista de preços, no campo Lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.

Ao definir a regra como Conforme regras de preço, siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.

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Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no botão buscar pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Observação:

Atualmente, somente os pedidos que constam com o pagamento aprovado são importados em sua conta no Tiny.

Para importar os pedidos presentes no ZapCommerce, acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que deseja importar e clique em Receber pedidos.

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Os produtos cadastrados em sua loja no ZapCommerce, podem ser recebidos no Tiny. Realize a recepção de produtos, acessando Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

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A seguir, selecione sua loja ZapCommerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Preço de venda
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Descrição complementar
  • Estoque atual
  • Código da categoria no e-commerce
  • Imagens
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Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.

Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque, Atualizar imagens.

Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.

Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Atenção!

Atualmente, não é possível realizar o envio de produtos com variações para o ZapCommerce.
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Para enviar apenas um produto para o ZapCommerce, acesse em Menu → Cadastros → Produtos.

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Agora, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar para o e-commerce.

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A seguir, no campo Plataforma selecione sua loja ZapCommerce. Após isso, clique em Avançar.

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Valide se o produto esta com as informações corretas para envio e clique em Enviar.

Campos enviados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Descrição complementar
  • Estoque atual
  • Código da categoria no e-commerce
  • Imagens

Observações:

  1. Os campos enviados, citados acima precisam estar preenchidos para que ocorra a sincronização com o e-commerce.
  2. No momento da configuração do seu e-commerce no Tiny, o mapeamento das categorias precisa ser realizado. As instruções para configurar o mapeamento das categorias, estão disponíveis em Configurar integração com o ZapCommerce - (Passo 5).

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para o ZapCommerce, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos que deseja enviar → Enviar para e-commerce.

Campos enviados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Descrição complementar
  • Estoque atual
  • Código da categoria no e-commerce
  • Imagens

Observações:

  1. Os campos enviados, citados acima precisam estar preenchidos para que ocorra a sincronização com o e-commerce.
  2. No momento da configuração do seu e-commerce no Tiny, o mapeamento das categorias precisa ser realizado. As instruções para configurar o mapeamento das categorias, estão disponíveis em Configurar integração com o ZapCommerce - (Passo 5).

Informações relacionadas

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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com o ZapCommerce.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
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Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos. Na lista que será exibida, selecione as integrações que deseja enviar a quantidade em estoque.

Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar a quantidade em estoque.

Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.

Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.

Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.

Primeiramente instale o aplicativo do ZapCommerce em seu dispositvo móvel e crie sua conta. Após isso, para localizar o Integration Key API, basta acessar as configurações do seu aplicativo.

Após localizar a chave, é necessário que informe na configuração da integração em sua conta no Tiny, no campo Integration Key API.

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o nome do cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Atualmente, não é possível realizar o envio de produtos com variações para o ZapCommerce.
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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