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Integração Tiny com o Magento

A integração do Tiny com o Magento permite que pedidos realizados no Magento sejam automaticamente importados em sua conta no Tiny.
Permite agilidade na emissão de notas fiscais e no controle de estoques.

Fluxo

Passo a passo

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Acesse o Painel de administração da sua loja Magento.

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No menu System, opção WebServices, deve ser criado um papel (Role ou SOAP/XML-RPC - Roles).

Configurações Magento


Na tela a seguir, acesse Add new role para criar o papel que deve ser vinculado ao usuário.

Configurações Magento


No campo Role Name, informe a descrição. Abaixo, deve-se informar a senha do administrador e após salve no botão Save role.

Configurações Magento


Agora em Role resources, atribua todas as funções no campo Resource Access. Após isso salve em Save role.

Configurações Magento

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Ainda no painel de administração da sua loja Magento. Para criar o usuário, acesse menu System, opção WebServices, deve ser criado um usuário (Users ou SOAP/XML-RPC - Users).

Configurações Magento


A seguir, acesse no botão Add New User, para incluir o usuário.

Configurações Magento


Preencha os Dados referentes ao usuário e após salve no botão Save User.

Configurações Magento

Observações:

  1. Current Admin Password: deve informar a senha do administrador do painel de administração da sua loja Magento.
  2. API Key: informe a senha de acesso ao usuário que esta cadastrando.
  3. API Key Confirmation: repita a senha do usuário informada no campo "API Key".

Após ter salvo o usuário, deve vincular o mesmo ao papel de administrar, realizado no Passo 2. Para isso, acesse User role e marque a opção Admin e salve em Save User.

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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.

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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.

Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.

Cada situação indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Observação:

Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração, selecione Magento no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.

Na seção Autenticação, preencha os campos abaixo:

URL da loja Neste campo, informe a URL da sua loja virtual.
VersãoSelecione a versão da sua plataforma Magento, entre as versões: 1.0 ou 2.0.
Usuário e Senha Os campos Usuário e Senha, precisam ser verificados com o desenvolvedor da loja virtual.

Atenção!

Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações.
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Em Configurações, no campo Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny ao selecionar a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual.

No campo, Depósito a ser considerado na integração escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido, Importar produtos, Enviar produtos e Enviar estoque.

Observação:

O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.

Agora, na seção Configurações adicionais preencha os campos abaixo:

Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Selecione entre Sim ou Não para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para Magento.
Importar valor do frete nos pedidos Selecione a opção Sim se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos.
Importar forma de recebimento nos pedidosSelecione com Sim para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento.
Lista de preços utilizada nos produtosSelecione a lista de preços que será utilizada na importação de produtos e pedidos e do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Envio de dados da NFeSelecione a opção Automático ao autorizar a nota fiscal, assim sempre que a nota fiscal for atualizada o envio dos dados da NFe ao e-commerce será automático. As informações sobre envio de dados da NFe de forma Manual, estão disponíveis na ajuda Enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual).
Layout da mensagem do envio de dados da NFeNa caixa de texto pode configurar a mensagem do envio de dados da NFe.
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidosAo marcar como Sim, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome.

Observação

Referente ao campo Envio de dados da NFe, é enviado ao Magento a Chave de acesso, Número da nota e a Data de emissão da NFe.

Na seção Configurações avançadas, preencha os seguintes campos abaixo:

