Sped Contribuições

O Sped Contribuições (ou Sped Pis/Cofins), trata-se de um arquivo digital que visa a escrituração de documentos fiscais para a Contribuição do PIS\PASEP e da COFINS. Geramos o arquivo seguindo as normas do manual de orientação disponibilizado pelo Sefaz.

Atualmente, o Tiny gera o arquivo contendo informações das receitas e das despesas da empresa. Porém, o sistema não gera os registros de apurações dos impostos de PIS/PASEP e da COFINS, ficando a cargo do contador essa informação.

Quem deverá entregar o Sped Contribuições?

Apenas as empresas do Regime Normal, ou seja, Lucro Real e Lucro Presumido contribuintes do ICMS ou não. Aqui entram as empresas prestadoras de serviço.

Quais são os tipos de regime?

Lucro Real - Não cumulativo

As alíquotas aplicadas a base de cálculo:

  • PIS - 1,65%
  • COFINS - 7,6%

Lucro Presumido - Cumulativo

As alíquotas aplicadas a base de cálculo:

  • PIS - 0,65%
  • COFINS - 3%

Algumas questões sobre o Sped Contribuições:

No Tiny não tem uma opção para geração do arquivo retificador. Será sempre gerado o arquivo original. Então deverá a contabilidade ajustar essa questão diretamente no validador.

Não tem relação com o estoque/inventário.

Passo a passo

1

Acesse o menu Menu → Início → Ferramentas → Aba Exportações → Sped Contribuições.

2

A seguir, deve ser informado o Mês de referência, os demais Campos abaixo, precisam ser configurados conforme informações que podem ser obtidas com a contabilidade.

3

Agora, Informe os dados do contabilista → após, clique em Gerar Arquivo.

4

Por fim, o sistema irá gerar um arquivo ".txt" que deve ser enviado para a contabilidade.

  • Esta exportação só será necessária se a sua contabilidade lhe solicitar. Caso, não houver a solicitação, não necessitará usufruir desta ferramenta.
  • É muito importante que os cadastros de clientes, fornecedores e da empresa, estejam corretamente preenchidos, pois, esses dados irão para o arquivo digital. Caso algum dado necessário para validação não esteja corretamente preenchido, o validador do Sped Fiscal irá apresentar erro.
  • Esse arquivo é gerado em layout padrão, exigido pelo Sefaz, sendo que, é disponibilizado uma ferramenta, do Sefaz, para validação dos dados.
  • Pode acontecer, de a empresa ter que entregar os arquivos de Sped Fiscal e Sped Contribuições, isso vai depender do enquadramento da mesma

Adicione seu e-mail e teste o Tiny 30 dias gratuitamente