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Integração Tiny com o Shopify

Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos e produtos, além de sincronização de produtos e estoque.

Fluxo

Passo a passo

1

Entre nas configurações de e-commerce do Tiny em Vendas a → Configurações b → Aba E-commerce c → Plataformas d.

Configurações ecommerce

2

Agora, clique no botão "Incluir e-commerce" a para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações. As situações "Ativa e Inativa" são selecionadas no momento da configuração da integração com o e-commerce, exemplificadas no passo 3.

Configurações

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da plataforma foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as plataformas com a situação "Ativa" serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
3

Na aba "Integração", selecione a plataforma "Shopify" no campo "Plataforma de e-commerce" a. Abaixo, no campo "Nome" b informe o nome da sua loja.

Shopify

Na seção "Autenticação", preencha os campos abaixo:

Shopify

  • c Neste campo, informe a URL da sua loja virtual.
  • d Clique no botão "Logar no Shopify". Após logar na sua conta, você será redirecionado para o Tiny para concluir suas configurações.

Ao clicar em "Logar no Shopify" você será redirecionado para sua loja Shopify, solicitando sua confirmação para instalação do aplicativo. Para isso clique em "Install Tiny ERP".

Configurações Shopify


Após realizar a confirmação será exibida a tela abaixo:

Configurações Shopify

4

Em "Configurações", no campo "Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny" a ao selecionar a opção "Enviar saldo físico" sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.

Configurações Shopify


Agora, na seção "Configurações adicionais" preencha os campos abaixo:

Configurações Shopify

  • b Escolha por importar o valor do frete na importação dos pedidos, caso deseje selecione a opção "Sim".
  • c Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de produtos e pedidos e do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
  • d Selecione com "Sim" para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba "Formas de recebimento".
  • e Selecione entre "Sim" ou "Não" para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para o Shopify.
  • f Ao marcar como "Sim", o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as inicias maiúsculas em seu "Nome" e "Sobrenome".

Na seção "Configurações avançadas", preencha os seguintes campos abaixo:

Configurações shopify

  • g Selecione entre as opções "Sim" ou "Não", para enviar o número do pedido ou nota cadastrado no Tiny para o e-commerce no campo observação do pedido.
  • h Selecione a opção "Sim" para atualizar o "Código (SKU)" sempre que os produtos forem importados do e-commerce.
  • i Para enviar a descrição complementar dos produtos sempre que houver o envio de produtos do Tiny ao e-commerce, selecione a opção "Sim".
  • j Por padrão a informação deste campo é reconhecida como "company". Caso você não utilize esse campo em sua loja deixe em branco este campo.
  • k Selecione uma das opções para obter o endereço do contato na importação dos pedidos.
5

Todas as situações dos pedidos na plataforma e-commerce, podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny. Para realizar essa configuração, acesse a aba "Situações".

Ao clicar em "Adicionar situações padrão" a, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna "Código da situação na Plataforma". Ao lado em "Situação no Tiny" b, selecione a situação correspondente no Tiny.

Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar "Adicionar mapeamento de situação" c.

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação "Em aberto".

Configurações Shopify

6

Na aba "Formas de Recebimento", pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

No campo "Código no e-commerce" a informe o código da forma de recebimento na plataforma e ao lado no campo "Forma de recebimento" b selecione a opção correspondente. Em "Meio de recebimento" c selecione o meio de recebimento .

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em "Adicionar forma de recebimento" d.

Configuração Shopify

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
7

Ao final, não esqueça de salvar as configurações.

Configuração

Os pedidos realizados no Shopify serão listados em Vendas a → Pedidos do e-commerce b → Selecione a loja virtual c.

Vale lembrar que é possível filtrar d os pedidos por situação e por período. Após isso, selecione os pedidos e, clique em "Receber pedidos" f.

Importar pedidos

Observação

Os pedidos serão importados para o Tiny, em Pedidos de Venda ou Notas Fiscais, conforme a opção que selecionou no campo "Destino dos pedidos importados" na configuração do e-commerce no Tiny.
1

Os produtos cadastrados em sua conta no Shopify, podem ser recebidos no Tiny. Realize a recepção de produtos, acessando Cadastros a → Produtos b → Receber do e-commerce c.

Importar produtos
2

A seguir, selecione a "Plataforma" a para recepção dos seus produtos e clique em "Avançar" b.

Importar produtos

Segue abaixo, os campos que são importados:

  • Descrição
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Preço de custo
  • Descrição complementar
  • Código (SKU)
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
  • Estoque atual
  • Imagens
  • Variações
3

Agora, marque os parâmetros referente a importação dos produtos. Na seção "Atualização de dados" a, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em "Opções de importação" b marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção "Preenchimento automático" c, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados. Ao final, clique em "Importar" d.

Configurações e-commerce

Observações:

  1. A opção "Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce" refere-se a lista de preço seleciona na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
  2. Quando as opções "Não atualizar dados dos produtos" e "Atualizar as imagens do produto no Tiny" estiverem marcadas juntas, serão importados para o Tiny apenas os produtos novos contendo as imagens. Para os produtos já existentes no Tiny não haverão atualizações de quaisquer campos, incluindo as imagens. Caso prefira não importar as imagens para produtos novos, desmarque a opção correspondente.

Atenção!

A sincronização de estoque será realizada através do "ID Estoque" do depósito informado na configuração de e-commerce em sua conta no Tiny.