Destino dos pedidos importadosEscolha o local que será enviado os pedidos importados, entre as opções: Pedidos de Venda e Notas Fiscais.
Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU)Selecione a opção Sim para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce.
Inclui observação no pedido do Magento com o número da nota fiscal ou vendaAo marcar este campo com a opção Sim será incluído na obervação do pedido no Magento o número da Nota Fiscal ou venda.
Importar transportadora ou forma de freteSe desejar importar a forma de frete ou transportadora que foi informado no pedido do e-commerce, selecione a opção Sim.
Importar campo Shipping_description comoSelecione entre as opções Transportadora ou Transportadora + Prazo de entrega.
Produto sempre em estoque no MagentoCaso marque a opção Não, quando enviar produtos pro e-commerce ou sincronizar estoque e o produto estiver com estoque zerado no Tiny, no e-commerce o produto aparecerá como Indisponível.
Importar campo COMPANY quando cliente for pessoa jurídicaAo marcar a opção Sim, quando o cliente for pessoa jurídica, será importado o conteúdo do campo company, se não, serão importados os campos firstname e lastname.
Shipping Carrier para envio de código de rastreioPara poder enviar o código de rastreio do Tiny para a loja virtual, é necessário que esse campo esteja preenchido. Esta informação é obtida no campo Shipping Carrier da sua loja virtual.
Estoque mínimoAo enviar produtos para o e-commerce, se o produto estiver com o campo Estoque mínimo preenchido no Tiny, é possível escolher em qual campo será exportada essa informação, para isso selecione entre as opções min_qty, notify_stock_qty ou Não enviar.
Enviar categoria na atualização do produto Selecione como Sim este campo e será enviada a categoria do produto quando realizar a atualização dos produtos já existentes no e-commerce.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidosAo selecionar a opção Sim na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce.

Observação:

A opção Verifique as opções disponíveis na sua loja aqui encontra-se disponível ao usuários da versão 1.0 do Magento que podem verificar as opções disponíveis na sua loja, assim auxiliando no preenchimento do campo Shipping Carrier para envio de código de rastreio.
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Ao acessar a aba Campos personalizados pode-se mapear campos que serão importados na importação dos pedidos ou produtos. Para mapear os campos informe suas descrições do e-commerce.

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Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no campo Código da categoria no E-commerce informar o código correspondente da categoria no e-commerce.

Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.

As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto - (Passo 3).

Atenção!

Você pode realizar o mapeamento de categorias dos produtos do Tiny com as correspondentes no e-commerce. Fazendo isto, os produtos serão enviados nas devidas categorias mapeadas.
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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.

Ao clicar em Adicionar situações padrão, são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao marcar a opção Sim será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.

Em Situação no Tiny, selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

Observação:

Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
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Em Situações personalizadas, pode-se adicionar filtros personalizados que serão exibidos na listagem dos pedidos do e-commerce, além dos status padrões, que já são preenchidos automaticamente.

Para adicionar novos filtros preencha os campos Código da Situação, Descrição da Situação e confirme a inclusão do filtro personalizado.

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Na aba Formas de Recebimento, pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações da sua loja virtual.

Ao clicar em Adicionar formas padrão, é adicionado as formas de recebimento Cartão de Crédito e Boleto. Será necessário que no campo Meio de recebimento selecione o meio de recebimento para cada forma.

Caso deseje buscar as formas de recebimento que possui cadastradas em sua Loja Virtual, clique em Obter formas do e-commerce. Após isso, selecione a forma de recebimento e o meio de recebimento para cada Código na plataforma.

Observação:

Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento. Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
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Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.

Para isso, no campo Código do e-commerce informe o código da forma de frete no seu e-commerce. Após isso, em Forma de envio selecione a forma de envio correspondente. Ao lado, no campo Forma Frete selecione a forma de frete do serviço.

Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar mapeamento de formas de frete.

Atenção!

Para preencher o campo Códigos do e-commerce, é necessário verificar as configurações na sua loja Magento, a informação que consta no campo shipping_method.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.

Os pedidos realizados no Magento serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.

Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.

Observação

Os pedidos serão importados para o Tiny, em Pedidos de Venda ou Notas Fiscais, conforme a opção que selecionou no campo Destino dos pedidos importados na configuração do e-commerce no Tiny.
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Os produtos cadastrados em sua loja virtual, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.

Os campos importados são:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • NCM
  • GTIN
  • GTIN Embalagem
  • Código da categoria no e-commerce
  • Estoque atual
  • Imagens
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem

Atenção!

Ao realizar a importação de produtos do Magento, a estrutura não é importada, sendo importado apenas o produto principal.
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Agora, marque os parâmetros referentes a importação dos produtos. Na seção Atualização de dados, selecione a opção referente aos dados que serão atualizados, em Opções de importação marque as opções sobre dados do e-commerce.

Na seção Preenchimento automático, pode-se preencher os campos com informação padrão que será atribuída aos produtos importados. Ao final, clique em Importar.

