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Vendas

O módulo de vendas permite que se acompanhe e execute todo o fluxo de uma venda, que pode iniciar através de uma prospecção e sucessivas negociações no CRM, passando por uma proposta, pedido aprovado, emissão da nota fiscal e produtos expedidos.

Para vendas a partir da sua loja virtual, após configurada a integração do e-commerce no Tiny, os pedidos são importados automaticamente e as notas podem ser emitidas e a expedição realizada, integrada ao sistema dos Correios.

Itens do módulo de vendas

Configurações

Relatórios

Perguntas frequentes

    1
    Adquirir um Certificado Digital

    A Nota Fiscal Eletrônica é um arquivo digital e, para que tenha validade junto a Secretaria da Fazenda, ele deve ser “assinado eletronicamente”. A assinatura digital é a garantia da autenticidade do arquivo eletrônico da nota fiscal, e prova que foi sua empresa que fez o envio da NFe para o portal. O certificado digital vai permitir que o sistema consiga “assinar eletronicamente” o arquivo da NFe.

    Tipos de certificado digital
    Um certificado Digital pode vir em arquivo (A1), cartão ou em token (A3).
    Se o certificado for em arquivo, normalmente baixado da Internet no site da Entidade Certificadora, ele poderá ser armazenado de forma segura em nossos servidores, permitindo que seja utilizado por vários computadores.

    Unidades certificadoras
    O Certificado deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo conter o CNPJ do estabelecimento ou de sua matriz.

    2
    Instalar os drivers do leitor de Certificado Digital apenas para certificado A3

    Para certificados do tipo A3 (cartão ou token) é necessário a instalação de bibliotecas para comunicação do certificado com o dispositivo de leitura. Você deverá fazer o downlod dos drivers do dispositivo de autenticação junto ao site do emissor do certificado digital.

    3
    Credenciamento junto à Secretaria da Fazenda do seu estado

    Além do certificado digital, você precisa fazer o credenciamento junto à Secretaria da Fazenda do seu estado. Sugerimos que você faça este processo em conjunto com seu contabilista, pois ele é a pessoa qualificada para este tipo de operação.

    Escolha a modalidade de credenciamento como “Em homologação”, significa que ainda não serão enviadas notas oficialmente, e sim em modo de teste – isso será feito em um primeiro momento até você entender como emitir NFe pelo sistema.

    Verifique lista completa dos links para o SEFAZ do seu estado para fazer o credenciamento

    4
    Realizar as configurações no Tiny

    • Configurar o certificado digital

      Para acessar as configurações do certificado digital, acesse Início → Configurações → Aba Vendas → Configuração do certificado digital.

      Certificado digital
    • Escolher o tipo de certificado

      • A1 – Arquivo para certificados em arquivo (pendrive ou gravados no disco rígido) ou A3 – Cartão para certificados em cartão com leitoras ou ainda A3 - tokens.
      • Para a opção A1 – Arquivo , é solicitado o Caminho para o Certificado . Use o botão procurar para localizar o seu certificado no local onde você gravou ele no seu computador.
      • Para a opção A3 – Cartão deve-se assegurar que o software do driver da leitora de cartões esteja instalado. Se você tiver dúvida em relação a sua leitora de cartões, verifique no Manual "Passos iniciais para emissão de nfe", os "Dispositivos de Autenticação".
      • Para a opção A3 – Token ou driver correspondente ao token também deve estar instalado. Para configurá-lo, é necessário selecionar o modelo do token.
      • Para testar o certificado preencha o campo Senha do certificado digital e clique no botão Testar certificado para verificar se a sua configuração está correta. Se tudo estiver correto, será exibido uma mensagem de sucesso, como na tela acima. Após testar o certificado teste a comunicação clicando no botão Testar ambiente. OBS: Não esqueça de salvar a sua configuração.
    • Escolher o tipo de ambiente
      Para escolher o tipo de ambiente você deve acessar as configurações da nota fiscal, acesse Início → Configurações → Aba Vendas → Configuração da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).
      Por padrão o ambiente é o de Homologação, ou seja, utilizado para emitir NFe's no ambiente de testes do SEFAZ. Quando estiver tudo certo, mude para o ambiente de Produção.
      Ambiente
Duplicidade de NFe com diferença na chave de acesso

Quando esta mensagem de erro for exibida, isto significa que já foi utilizada esta numeração para emissão de outra NFe. Podem ter ocorrido três situações:

  1. Numeração foi utilizada para emissão de nota em outro sistema.
  2. Numeração foi utilizada para emissão de nota no Tiny. (Tente localizá-la).
  3. Numeração foi utilizada para emissão de nota no Tiny e você não a localizou. (Possivelmente foi excluída).
  • Caso tenha ocorrido a situação 1 ou 2, basta alterar a numeração da nota para uma disponível na sua sequência.
  • Caso seja a situação 3, entre em contato conosco para solucionarmos o problema.

Para que seja possível autorizar uma nota, há uma comunicação entre o Tiny e o SEFAZ. Podem ocorrer situações em que o SEFAZ esteja com problemas de disponibilidade e, desta forma, não é possível emitir notas fiscais. Normalmente quando estes problemas ocorrem, um ambiente de contingência é habilitado, para que seja possível continuar a emissão de notas.

Como saber se o SEFAZ está com problemas de disponibilidade?

Acesse Início → Configurações → Aba Vendas → Configuração da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e em "Tipo de ambiente da NFe", clique em "Testar ambiente". Caso seja exibido algum erro, isto pode significar que o SEFAZ de seu estado esteja indisponível.

problema de disponibilidade no SEFAZ

Você também pode consultar a disponibilidade do SEFAZ de seu estado.

O que fazer nestes casos, posso emitir NF-e?

No ambiente de produção, não será possível emitir notas. Por isso, quando o SEFAZ enfrenta estes problemas de disponibilidade, eles habilitam um ambiente de contingência, para que seja possível continuar a emissão de NF-e.

Como saber se o SEFAZ de meu estado esta com o ambiente de contingência ativado?

Você pode consultar se o ambiente de contingência esta ativado no seu estado. Você visualizará uma janela semelhante a imagem abaixo. Basta verificar se seu estado esta presente nesta listagem.

Modo de contingência


Como faço para emitir notas no ambiente de contingência?

Caso este ambiente esteja ativado, para emitir as notas fiscais, entrar em Vendas (a) → Notas Fiscais (b) → Mais ações (c) → Ativar o modo de contingência NFe (d).

Modo de contingência

Para inutilizar um número ou um conjunto de numerações

Acesse "Vendas → Notas Fiscais". Em notas fiscais, clique em "Mais ações → Inutilizar numeração".

  • Adicione Série: Número de série da NFe a ser inutilizada.
  • Informe Número inicial: número da NFe a ser inutilizada (Digite os números SEM os zeros na frente).
  • Informe Número final: número da NFe a ser inutilizada (Digite os números SEM os zeros na frente).
  • Digite a justificativa: é necessario digitar uma justificativa de pelo menos 15 caracteres com o motivo da inutilização da numeração.
  • Clique em "Inutilizar números".

Inutilizar numeracao

Após clicar no botão "Inutilizar números", uma mensagem irá aparecer, "Inutilização de números confirmada", basta clicar em "OK". E os números estarão inutilizados.

Observação:

Caso queira inutilizar apenas um número, informe-o em Número inicial e Número final.

Como consultar as inutilizações de NFe

Para verificar as numerações de NFe inutilizadas através do Tiny, acesse Início (a) → Ferramentas (b) → Inutilizações de NFes (c).

Inutilizar numeracao

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