Devoluções de vendas

O módulo de Devoluções de Vendas facilita a operação de troca e devolução em vendas do e-commerce.
Neste módulo é possível gerenciar todas as devoluções de venda da sua empresa. Emitir nota fiscal de devolução, lançar estoque e solicitar logística reversa. Além de utilizar diferentes formas de devolução do valor do produto como: Em dinheiro no dia, vale-troca e pagamento em crédito agendado.

Se sua venda foi realizada através do PDV, possuímos uma rotina específica para troca e devolução. Veja o artigo Devolução do PDV.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande

Passo a passo

Para iniciar o uso do módulo é necessário instalar a extensão Devoluções de vendas.

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Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

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Na seção Vendas, clique sobre a extensão Devoluções de vendas.

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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

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Acesse Vendas → Pedidos de Vendas.

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Localize a venda que deseja devolver e clique sobre o Menu de contexto e depois, em Devolver produtos.

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Confira os Dados dos clientes e informe a Data da devolução.

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No campo Itens para devolução, apenas habilite a opção Devolução parcial caso a devolução seja de uma parte dos produtos vendidos, neste caso, informe a quantidade de itens a ser devolvida.

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Agora, selecione a Forma de devolução desejada conforme as opções abaixo:

Sem pagamentoNeste caso, não será gerado nenhum crédito ao cliente.
DinheiroQuando o crédito da devolução será entregue em dinheiro para o cliente. O valor referente à devolução será lançado automaticamente no Caixa.
Vale-trocaÉ gerado um vale-troca com um código único e aleatório e que poderá ser disponibilizado para o cliente realizar uma nova compra. Caso a venda tenha sido gerada através de sua loja virtual, você poderá cadastrar um voucher diretamente em sua plataforma, permitindo essa troca diretamente no e-commerce.
Obs: caso o pedido seja criado como troca em sua plataforma, o código utilizado no processo não será importado automaticamente para a venda no Tiny.
Contas a pagarSerá gerada uma conta a pagar com o valor da devolução, para ser baixada em momento posterior.
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No campo Forma de envio (reversa), selecione se o produto foi devolvido pessoalmente ou se a logística reversa dos Correios será disponibilizada para essa devolução. Saiba mais através da ajuda Solicitar logística reversa.

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Caso seja necessário informar alguma observação para a devolução que está sendo realizada, preencha o campo Observações Internas.

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Salve a devolução.

Observação:

Será incluído o marcador devolução no pedido de venda e na nota fiscal da venda de origem.

Acessando o menu Vendas → Devoluções de Venda é possível acompanhar todas as devoluções de venda de sua empresa.

Se for necessário realizar algum ajuste ou rotina através das devoluções lançadas, clique sobre o Menu de contexto presente na devolução desejada e após, na opção que deseja utilizar. Neste caso, você poderá Gerar nota de devolução, Solicitar logística reversa, Lançar contas, Lançar estoque, Compartilhar, Imprimir, Salvar em PDF, Alterar situação, Editar marcadores ou Excluir devolução.

Observação:

Ao lançar as contas da devolução, o Tiny irá validar se a venda de origem foi gerada com algum vendedor vinculado. Caso a mesma tenha gerado comissão para o mesmo, um lançamento de débito será criado a partir do controle de comissões para esse vendedor.

Através dos ícones na coluna Integrações é possível identificar o pedido de venda e a nota fiscal que originou a devolução, se o vale-troca foi lançado, e se o estoque da entrada da mercadoria também já foi lançado. Além disso, é possível checar a nota fiscal de devolução gerada. Caso alguma devolução tenha gerado contas a pagar, também é possível visualizar nesta tela.

Acessando o menu Vendas → Devoluções de Venda, na opção Gerenciar vales-troca você pode gerenciar todos os vales-troca gerados.

Nesta tela você visualiza todos os vales-troca na aba Todos, como também separados pelas abas em aberto e utilizado. Na coluna Integrações é possível identificar a devolução de venda onde o vale-troca foi gerado e o pedido de venda no qual foi utilizado.

Através do Menu de contexto do código do vale-troca, é possível Imprimir o vale-troca novamente ou Excluir o vale-troca definitivamente. Você também poderá incluir um vale-troca manualmente nesta tela, através do botão incluir vale-troca.

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Inicialmente, para utilizar essa rotina, é necessário configurar o usuário para logística reversa dos Correios em sua conta. Para isso, você poderá seguir os passos exibidos na ajuda Logística Reversa.

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Acesse Menu → Vendas → Devoluções de Venda.

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Agora, clique no Menu de contexto presente sobre a devolução que deseja solicitar a logística reversa e após, clique em Solicitar logística reversa.

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Verifique os dados do endereço do remetente e caso seja necessário algum ajuste, clique em Editar dados do remetente.

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Em Forma de envio (reversa), selecione a opção Correios e, no campo Forma de frete (reversa), selecione a forma de frete que será utilizada para tal.

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Caso deseje enviar o código da logística reversa para o remetente, marque a opção Enviar e-mail com o código de logística reversa. Também, se desejar, marque a opção Habilitar envio de SMS pelos correios.

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Por fim, clique em Solicitar.

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Após a conclusão do processo, a devolução que gerou a logística reversa será identificada com um ícone na coluna Integrações.

Depois que a logística reversa já tiver sido solicitada, para acompanhar o andamento da postagem do objeto, clique sobre o Menu de contexto presente sobre a devolução em questão e após, clique em Acompanhar logística reversa.

Na janela que será aberta, será possível visualizar o status da logística reversa, podendo ser: A postagem ainda está pendente, O código de logística reversa expirou, O código de logística reversa foi cancelado, O objeto foi coletado.

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