Observações:

  1. A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
  2. Quando as opções Não atualizar dados dos produtos e Atualizar as imagens do produto no Tiny estiverem marcadas juntas, serão importados para o Tiny apenas os produtos novos contendo as imagens. Para os produtos já existentes no Tiny não haverão atualizações de quaisquer campos, incluindo as imagens. Caso prefira não importar as imagens para produtos novos, desmarque a opção correspondente.
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Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para o Magento, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para e-commerce.

Campos enviados:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Estoque atual
  • Estoque mínimo
  • NCM
  • GTIN
  • Código da categoria principal no e-commerce
  • Imagens
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem

Observações:

  • A categoria do produto, só será enviada ao Magento se o produto selecionado for um produto novo.
  • As configurações adicionais dos produtos que estão sendo sincronizados, que foram realizadas através da interface de administração da sua loja, serão sobrescritas pelas configurações atuais destes produtos em sua conta no Tiny.

Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.

Informações relacionadas

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Atenção!

Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com o Magento.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.

Observação:

Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
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Para vincular os códigos presentes no Magento aos produtos, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Clique sobre o produto e após isso, clique sobre o botão Editar.

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Agora, na aba E-commerce → Seção Mapeamento com os e-commerces, clique em Adicionar mapeamento.

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No campo E-commerce selecione a loja, ao lado no campo Identificador do produto no e-commerce informe o código do produto e no campo Descrição preencha a descrição correspondente ao produto no e-commerce, ao lado em Descrição complementar informe as informações adicionais do produto.

Por fim, clique em Aplicar para salvar os mapeamentos realizados.

Observações:

  1. Caso o produto tenha mais que um código no e-commerce, deve-se mapear cada código individualmente.
  2. Os campos Descrição e Descrição complementar são considerados no momento do envio do produto ao e-commerce. Caso não informados, será utilizada a descrição do cadastro do produto.
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Para realizar os ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Reajustar preço dos produtos.

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Utilize as opções de Filtros caso deseje, ou clique direto em Listar produtos.

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Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em Informar reajuste.

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Selecione os produtos que deseja atualizar os preços, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços, por reajuste de Percentual, ou adicione o novo preço em cada produto na coluna Novo preço, marque a opção Atualizar preços no e-commerce e selecione a integração correspondente, por fim clique em Salvar.

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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.

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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.

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Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

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Atenção!

Para enviar o código de rastreamento para o Magento, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.

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Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios/Transportadora → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.

Observação:

Ao enviar o código de rastreio, também é enviada a forma de frete ao e-commerce.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para o Magento.

O envio de dados da chave de acesso para o Magento, pode ser realizado através do módulo de expedição.

Ao acessar o módulo de expedição, deve-se selecionar a visão por Pedidos → Transportadora → Acesse o menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar chave de acesso para o e-commerce.

Observação:

É enviada somente a Chave de acesso ao Magento, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz para o envio das informações ocorrer com sucesso.
  • A opção de utilizar o módulo Magento Connect, permite que a integração seja automática dos pedidos, quando os mesmos são incluídos ou faturados na loja virtual.
  • O sistema permite que você instale em sua loja Magento o módulo disponibilizado no Magento Connect e/ou na tela de configuração da integração da sua conta no Tiny com o Magento (Vendas > Configurações > E-commerce > Integrações > Incluir integração > Magento).
  • Nesse modelo, você pode configurar o módulo instalado em sua loja virtual para que a venda seja exportada diretamente para a sua conta no Tiny no momento em que o cliente finalizar a compra em sua loja virtual ou no momento em que você gerar a fatura/invoice da venda em sua loja virtual.
Receber pedidosImportação dos pedidos em aberto
Receber produtos
Enviar produtos
Receber clientesAo importar um pedido o cliente é automaticamente importado no Tiny
Enviar estoque
Enviar preços
Sincronizar situação
OMS
  • Sempre que um pedido é importado, o cliente, automaticamente, é cadastro em Cadastros → Clientes e fornecedores.
  • Para variações no Magento, apenas é realizada a importação (Magento para Tiny) como um produto simples e não sendo possível realizar a sincronização de variações (Tiny para Magento).
  • Ao importar o desconto do Magento, não será considerado o segmento de cliente cadastrado no Tiny.
  • O Tiny utiliza a forma de frete indicada na loja virtual para gerar o código de rastreio das vendas importadas.

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