4

Se durante a importação dos produtos, ocorra algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "Interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação "Interromper", é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Importar produtos

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para a plataforma "Shopify" em Cadastros a → Produtos b → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda c → Enviar para e-commerce d.

Sincronizar produtos

Campos enviados:

  • Descrição
  • Código (SKU)
  • Descrição complementar
  • Tags
  • Linha de produto
  • Imagens
  • Variações
  • GTIN
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Estoque atual
  • Peso bruto

Atenção!

A sincronização de estoque será realizada na Shopify, através do "ID Estoque" do depósito informado na configuração de e-commerce em sua conta no Tiny.

Informações relacionadas

1

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para "Pedidos de Venda" e realizado o "Mapeamento das situações". Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com o Shopify.
2

Acesse Vendas a → Pedidos do e-commerce b → Selecione a loja virtual c → Marque os pedidos que já foram enviados d → Clique em "Sincronizar situação" e.

Configurações e-commerce

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em "Situação no Tiny" corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
1

Para vincular os códigos presente no Shopify aos produtos, acesse Cadastros a → Produtos b → Clique sobre o produto c e após isso, clique sobre o botão "Editar".

Vincular codigos

2

Na aba "E-commerce" → Seção Mapeamento com as plataformas a → Adicionar mapeamento b.

Vincular codigos

3

No campo "E-commerce" a selecione a loja, ao lado no campo "Identificador do produto no e-commerce" b informe o código do produto e no campo "Descrição" c preencha a descrição correspondente ao produto no e-commerce, ao lado em "Descrição complementar" d informe as informações adicionais do produto.

Por fim, clique em "Aplicar" e para salvar os mapeamentos realizados.

Vincular codigos

Observações:

  1. Caso o produto tenham mais que um código no e-commerce, deve-se mapear cada código individualmente.
  2. Os campos "Descrição" e "Descrição complementar" são considerados no momento do envio do produto ao e-commerce. Caso não informados, será utilizada a descrição do cadastro do produto.

Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce, acesse em Cadastros a → Produtos b → Selecione os produtos c → Mais d → Enviar estoque ao e-commerce e.

Enviar estoque

Atenção!

A sincronização de estoque será realizada na Shopify, através do "ID Estoque" do depósito informado na configuração de e-commerce em sua conta no Tiny.

A forma do frete informada no pedido da loja virtual pode ser considerada, na importação do mesmo para o Tiny. Para isso, realize a configuração em:

1

Vendas a → Configurações b → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Configurações de Serviços dos correios c.

Configurações Xtech

2

Na seção "Serviços dos Correios", acesse a forma de frete, clicando sobre a mesma.

Configurações Xtech

3

Agora em "Códigos no e-commerce", no campo "Código" a informe o código referente a essa forma de frete em sua loja virtual. Caso tenha a necessidade de adicionar mais códigos, acesse "Adicionar outro código" b, ao final salve os dados informados em "Salvar" c.

Configurações Xtech

1

Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para o Shopify, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele "Correios" ou "Transportadora". O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

2

Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios a → Aba Concluídas b → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce c.

Configurações Shopify

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, também é enviado a url de rastreamento e identificado o transportador.
3

Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para o Shopify.

Configurações Shopify

Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce, acesse em Cadastros a → Produtos b → Selecione os produtos c → Mais d → Enviar preços para o e-commerce e.

Enviar precos

1

Para realizar o ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse em Cadastros a → Produtos b → Clique em "Mais ações" → Reajustar preço dos produtos c.

Configurações Shopify

2

Utilize as opções de filtros a caso deseje, ou clique direto em "Listar produtos" b.

Configurações Shopify

3

Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em "Informar reajustes de preços".

Configurações Shopify

4

Selecione os produtos que deseja atualizar os preços a, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços, por reajuste de percentual b, ou adicione o novo preço em cada produto na coluna "Novo preço" c, marque a opção "Atualizar preços no e-commerce" e selecione a plataforma correspondente d, por fim clique em "Salvar" e.

Configurações Shopify

Para atualizar a sua integração com a Shopify, realize os seguintes passos:

1

Na seção "Autenticação", é necessário logar em sua conta Shopify através da opção "Logar novamente no Shopify" a. A seguir, será redirecionado para tela de login na Shopify.

Configurações Shopify

2

Após realizar o login em sua conta, será exibida a seção de "Permissões" a e a opção de instalar o aplicativo de integração "Instalar unilisted app" b.

Configurações Shopify

3

Ao instalar o aplicativo, voltará a tela de configurações do e-commerce no Tiny.

Configurações Shopify

Observação:

Caso não trabalhe com a atualização de estoque, siga direto ao passo "5".
4

Para configurar a atualização de estoque, acesse a aba "Configurações" e no campo "Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny" a, selecione a opção "Enviar saldo físico".

Abaixo, em "Id do Estoque na Shopify" b, será automaticamente preenchido com o ID de estoque padrão em sua conta na Shopify.

Configurações Shopify

Observação:

A sincronização de estoque será realizada na Shopify, através do "ID Estoque" informado no campo "Id do Estoque na Shopify".

Caso queria verificar o "ID de estoque" na Shopify, clique na área em destaque.

Configurações Shopify

5

Ao final, não esqueça de salvar as configurações.

Configurações Shopify

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
  • Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro, do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
  • Se desejar, você pode realizar a importação através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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