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Primeiros passos

Em apenas 5 dias você centraliza seus pedidos, notas fiscais, estoque e expedição no Tiny ERP.

Dia 01

Ao acessar o TinyERP, na seção "Preços", escolha o plano desejado. Após isso, clique em "Experimentar agora".

Experimentar agora

A

Para configurar sua loja virtual no Tiny, acesse a configuração de e-commerce, conforme os passos abaixo:

  1. Acesse o módulo de "Vendas".
  2. Configurações.
  3. Seção e-commerce.
  4. Integrações.

Configurar integração

B

Para incluir o seu e-commerce, clique em "Incluir integração" 1.

Cada situação 2 indica:

  • Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
  • Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny. A mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
  • Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
  • Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.

Configurar integração

Observação:

Somente as integrações com a situação "Ativa" serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
C

Agora, no campo "Integração" 1, selecione a sua loja virtual.

Configurar Tarefa

Obtenha mais informações sobre cada integração com e-commerce em integrações

A

No módulo de "Extensões", é possível pesquisar por funcionalidades que vão complementar o seu plano de cadastro no Tiny.

Para acessar este módulo, realize os seguintes passos:

  1. Acesse em "Início".
  2. Módulo de "Extensões do Tiny".

Extensões

B

Para facilitar a busca por extensões, existe a opção de "Pesquisa" 1.

Extensões

C

Ao localizar a extensão que deseja adicionar em sua conta, clique sobre a mesma.

Extensões


A seguir, clique em "Instalar". Após isso, "Confirme a instalação".

Extensões

Obtenha mais informações sobre este módulo em Extensões do Tiny

A

Através da importação de dados, é possível realizar a recepção de produtos, via planilha ou importação dos produtos do e-commerce em sua conta no Tiny.

Para realizar esse processo de importação via planilha, é necessário que faça o download do layout padrão, conforme os passos a seguir:

  1. Acesse o menu "Início".
  2. Ferramentas.
  3. Aba "Importações".
  4. Produtos.

Importar dados


Agora, clique na opção "Download do arquivo de layout". E assim, adicionar os dados conforme cabeçalho da planilha.

Importar dados

O download do arquivo, é disponibilizado em dois formatos: Excel (.xls) ou Texto (.csv). Após escolher o formato, clique em "Download".


As instruções para importar a planilha de produtos em sua conta, estão disponíveis em Importar planilha de produtos

B

Para iniciar o processo de recepção dos produtos do e-commerce, realize os seguintes passos:

  1. Acesse o menu "Cadastros".
  2. Produtos.
  3. Clique em "Receber do e-commerce".

Importar dados

Saiba mais sobre a recepção dos produtos do e-commerce, acessando o tópico "Recepção de produtos do e-commerce no Tiny" na ajuda Integrações.

Dia 02

A

A configuração da nota fiscal é o local que define o ambiente de envio das notas, como demais configurações dos campos da NF-e.

Para realizar essa configurações, acesse:

  1. Menu de "Vendas".
  2. Configurações.
  3. Seção "Notas Fiscais".
  4. Configuração da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

Configurações NFe

B

A seguir, selecione o "Ambiente" 1 e "Layout" 2 de envio das notas fiscais.

Configurações NFe

Obtenha mais informações sobre notas fiscais em Notas Fiscais (NFe)

A

O Certificado Digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a empresa, que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica. Há três tipos de certificados: A1 (Arquivo) e A3 (Cartão ou Token).

Para configurar o seu certificado digital no Tiny, acesse:

  1. Menu de "Vendas".
  2. Configurações.
  3. Seção "Notas Fiscais".
  4. Configuração do Certificado Digital.

Certificado Digital

B

A seguir, selecione o tipo de certificado que deseja configurar.

Certificado Digital

As instruções para configurar os tipos de certificado digital, estão disponíveis em Certificado Digital

A

As naturezas de operação são utilizadas em operações fiscais e definem se a nota emitida recolhe ou não impostos.

Para configurar as naturezas de operação utilizas por sua empresa, siga os passos abaixo:

  1. Menu de "Vendas".
  2. Configurações.
  3. Seção "Notas Fiscais".
  4. Naturezas de operação (Tributação).

Regras fiscais

B

A seguir, clique em "Incluir natureza de operação".

Regras fiscais

C

Agora, será possível configurar a parte tributária da emissão das notas fiscais. Ressaltamos a importância de verificar os tributos configuráveis com sua equipe de contabilidade.

Regras fiscais

Obtenha mais informações sobre o módulo de naturezas de operação em Natureza de operação

A

A emissão da sua primeira Nota Fiscal será realizada em:

  1. Acesse o menu "Vendas".
  2. Notas Fiscais.
  3. Clique em "Incluir nota fiscal".

Emitir nota fiscal

O detalhamento do preenchimento da Nota Fiscal, encontra-se disponível em Passos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica

Dia 03

A

Para receber seus pedidos do e-commerce, é necessário acessar:

  1. Menu de "Vendas".
  2. Pedidos do e-commerce.
  3. Selecione sua loja virtual.
  4. Marque os pedidos.
  5. Receber pedidos.

