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Integração Tiny com a Rakuten Digital Commerce

Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos.

Fluxo

Passo a passo

1

Entre nas configurações de e-commerce do Tiny em Vendas a → Configurações b → Aba E-commerce c → Integrações d.

Configurações ecommerce

2

Agora, clique no botão "Incluir integração" a para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Configurações

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação "Ativa" serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
3

Na aba "Integração", selecione "Rakuten Digital Commerce" no campo "Integração" a. Abaixo, no campo "Nome" b informe o nome da sua loja.

Configurações Rakuten Digital Commerce

Na seção "Autenticação", preencha os campos abaixo:

Configurações Rakuten Digital Commerce

  • c Neste campo, informe a URL da sua loja virtual.
  • d Verifique com a plataforma da loja virtual o "Token A1" e insira neste campo.
  • e Verifique com a plataforma da loja virtual o "Token A2" e insira neste campo.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em "Testar configurações".
4

Em "Configurações", no campo "Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny" a ao selecionar a opção "Enviar saldo físico" sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.

Configurações Rakuten Digital Commerce


Agora, na seção "Configurações adicionais" preencha os campos abaixo:

Configurações Rakuten Digital Commerce

  • b Escolha por importar o valor do frete na importação dos pedidos, caso deseje selecione a opção "Sim".
  • c Selecione a lista de preços que será utilizada na importação de produtos e pedidos e do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
  • d Selecione com "Sim" para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba "Formas de recebimento".

Na seção "Configurações avançadas", no campo "Destino dos pedidos importados" e, escolha o local que será enviado os pedidos importados, entre as opções: "Pedidos de Venda" e "Notas Fiscais".

No campo "Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU)" f selecione a opção "Sim" para atualizar o "Código (SKU)" sempre que os produtos forem importados do e-commerce.

Configurações Fastcommerce

5

Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba "Categorias" e na "Lupa" busque pela categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

Configurações Rakuten EC


Atenção!

Você pode realizar o mapeamento de categorias dos produtos do Tiny com as correspondentes no e-commerce. Fazendo isto, os produtos serão enviados nas devidas categorias mapeadas.
6

Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em "Adicionar situações padrão" a, é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna "Código da situação no E-commerce". Abaixo, em "Sequência das situações no Tiny" b é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo "Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações" c ao marcar a opção "Sim" será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido "Enviado" voltar para a situação "Preparando Envio".

Em "Situação no Tiny" d, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar "Adicionar mapeamento de situação" e.

Configuração


Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação "Em aberto".
7

Na aba "Formas de Recebimento", pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Ao clicar em "Adicionar formas padrão" a, é adicionado as formas de recebimento do e-commerce. No campo "Meio de recebimento" b selecione o meio de recebimento para cada forma de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em "Adicionar forma de recebimento" c.

Configuração

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
8

Em "Canais de venda", pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda. Ao clicar em "Adicionar canais de venda padrão" a, será adicionado no campo "Canal de venda" b os canais de vendas vinculados o e-commerce.

Ao lado, no campo "Código do canal de venda no e-commerce" c é necessário que informe o código correspondente ao canal de venda selecionado.

Se no passo 4, tenha selecionado a opção "Sim" no campo "Importar o valor do frete na importação dos pedidos", será possível escolher em quais canais de venda será importado o valor do frete, através do campo "Importar valor do frete nos pedidos deste canal" d.

Para adicionar novos canais de vendas, clique em "Adicionar canal de venda" e.

Configuração

Observação:

Ao importar os "Pedidos do e-commerce" para "Pedidos de Venda", é possível filtrar o pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro "Avançado", selecione a opção "E-commerce" e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no "Relatório de Vendas" também existe a possibilidade utilizar o filtro "Canal de venda".
9

Em "Formas de frete" pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para isso, no campo "Código do e-commerce" a informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em "Forma de envio" b selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo "Forma Frete" c selecione a forma de frete do serviço.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em "Adicionar mapeamento de formas de frete" d.

Configuração

10

Ao final, não esqueça de salvar as configurações.

Configuração

1

A recepção inicial de produtos da sua loja para o Tiny pode ser realizada em Cadastros a → Produtos b → Receber do e-commerce c.

