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Integração Tiny com o Olist

Fluxo

Pré-requisitos

Veja abaixo o que é necessário para começar a vender no Olist:

  • Ter empresa aberta e regularizada.
  • Emitir Nota Fiscal Eletrônica em formato XML, em nome do consumidor final.
  • Possuir conta de pessoa jurídica.
  • Possuir código de barras (GTIN/EAN) para os produtos/kits que forem publicados.
  • Produtos devem ter a descrição complementar com no mínimo 80 caracteres.
  • Produtos a pronta entrega para envio (não aceitamos dropshipping).
  • Mínimo: 2cm de altura, 11cm de largura, 16cm de comprimento.
  • Máximo: 105cm de altura, 105cm de largura, 105cm de comprimento. A soma das três não pode passar de 2 metros.
  • Peso máximo de 30kg.
  • Produtos usados
  • Produtos roubados
  • Produtos novos frutos de carga roubada ou furtada
  • Produtos falsificados
  • Produtos remanufaturados
  • Produtos remanufaturados vendidos como novos
  • Produtos adulterados
  • Produtos a granel
  • Produtos personalizados
  • Produtos vendidos e entregues sem Nota Fiscal
  • Produtos vendidos e entregues com Nota Fiscal adulterada, falsificada ou referentes a produtos diferentes aos vendidos
  • Produtos que demandem licenças e autorizações sem as devidas licenças e autorizações
  • Produtos ou acessórios relacionados ao consumo de substâncias ilegais
  • Produtos ofensivos e discriminatórios
  • Tabaco e produtos relacionados
  • Celulares e produtos de telefonia em desacordo com a lei
  • Armamentos, munições e material explosivo
  • Máquinas sem equipamentos de segurança
  • Narcóticos e substâncias proibidas
  • Propriedade roubada/furtada
  • Ossos, órgãos e membros humanos
  • Flora, fauna e derivados
  • Fogos de artifício
  • Produtos e serviços financeiros
  • Passagens aéreas, milhas ou pontos de companhias aéreas e pacotes turísticos
  • Listas de e-mail e base de dados pessoais
  • Produtos ou serviços para adultos e roupa íntima usada
  • Violência e discriminação
  • Decodificadores e antenas
  • Produtos que violem as leis sobre Propriedade Intelectual
  • Documentos legais e pessoais
  • Patrimônio histórico, cultural, arqueológico e paleontológico
  • Programas ou serviços para hackear dispositivos eletrônicos
  • Loterias e rifas
  • Anúncios com finalidade diferente a venda de um produto
  • Produtos que dependem de homologação/ aprovação de órgãos governamentais
  • Produtos para veículos que infrinjam leis vigentes
  • Inseticidas
  • Entradas para espetáculos
  • Cerol
  • Transferidor de gás
  • Purificador de água
  • Livros em formato intangível
  • Produtos Inflamáveis

Mais informações para iniciar suas vendas no Olist, acesse Quero vender no Olist

Passo a passo

1

Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

2

Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione Olist no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, clique no botão Logar no Olist. Após logar na sua conta, você será redirecionado para o Tiny para concluir suas configurações.

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Em Configurações, preencha os campos abaixo:

Regra de utilização de preços para o e-commerceDefina se os preços para importação e envio de produtos considerarão a Lista de preços configurada e selecionada no campo abaixo Lista de preços utilizada nos produtos ou se os preços respeitarão os valores informados nos Anúncios dos produtos. Independente da regra selecionada, no momento de enviar o produto ao e-commerce, poderá selecionar se deseja enviar o preço do Produto ou a opção configurada.
Lista de preços utilizada nos produtosSelecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Importar valor do frete nos pedidosSelecione a opção Sim se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Importar forma de recebimento nos pedidosSelecione com Sim para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. As configurações das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidosAo marcar como Sim, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.
Atualizar estoque na loja virtual a partir do TinyAo selecionar a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.
Depósito a ser considerado na integraçãoEscolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos, Enviar produtos e Enviar estoque.
Ao importar produtosEscolha como armazenar as imagens dos produtos no momento da importação no Tiny, sendo possível selecionar para Importar imagens como anexos ou Apenas importar a URL externa das imagens.

Observação:

Referente ao campo Depósito a ser considerado na integração, o mesmo será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.

Na seção Configurações adicionais, configure os seguintes campos:

Sincronização automática de pedidosAo selecionar como Sim utilizará o processo de OMS na importação dos seus pedidos. Para conhecer essa funcionalidade, acesse a ajuda Gerenciador de Pedidos (OMS).
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosAo selecionar como Sim, o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda na importação dos pedidos, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.
Natureza de operação de vendaSelecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.
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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao marcar a opção Sim será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
6

Na aba Formas de Recebimento, pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

No campo Código no e-commerce informe o código da forma de recebimento na plataforma e ao lado no campo Forma de recebimento selecione a opção correspondente. Em Meio de recebimento selecione o meio de recebimento.