Receber pedidos

A

A configuração do módulo de expedição facilita a operação de logística da sua empresa.

Realize as configurações acessando:

  1. Menu de "Vendas".
  2. Configurações.
  3. Seção "Expedição e Logística".
  4. Clique em "Configurações da expedição".

Configurar expedição

B

A seguir, são exibidos os campos referentes a configuração da expedição.

Configurar expedição

Obtenha mais informações sobre a configuração da expedição em Como configurar a expedição

A

Configure o serviço dos Correios em sua conta, acessando em:

  1. Menu Vendas.
  2. Configurações.
  3. Seção Expedição e Logística.
  4. Clique em "Formas de Envio".

Correios Sigepweb

B

Agora, clique em "Incluir forma de envio" 1.

Correios Sigepweb

Obtenha mais informações sobre a configuração Sigep Web em Correios Sigep Web

A

A configuração das etiquetas possibilita criar modelos para as dimensões das mesmas, usar um modelo padrão para o conteúdo e também é possível criar uma etiqueta personalizada, ou seja, contendo campos conforme sua necessidade, dentro de uma gama de campos oferecidos.

Configure as etiquetas no Tiny, acessando:

  1. Menu de "Início".
  2. Configurações.
  3. Acesse "Configurações das etiquetas"

Configurar Etiquetas

B

Nas configurações das etiquetas, poderá configurar a impressão para "Transportador" e "Correios".

Configurar Etiquetas

Obtenha mais informações sobre a configuração das etiquetas Configurar Etiquetas

Dia 04

A

A parametrização das finanças, consiste em incluir uma conta bancária. Para configurar a conta bancária da sua empresa no Tiny, acesse:

  1. Menu de "Finanças".
  2. Configurações.
  3. Acesse "Cadastro de Contas Bancárias".

contas bancaria

B

Agora, clique em "Incluir conta bancária".

contas bancaria

C

A seguir, selecione o banco que irá configurar a conta bancária.

contas bancaria

Obtenha mais informações sobre contas bancárias em Contas Bancárias

A

Definir as formas de recebimento, é selecionar e configurar quais serão utilizadas pelas sua empresa. Essa configuração é realizada em:

  1. Finanças.
  2. Configurações.
  3. Acesse "Formas de recebimento".

formas de recebimento

B

Agora, poderá escolher entre "Incluir forma de recebimento" 1, ou editar as "Formas" 2 já cadastradas em sua conta.

formas de recebimento

Obtenha mais informações sobre como incluir e editar formas de recebimento em Formas de recebimento

A

O fluxo de caixa consiste em um relatório para projeção das contas a pagar e a receber, de acordo com a categoria.

A configuração das categorias de receitas e despesas, são realizadas em:

  1. Finanças.
  2. Configurações.
  3. Acesse "Categorias de receita e despesa".

fluxo caixa

B

A seguir, para incluir novas categorias, clique em "Incluir categoria" 1. Ao lado em "Grupos" 2 deve ser utilizado se deseja criar um grupo de categorias.

Abaixo, são listadas as "Categorias" 3 já cadastradas em sua conta.

fluxo caixa

Obtenha mais informações sobre como incluir categorias de receita e despesa em Adicionar categorias de receitas e despesas

Dia 05

A

A importação de notas via "XML" facilita o processo de quem recebe a mercadoria, visto que não é necessário o preenchimento manual das informações no Tiny.

Para importar o "XML" dos fornecedores, acesse:

  1. Menu de "Suprimentos".
  2. Notas de entrada.
  3. Clique em "Importar XML da NFe".

Importar XMl

Ressaltamos que esta função está disponível apenas para empresas que possuem certificado digital A1 configurado no Tiny.

Obtenha mais informações sobre a importação de XML em Importar XML em Notas Fiscais de Entrada

A

A atualização dos preços dos produtos dentro do Tiny pode ser realizada através do relatório de "Preço dos Produtos".

Este relatório encontra-se em:

  1. Cadastros.
  2. Relatórios.
  3. Relatórios de Preço de Produtos.

Atualizar precos

B

A seguir, utilize as opções de "Filtros" 1 pra refinar o relatório. Após isso, clique em "Gerar" 2.

Atualizar precos

Obtenha mais informações sobre a atualização de preços dos produto em Reajustar preço dos produtos

A

O Tiny dispõe do relatório de "Necessidades de compra" que lhe auxilia na identificação dos produtos que estão chegando em seu limite de estoque e necessitam se comprados.

Para ter acesso ao relatório, acesse:

  1. Menu Suprimentos.
  2. Clique na opção "Necessidades de Compra".

Relatorio Necessidades Compra

B

A seguir, utilize as opções de "Filtros" 1 pra refinar o relatório. Após isso, clique em "Gerar" 2.

Necessidades de compra

Obtenha mais informações sobre relatório de "Necessidades de compra" em Relatório de Necessidades de Compra.

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