Contas a Receber

O módulo de contas a receber foi criado com a intenção de gerenciar todos os recebimentos da sua conta Tiny.

O mesmo irá abordar, desde a parte de lançamentos diretamente no módulo, até lançamento de contas pelos pedidos ou notas de venda.

Após efetuar uma baixa de um recebimento, o mesmo estará automaticamente lançado no Caixa. Dessa forma, poderá gerenciar os lances de recebimentos no sistema, de forma eficaz e completa.

Passo a passo

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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Incluir conta a Receber.

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Na aba Dados da conta, insira as informações sobre a conta a receber, inicie informando o Nome. Preencha os dados conta, sendo eles: Vencimento, Valor, Data de emissão, Número do documento, no campo Histórico é possível inserir uma descrição informativa sobre a conta e em Categoria pode-se vincular essa conta a uma categoria.

Informe os Dados de pagamento da conta.

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Ao lado em Competência informe o mês que esta conta refere-se, ou seja, a qual mês ela pertence para a geração do DRE.

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Na aba Anexos, pode-se adicionar um arquivo de até 2 MB.

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Em Marcadores pode-se inserir marcadores de identificação sobre a conta. Veja como configurar marcadores em Configurar marcadores em contas a receber.

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Ao final, salve a sua conta a pagar em Salvar.

Para consultar as contas a receber, utilize as opções de Filtros.

Em aberto é possível localizar os recebimentos que estão pendentes. Emitidas são visualizadas todas as contas realizadas. Recebidas visualizam-se somente as contas que já foram recebidas o devido pagamento. Atrasadas somente serão listadas as contas que se encontram atrasadas.

No filtro por Mês, é possível filtrar por períodos determinados. Em Filtros pode-se consultar as contas filtrando por categorias, portador, marcadores ou pelo histórico informado no momento da inclusão da conta.

Observação:

O marcador indica quando um boleto teve entrada confirmada no banco (através da remessa bancária).
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Para lançar contas do pedido de venda, é necessário que tenha informado a condição de pagamento no preenchimento do pedido.



Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido → Lançar contas.

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Para lançar contas da nota fiscal, é necessário que tenha informado a condição de pagamento no preenchimento da nota.



Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal → Lançar contas.

Informações relacionadas

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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores nas Contas a Receber. Após isso, clique em Incluir Marcador.

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Após configurar, os mesmos poderão ser inseridos no sistema em Menu →Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto → Editar Marcadores.

Observação:

Outra possibilidade de inserir marcadores, é ao acessar Menu → Finanças → Contas a Receber → Incluir Conta a Receber, como também, clicando sobre a conta a receber salva → Aba marcadores.

Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione as contas a receber → Mais e clique sobre Incluir marcadores.

Observação:

Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar os lançamentos com base nos mesmos, usando a opção Filtros que se encontra no menu ao lado direito.
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Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores nas Contas a Receber.


Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de Receita e Despesa.

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Clique em Grupos para incluir o grupo a qual irá pertencer as categorias.

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Acesse em Incluir grupo de categorias e informe a Descrição do grupo.

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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de Receita e Despesa.

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Clique em Incluir categoria e informe a Descrição da categoria.

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Caso queira definir uma categoria padrão, pode-se definir como: Padrão venda, Padrão compra ou Padrão serviço.

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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto e selecione Receber (baixar conta).

Observação:

O sistema permite receber contas em lote. Para isso, acesse Finanças → Contas a Receber → Selecione as contas que deseja receber → Receber.
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A seguir, visualizará os Dados da conta a receber. Confirme o pagamento da conta ao acessar em Receber.

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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto e selecione Receber (baixar conta).

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A seguir, clique em Mais opções.

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Agora, no campo Valor recebido deve-se informar o valor verdadeiramente recebido. Após isso, clique em Receber.

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Na listagem das contas a receber, a conta recebida parcialmente fica sinalizada com a situação Parcial. A conta continua Em aberto assim, poderá posteriormente, efetuar o resto da baixa.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto e selecione Visualizar remessa.

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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto ao lado da conta não recorrente → Excluir conta.

Atenção!

Ao excluir uma conta que já tenha emitido o boleto bancário, é necessário que entre em contato com o banco para realizar o cancelamento do boleto.
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As contas recorrentes poderão ser excluídas ao clicar no botão azul ao lado da conta e selecionar Excluir conta.


Após selecionada esta opção, será exibida uma mensagem na tela para escolher opções de exclusão desta conta recorrente.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto → Cancelar conta.


Outra possibilidade, é o cancelamento em lote das contas a receber para isso, Selecione as contas → Mais e clique em Cancelar contas.

Atenção!