Receber produtos

2

A seguir, selecione a "E-commerce" a para recepção dos seus produtos e clique em "Avançar" b.

Importar produtos

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Código do fornecedor
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Descrição complementar
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
  • Estoque atual
  • Estoque mínimo
  • Variações
  • Descrição completa da categoria principal no e-commerce
3

Agora, marque os parâmetros referente a importação dos produtos. Na seção "Atualização de dados" a, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em "Opções de importação" b marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção "Preenchimento automático" c, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados. Ao final, clique em "Importar" d.

Configurações e-commerce

Observações:

  1. A opção "Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce" refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
  2. Quando as opções "Não atualizar dados dos produtos" e "Atualizar as imagens do produto no Tiny" estiverem marcadas juntas, serão importados para o Tiny apenas os produtos novos contendo as imagens. Para os produtos já existentes no Tiny não haverão atualizações de quaisquer campos, incluindo as imagens. Caso prefira não importar as imagens para produtos novos, desmarque a opção correspondente.
4

Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "Interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação "Interromper", é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Importar produtos

Para enviar produtos do Tiny para Rakuten Digital Commerce, acesse Cadastros a → Produtos b, marque o item que deseja enviar c, marcando a caixa de seleção na lateral esquerda do registro → Enviar para o e-commerce d.

Sincronizar produtos

Os campos enviados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Código do fornecedor
  • Descrição complementar
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Estoque atual
  • Estoque mínimo
  • Variações
  • Árvore da categoria
1

Acesse os pedidos do e-commerce em Vendas a → Pedidos do E-commerce b → selecione a integração c, a marcação d exemplifica as opções de filtragem de pedidos.

Ao marcar e os pedidos que deseja importar, clique no botão "Receber pedidos" f, os pedidos serão recebidos no Tiny ("Pedidos de Venda ou Notas Fiscais") conforme configurou.

Configurações Rakuten EC

2

Para marcar os pedidos como recebidos, pode ser realizada ao acessar selecionar os pedidos a → clique em "Marcar como sincronizados" b.

Importar pedidos

Informações relacionadas

1

Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para "Pedidos de Venda" e realizado o "Mapeamento das situações". Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com a Rakuten Digital Commerce.
2

Acesse Vendas a → Pedidos do e-commerce b → Selecione a loja virtual c → Marque os pedidos que já foram enviados d → Clique em "Sincronizar situação" e.

Configurações e-commerce

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em "Situação no Tiny" corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
1

Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Cadastros a → Produtos b → Selecione os produtos c → Mais d → Enviar estoque ao e-commerce e.

Enviar estoque

2

Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o menu de contexto do produto e clique em "Enviar estoque ao e-commerce".

Enviar estoque

1

Para realizar ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse em Cadastros a → Produtos b → Clique em "Mais ações" → Reajustar preço dos produtos c.

Configurações EzCommerce

2

Utilize as opções de filtros a caso deseje, ou clique direto em "Listar produtos" b.

Configurações EzCommerce

3

Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em "Informar reajuste".

Configurações EzCommerce

4

Selecione os produtos que deseja atualizar os preços a, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços, por reajuste de percentual b, ou adicione o novo preço em cada produto na coluna "Novo preço" c, marque a opção "Atualizar preços no e-commerce" e selecione a integração correspondente d, por fim clique em "Salvar" e.

Configurações EzCommerce

1

Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para a Rakuten Digital Commerce, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele "Correios" ou "Transportadora". O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

2

Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios a → Aba Concluídas b → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce c.

Configurações Rakuten Digital Commerce

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, é enviado também o "Número" e "Série" da Nota Fiscal, sendo que a Nota Fiscal deve estar autorizada no Sefaz para o envio das informações ocorrer com sucesso. O status do pedido na Rakuten Digital Commerce será alterado para "Despachado".
3

Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado.

Configurações Rakuten Digital Commerce

1

Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status "Entregue" na Rakuten Digital Commerce. Para isso, acesse Vendas a → Expedição b → Selecione a forma de envio Correios c → Aba Concluídas d → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue e.

Configurações Rakuten Digital Commerce

2

Após isso, será adicionado na expedição, um marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Rakuten Digital Commerce.

Configurações Rakuten EC

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
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