Ajuda do Tiny | Cobranças Bancárias | Tiny ERP
Fechar
esqueci a minha senha
criar uma conta

Cobranças Bancárias

O módulo de cobranças bancárias gera as remessas aos principais bancos do país e através da leitura dos seus retornos efetua as baixas das contas a receber de forma automatizada.

Pré-requisitos

Para trabalhar com cobranças bancárias é preciso:

Passo a passo

1
Acesse Início a → Extensões do Tiny b.

Extensoes Tiny

2
Na seção "Financeiro", adicione a extensão "Cobranças Bancárias".

Ext cobrancas

3
Agora, clique em "Instalar" e após isso confirme a instalação da extensão.

Ext cobrancas

Ao acessar Finanças a → Cobranças Bancárias b, pode-se trabalhar com a opção de "Remessas bancárias" e "Retornos bancários" c. Ao lado encontra-se as opções filtros d que pode utilizar para localizar os arquivos.

cobrancas bancarias

1

Acesse Finanças a → Cobranças Bancárias b → Aba Remessas bancárias c → Incluir remessa d

cobrancas bancarias

2

Para incluir uma remessa, você deve escolher o banco desejado a , e serão exibidas as contas a receber com o portador igual ao banco escolhido.

Também é possível trabalhar com contas que não possuam portador vinculado, marcando a opção "Incluir títulos sem portador". Além disso, ao marcar a opção "Incluir títulos cancelados", é possível enviar títulos cancelados no Tiny para serem cancelados no banco.

Após selecionar os títulos desejados para a remessa b, clique em "Salvar" c.

Titulos na remessa

Observação:

Ao marcar a opção "Incluir títulos cancelados" e incluir os títulos cancelados na remessa, na execução do retorno, a informação da confirmação do cancelamento também é importada.
3

O terceiro passo é gerar o arquivo da remessa bancária. Para tanto, após salvar a remessa, clique no menu de contexto ao lado da opção editar e gerar remessa.

Gerar remessa

Atenção!

Para finalizar, você deve acessar o site do banco e inserir este arquivo de remessa gerado, assim suas contas serão registradas.
1

Acesse Finanças a → Cobranças Bancárias b → Aba Retornos bancários c → Ler retorno d.

cobrancas bancarias

2

Selecione o banco a e procure b o arquivo de retorno repassado pelo banco, para realizar as baixas.

Ler retorno


Em mais opções, é possível configurar parâmetros referentes as baixas das contas.

Ler retorno

1

Acesse Finanças a → Cobranças Bancárias b → Aba Remessas c → Incluir remessa d.

Boletos PagarMe

2

A seguir, no campo "Banco ou gateway" a selecione "Pagar.me". Na seção "Títulos da remessa" b marque os títulos a serem enviado ao Pagar.me, ao final salve a remessa no botão "Salvar" c.

Boletos PagarMe

3

Para enviar os boletos ao Pagar.me, acesse o menu de contexto ao lado do botão "Editar" e clique em "Enviar boletos para o gateway".

Boletos PagarMe

Outra opção de envio encontra-se na listagem das remessas, acessando Finanças a → Cobranças Bancárias b → Clique no menu de contexto da remessa → Enviar boletos para o gateway c.

Boletos PagarMe

Informações relacionadas

1

Acesse Finanças a → Cobranças Bancárias b → Aba Remessas c Clique no menu de contexto ao lado da remessa salva → Selecione "Enviar boletos por e-mail" d.

Envio de boletos por e-mail

2

A seguir, ao marcar a opção "Enviar apenas boletos registrados" será enviado apenas os boletos já registrados no banco. As contas "taxadas"(riscadas) não serão enviadas.

Cobranca registrada

Acesse Finanças a → Cobranças Bancárias b → Aba Remessas bancárias c → Clique no menu de contexto ao lado da remessa salva → Selecione "Imprimir boletos" d.

Imprimir boleto

Acesse Finanças a → Cobranças Bancárias b → Aba Remessas bancárias c → Selecione qual remessa deseja excluir d → Clique em "Excluir remessas" e.

Excluir remessa

Atenção!

Lembrando que, após excluir uma remessa bancária, os boletos que eram pertencentes a esta, poderão ser incluídos em uma nova remessa se assim desejar.
1

Acesse Finanças a → Configurações b → Aba Finanças c → Configurações Gerais d.

Configurações retorno

2

Na seção "Retorno Bancário", pode se configurar os seguintes campos:

Configurações retorno

Categoria padrão de lançamento das liquidações do retornoDefina uma categoria como padrão para o lançamento de liquidações do retorno.
Lançar tarifas no caixaAo marcar a opção "Lançar tarifas no caixa", será possível no campo abaixo selecionar uma categoria para o lançamento das tarifas no caixa.
Marcar como cancelados os títulos baixados no bancoAo selecionar a opção "Sim", quando efetuada uma instrução de baixa no sistema do banco, a conta a receber vinculada será automaticamente marcada como cancelada ao processar o arquivo de retorno.
3

Ao final, salve as configurações realizadas.

Configurações retorno

Acesse Finanças a → Cobranças Bancárias b → Aba Retornos bancários c → Selecione os retornos que deseja excluir d → Clique "Excluir retornos" e.

Excluir retorno

Atenção!

Lembrando que após a exclusão de um retorno, as contas que foram efetuadas as devidas baixas por este retorno, não são estornadas. É necessário estornar estas em Finanças → Contas a Receber. Veja como estornar recebimentos.

Grátis por 30 dias em qualquer plano.

experimente agora