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Integração Tiny com o OpenCart

Integração desenvolvida pela equipe Tiny, possibilitando a importação dos pedidos incluídos na loja virtual OpenCart para o Tiny.
Essa integração também permite a importação de produtos, sincronização do cadastro de produtos entre a loja virtual e o Tiny e a atualização automática do estoque da loja virtual a partir de movimentações de estoque dos produtos realizadas no Tiny.

Fluxo

Passo a passo

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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione OpenCart no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, preencha os campos abaixo:

URL da lojaInforme a URL da sua loja virtual.
Usuário e SenhaEstes campos, precisam ser Verificados com o responsável da loja virtual.
Diretório de administração da sua loja OpenCartInforme o Diretório de administração da sua loja OpenCart.
Versão do OpenCart de sua lojaSelecione a Versão da plataforma OpenCart que está utilizando.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações.
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Em Configurações, no campo Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny ao selecionar a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.

Observação:

Referente ao campo Atualização de estoque na loja virtual a partir do Tiny, essa opção pode ser utilizada apenas se não forem usadas variações de produtos em sua loja virtual.

No campo, Depósito a ser considerado na integração escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos, Enviar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.

Agora, na seção Configurações adicionais preencha os campos abaixo:

Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Selecione entre Sim ou Não para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para OpenCart.
Importar valor do frete nos pedidos Selecione a opção Sim se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Importar forma de recebimento nos pedidosSelecione com Sim para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Lista de preços utilizada nos produtosSelecione a lista de preços que será utilizada na importação de produtos e pedidos e do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidosAo marcar como Sim, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.

Na seção Configurações avançadas, preencha os seguintes campos abaixo:

Destino dos pedidos importadosSelecione o destino dos pedidos importados, entre as opções: Pedidos de Venda e Notas Fiscais.
Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU)Selecione a opção Sim para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce.
Utilizar produtos com opções Selecione Sim ou Não se seus produtos possuem variações. Lembramos, que produtos com variações não é possível realizar a sincronização de estoques.
Campo código do produto no OpenCart Neste campo, selecione a opção de validação do código do produto no OpenCart, entre as opções: Modelo ou SKU.
Endereço de entrega/cobrança Selecione entre as opções: Usar dados do pedido de venda ou Usar dados do castrado do cliente para validação do Endereço de entrega/cobrança.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosAo selecionar a opção Sim na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
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Ao acessar a aba Campos personalizados pode-se mapear campos que serão importados na importação dos pedidos ou produtos. Para mapear os campos informe suas descrições do e-commerce.

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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao marcar a opção Sim será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Na aba Formas de recebimento pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Ao clicar em Adicionar formas padrão, será adicionado no campo Código no e-commerceo código das formas de pagamento presentes no e-commerce.

Ao lado, no campo Forma de recebimento selecione a forma de recebimento e defina o meio de recebimento para cada forma no campo Meio de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.

Atenção!

Para que a importação de informações do Pagar.me para o Tiny a partir da OpenCart seja possível, é necessário que atualize o arquivo tiny.api.php presente no diretório admin do servidor onde a sua loja virtual está hospedada.
Os links para download da nova versão da extensão são os seguintes: Recomendamos que antes de atualizar a extensão, você faça um backup da versão anterior do arquivo tiny.api.php da sua loja virtual.
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Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para isso, no campo Código do e-commerce informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Observações:

  • Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
  • Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Os pedidos realizados na OpenCart serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos, clique em Receber pedidos.

Observação

Os pedidos serão recebidos no Tiny, em Pedidos de Venda ou Notas Fiscais, conforme a opção que selecionou no campo Destino dos pedidos importados na configuração do e-commerce no Tiny.
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A recepção inicial de produtos da sua loja para o Tiny pode ser realizada em Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Segue abaixo, os campos que são importados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • NCM
  • Unidade
  • Estoque atual
  • Descrição completa da categoria principal no e-commerce
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
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Agora, marque os parâmetros referentes a importação dos produtos. Na seção Atualização de dados, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em Opções de importação marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção Preenchimento automático, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados. Ao final, clique em Importar.