Ao cancelar uma conta que já tenha emitido o boleto bancário, é necessário que entre em contato com o banco para realizar o cancelamento do boleto. Caso precise localizar a conta cancelada, utilize a opção de filtro Situação, buscando pela situação Emitidas.
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Para iniciar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Envio de Documentos.

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Na seção Boletos é possível configurar o assunto padrão e a mensagem do envio do boleto por e-mail.

No campo Assunto padrão para envio dos boletos informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em Mensagem padrão para envio dos boletos insira mensagem que será exibida no corpo do e-mail.

Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.

Em Enviar boletos por e-mail junto com as notas fiscais e os pedidos de venda selecione entre as opções Sim ou Não para anexar o boleto no e-mail de envio das notas e pedidos de venda.

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Ao final, Salve as configurações realizadas.

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Acesse em Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Contas a Receber.

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Agora, no campo Avisar cliente por e-mail sobre boletos em aberto selecione uma das opções de envio: Não enviar, No dia do vencimento ou No dia anterior ao vencimento.

Ao selecionar uma das opções: No dia do vencimento ou No dia anterior ao vencimento, será possível informar o assunto no campo "Assunto utilizado para o envio do e-mail de aviso do boleto e adicionar uma mensagem padrão no campo Mensagem utilizada para o envio do e-mail de aviso do boleto.

Ao final, salve as configurações clicando sobre o botão Salvar.

Atenção!

Para utilizar essa funcionalidade, é necessário que tenha configurado e possua um servidor de e-mail. As informações para configurar o seu servidor de e-mail estão disponíveis na ajuda Configurações do Servidor de E-mail.
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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Selecione o banco → Clique no menu de contexto da conta que deseja imprimir o boleto e selecione Imprimir boleto.

Observação:

Para a linha digitável do boleto ser impressa junto ao boleto, é necessário que acesse em Início → Configurações → Aba Finanças → Configurações gerais → Marque a opção Sim, no campo Exibe histórico e logo na impressão dos boletos.
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Para imprimir boletos selecionados, Marque as contas a receber e clique em Imprimir boleto.

Observações:

  1. Caso tenha boletos de bancos diferentes, por exemplo (Itaú e Santander) não será possível imprimí-los no mesmo lote.
  2. Para boletos sem banco definido, ao selecionar a opção Imprimir boletos o Tiny imprimirá os boletos com o banco definido como padrão para emissão de boletos.
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Para exibir a linha digitável no envio de boletos por e-mail, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais.

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Agora, nos campos Exibe histórico e logo na impressão dos boletos e Enviar linha digitável no histórico é necessário selecionar a opção Sim em ambos.

Observação:

A linha digitável será exibida no campo histórico do boleto.
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Acesse Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto da conta e selecione Compartilhar.

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Para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:

Adicionar e-mail

Observação:

Caso quiser informar instruções no envio de seu boleto, você poderá estar configurando estas em Início → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Envio de Documentos → Boletos.
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Ao selecionar Gerar link compartilhável, será gerado um link para compartilhamento.

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Para enviar por e-mail o boleto, clique em Enviar por e-mail.

Observação:

Para poder compartilhar o pedido via WhatsApp, é necessário realizar a seguinte configuração em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações do Envio de Documentos e selecione a opção Sim no campo Compartilhar documento via Whatsapp.

Acesse Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto da conta que deseja clonar e selecione Clonar conta.

Atenção!

Ressaltamos que, é possível antes de salvar a conta clonada, editá-la. Sendo assim, não necessariamente estas necessitam ser idênticas.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Aba Recebidas → Clique no menu de contexto da conta que deseje estornar e selecione Estornar recebimento.

Observação:

Além dessa opção, em Menu → Finanças → Contas a Receber → Gerenciar recebimentos (ao lado do botão Mais ações) → Selecione qual recebimento deseja estornar → Excluir pagamentos.

Atenção!

As contas que forem estornadas, voltarão para situação que se encontravam anteriormente.

Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Aba Recebidas → Clique no menu de contexto da conta que já possua baixa integral ou parcial e selecione Exibir recebimentos.

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Passos para impressão de Recibo em contas a receber:

  • Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto → Selecione Imprimir recibo.
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Passos para impressão de Duplicata em contas a receber:

  • Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto → Selecione Imprimir duplicata.
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Passos para impressão de Todas as contas a receber:

  • Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber e clique em Imprimir, ao lado do botão Incluir conta a receber.

Observações:

  1. Outra possibilidade de impressão de todas as contas a receber, porém, agrupadas por cliente, poderá ser visualizada em Menu → Finanças → Contas a Receber → Mais ações → Imprimir agrupado por cliente.

  2. Para impressão de contas a receber específicas de um cliente, você poderá estar digitando o Nome do cliente na lupa do filtro → Mais ações → Imprimir agrupado por cliente.

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