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento.

Observação:

Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
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Em Canais de venda, pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda. Ao clicar em Adicionar canais de venda padrão, serão adicionados no campo Canal de venda os canais de vendas vinculados ao e-commerce.

Ao lado, no campo Código do canal de venda no e-commerce é necessário que informe o código correspondente ao canal de venda selecionado.

Se no passo 4, tenha selecionado a opção Sim no campo Importar o valor do frete na importação dos pedidos, será possível escolher em quais canais de venda será importado o valor do frete, através do campo Importar valor do frete nos pedidos deste canal.

Para adicionar novos canais de vendas, clique em Adicionar canal de venda.

Observação:

Ao importar os Pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda, é possível filtrar o pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro Avançado. Selecione a opção E-commerce e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no Relatório de Vendas também existe a possibilidade utilizar o filtro Canal de venda.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Observação:

Ao clicar Salvar será criada automaticamente a Forma de envio com o nome Olist.

Os pedidos realizados no Olist serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce e acesse a Aba da loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.

1

Atenção!

A recepção de produtos do e-commerce só irá importar produtos com a situação Enviado.

Os produtos cadastrados em sua loja virtual, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

2

A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Marca
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
  • Descrição complementar
  • Estoque atual
  • Imagens
  • Variações
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
3

Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.

Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto, Atualizar preço do produto, Atualizar o estoque, Atualizar imagens.

Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.

Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.

Observação:

A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "Interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Atenção!

Os produtos com variações precisam estar no padrão de estrutura do Tiny para serem importados. No Olist, verifique se os produtos com variações seguem o exemplo: Camiseta - Azul - GG (Nome do produto pai - Variação 1 - Variação 2).
1

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para o Olist, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.

Campos exportados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • Marca
  • GTIN
  • Descrição complementar
  • Estoque atual
  • Largura embalagem
  • Altura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Imagens
  • Variações

Observações:

  1. Os campos enviados citados acima precisam estar preenchidos para que ocorra a sincronização com o e-commerce.
  2. Para enviar as dimensões dos produtos, é necessário ter instalada em sua conta a extensão Embalagens e ter uma embalagem definida no cadastro de produto. Saiba como trabalhar com embalagens.
2

A seguir, no campo Plataforma, selecione a opção Olist. Para atualizar o estoque do produto, marque a opção Atualizar estoque no e-commerce.

Agora, clique em Avançar para prosseguir com o envios dos produtos.

3

Agora, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: Identificador no Olist, Descrição, Código (SKU), Preço, Preço promocional e Estoque.

Clique em Enviar para concluir o envio dos produtos para o Olist.

4

O envio de produtos com sucesso, representa que os mesmos foram enviados ao Olist e estão Aguardando o retorno do processamento.

Envio Produtos Olist

Ao acessar o cadastro dos produtos enviados, na aba E-commerce é possível verificar a situação do envio e se houve algum retorno de erro.

Envio Produtos Olist

5

Para verificar a Situação dos produtos no Olist, acesse o painel administrativo em Produtos → Meus Produtos.

Envio Produtos Olist

6

No Tiny, para Corrigir algum produto que foi sinalizado com Erro, clique sobre a Identificação do processamento.

Envio Produtos Olist

Agora, clique sobre o marcador Erro e verifique qual correção precisa ser realizada. Após corrigir, Envie o produto novamente ao Olist.

Envio Produtos Olist

7

Ao acessar novamente o cadastro do produto, na aba E-commerce e Verificar a identificação do mapeamento, quando não houver a descrição em processamento e a sinalização estiver com a cor Verde, significa que o produto foi Enviado e Processado com Sucesso no Olist.

Envio Produtos Olist

Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.

Informações relacionadas

As instruções para configurar a forma de envio Olist, encontram-se na ajuda Forma de Envio Olist.

Os dados da nota fiscal são enviados automaticamente ao Olist. Mesmo assim, poderá repetir esta operação e enviar manualmente através dos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.

1

Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.

2

Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

Será enviado o link do XML da NFe e a situação do pedido no Olist é alterado para Faturado, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.

Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.

Observação:

Será enviado o link do XML da NFe e a situação do pedido no Olist é alterado para Faturado, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
1

Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

2

Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

1

Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

2

Agora no campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio dos preços. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.

Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio dos preços, clique em Enviar.

1

Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

2

No campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio do preço. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar o preço desse produto.

Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio do preço, clique em Enviar.

Receber pedidos
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.

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