Ajuda do Tiny | Formação de Preços | Tiny ERP
Fechar
esqueci a minha senha
criar uma conta

Formação de Preços

A formação de preços em notas fiscais de entrada ou ordens de compra tem por objetivo atualizar o custo dos produtos e seu custo médio, bem como gerar o novo valor de venda para os itens.

O custo médio é formado da seguinte forma: Multiplica-se o custo dos produtos antes da compra com o saldo de itens antes da compra e soma-se com a multiplicação entre o custo da compra atual com a quantidade comprada. Ao obter o valor, divide-se pelo saldo de estoque total.

Simplificando:

Formula

Já o preço de custo é composto pela soma do valor unitário de cada item, somado ao imposto de importação, frete, seguro, ICMS ST, IPI e outras despesas, sendo subtraído deste total, o desconto e os valores referentes aos impostos marcados como recuperáveis.

Simplificando:

Formula

Os impostos recuperáveis variam de empresa para empresa e recomendamos que mais informações e orientações sejam obtidas junto à contabilidade de cada empresa. Quando selecionados, os valores passam a ser desconsiderados no custo do produto e, consequentemente, também afetam o valor de venda do mesmo.

Realizar a formação de preços

A

A formação de preços pode ser realizada nos módulos de Notas de Entrada e Ordens de Compra. Para iniciar a formação de preços acesse em:

  1. Suprimentos.
  2. Notas de Entrada ou Ordens de Compra.
  3. Clique no menu de contexto ao lado do número da nota ou ordem de compra.
  4. Formação de Preços.

Formacao de precos

Atenção!

Para realizar a formação de preços pela nota de entrada ou ordem de compra, antes é necessário que tenha lançado "Estoque" da nota ou ordem de compra.
B

A tela inicial da formação de preços, vem por padrão com os campos já marcados, conforme imagem abaixo:

Formacao de precos

C

Para atualização do preço de custo dos produtos, selecione somente a opção "Atualizar o custo dos produtos" 1. Na seção "Impostos Recuperáveis" 2 ao selecionar alguma opção de imposto o valor do "Preço de custo compra ou Preço do custo médio" 3 serão descontados conforme sua tributação.

Na seção "Itens da nota fiscal/Itens da ordem de compra", selecione o item 4 a ser atualizado e para finalizar, clique em "Atualizar preços" 5.

Formacao de precos

Observação:

Referente as opções "Preço de custo da compra" e "Preço de custo médio", ambos os campos serão atualizados para quem utiliza o módulo de DRE.
D

Para atualizar o preço de venda dos produtos, marque apenas a opção "Atualizar o preço de venda dos produtos" 1. Na seção "Impostos Recuperáveis" 2 ao selecionar alguma opção de imposto o valor do "Preço de custo compra ou Preço custo médio" 3 serão descontados conforme sua tributação.

Na aba "Preço de venda", selecione uma das opções 4: "Preço custo da compra" ou "Preço de custo médio". Ao lado, no campo "Markup" 5 informe o valor.

Na seção "Itens da nota fiscal/Itens da ordem de compra", selecione o item 6 a ser atualizado e para finalizar, clique em "Atualizar preços" 7.

Formacao de precos

Grátis por 30 dias em qualquer plano.

experimente agora