Observações:

  1. A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
  2. Ao marcar a opção Não atualizar dados dos produtos no momento que receber os produtos do OpenCart, os produtos já existentes no Tiny não sofreram atualizações de quaisquer campos.
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para o OpenCart, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para e-commerce.

Os campos enviados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • GTIN
  • Estoque atual
  • Imagens
  • Situação
  • Descrição completa da categoria principal no e-commerce
  • Largura embalagem
  • Altura embalagem
  • Comprimento embalagem

Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.

Informações relacionadas

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Para vincular os códigos presentes no OpenCart aos produtos, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Clique sobre o produto e após isso, clique sobre o botão Editar.

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Agora, na aba E-commerce → Seção Mapeamento com os e-commerces, clique em Adicionar mapeamento.

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No campo E-commerce selecione a loja, ao lado no campo Identificador do produto no e-commerce informe o código do produto e no campo Descrição preencha a descrição correspondente ao produto no e-commerce, ao lado em Descrição complementar informe as informações adicionais do produto.

Por fim, clique em Aplicar para salvar os mapeamentos realizados.

Observações:

  1. Caso o produto tenha mais que um código no e-commerce, deve-se mapear cada código individualmente.
  2. Os campos Descrição e Descrição complementar são considerados no momento do envio do produto ao e-commerce. Caso não informados, será utilizada a descrição do cadastro do produto.
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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

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Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para "Pedidos de venda" e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com o OpenCart.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
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Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para o OpenCart, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, é enviado também a Chave de acesso da Nota Fiscal e a Data de emissão, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Atenção!

Para enviar o código de rastreio para o Opencart, é necessário que atualize o arquivo tiny.api.php presente no diretório admin do servidor onde a sua loja virtual está hospedada.
Os links para download da nova versão da extensão são os seguintes: Recomendamos que antes de atualizar a extensão, você faça um backup da versão anterior do arquivo tiny.api.php da sua loja virtual.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado ao OpenCart.

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Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue no OpenCart. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.

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Após isso, será adicionado na expedição um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no OpenCart.

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Primeiramente, acesse o painel administrativo da Frenet com seu Usuário e Senha.

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Agora, no menu lateral, acesse a opção Transportadoras. A seguir, serão listadas todas as transportadoras possíveis de serem integradas. As transportadoras que já integrou com seu e-commerce são identificadas pelo marcador em destaque, conforme imagem abaixo:

Frenet

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Para localizar código do serviço da transportadoras para mapear a forma de frete no Tiny, é necessário acessar a transportadora desejada.

Frenet

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A lista de serviços de entrega exibe os serviços disponíveis e os quais já possui integração ativa. Para mapear a forma de frete no Tiny é necessário que informe o Código do serviço, conforme imagem abaixo:

Frenet

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O próximo passo, é acessar a configuração do e-commerce em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações e clique sobre a sua Integração.

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Na aba Formas de frete o mapeamento será realizado diretamente pela transportada. Clique em Adicionar mapeamento de frete.

Agora, no campo Código no e-commerce informe o código localizado na Frente, conforme o Passo 4. Ao lado, em Forma de envio selecione a forma de frete, caso ainda não tenha cadastrada será necessário incluir uma forma de envio. A Forma de frete é selecionada conforme cadastrou a forma de envio.

Frenet

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Ao finalizar o mapeamento da forma de frete, clique em Salvar.

No momento, a integração com a OpenCart pode ser realizada nas seguintes versões:

  • 2.0.0 e superiores
  • 1.5.6
  • 1.5.5
  • 1.5.4
  • 1.5.3
  • 1.5.2
  • 1.5.1
Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
  • Se utilizadas variações em sua loja virtual, é possível trabalhar com a importação de pedidos e produtos do OpenCart para o Tiny, não sendo possível realizar a sincronização de produto ou atualização do estoque do Tiny para o OpenCart.
  • Quando a integração estiver configurada para utilizar produtos com opções, ao importar produtos ou pedidos da loja virtual para o Tiny, são considerados os produtos com seus detalhes, não o produto base.
  • É permitido que o usuário defina se o código do produto será obtido a partir do campo Model ou SKU.
  • Descontos concedidos e frete são importados dos pedidos do OpenCart para o Tiny.

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