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SPED Fiscal

O Sped Fiscal (Escrituração Fiscal Digital - EFD), é um arquivo digital que é constituído da escrituração de documentos fiscais, movimentações, entre outras informações, que se fizerem importantes ao Sefaz estadual e federal.

O arquivo SPED Fiscal gerado pelo Tiny é compatível com o layout do manual disponibilizado pelo Sefaz. Sendo que o mesmo é gerado contendo informações sobre as notas fiscais de entrada e de saída, dados de estoque, além dos registros referente a apuração de ICMS, IPI e Partilha de ICMS.

Cada Estado adota a sua sistemática para incluir a empresa na lista dos obrigados a entregar o Sped Fiscal, caso queira saber se a sua empresa deve entregar a escrituração, você pode verificar, com a contabilidade, a legislação do seu Estado.

Passo a passo

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Acesse o menu Início → Ferramentas → Aba Exportações → SPED Fiscal.

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A seguir, preencher com os dados, conforme necessidade. Escolha o Período de referência para geração do arquivo de Sped Fiscal → Coloque o Indicador de tipo de atividade preponderante → Apontar o perfil de apresentação do arquivo fiscal.

Observações:


  1. Caso, seja necessário gerar os registros do inventário, basta marcar a opção Exportar dados de inventário (Bloco H) → colocar a data para inventário. O registro de inventário, é obrigatoriamente, enviado uma vez por ano. É importante verificar com a sua contabilidade, a data de envio desse registro. A data do inventário deve ser a mesma da data que a empresa fez o balanço do inventário físico que é no final do período fiscal - 31/Dezembro.

  2. Exporta informações referentes as Notas Fiscais interestaduais para consumidor final com partilha de ICMS.

  3. Ao marcar a opção Exportar dados de CTe (Bloco D), os conhecimentos de transporte registrados em Suprimentos → Notas de entrada serão lançados no Sped.

  4. Ao marcar a opção Exportar dados do Bloco K (Beta), são exportados dados com base nas ordens de produção.
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O próximo passo, é preencher os campos na seção Apuração.
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A seguir, preencha os Dados do contabilista → e gere o arquivo, no botão Gerar arquivo.
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Por fim, o sistema irá gerar um arquivo ".txt" que deve ser enviado para a contabilidade.


  • É muito importante que os cadastros de clientes, fornecedores e da empresa estejam corretamente preenchidos, pois, esses dados irão para o arquivo digital. Caso algum dado necessário para validação não esteja corretamente preenchido, o validador do Sped Fiscal irá apresentar erro.
  • Esse arquivo é gerado em layout padrão, exigido pelo Sefaz. O mesmo apresentado no Ato COTEPE 09/08.
  • Caso queira consultar se a sua empresa está na lista as empresas obrigadas a enviar a escrituração, pode realizar a verificação.
  • Pode acontecer, de a empresa ter que entregar os arquivos de Sped Fiscal e Sped Contribuições, isso vai depender do enquadramento da mesma.

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